EMP: Dicas de filmes sobre empreendedorismo – Parte II

AUTOR: M.ICHI
22/10/2019


Olá caros leitores do Blog E.L.A.N.E, tudo bem com vocês?

Curtiram o último artigo sobre as dicas de filmes? Conseguiram tirar algumas conclusões sobre sucessos, fracassos e determinações? Espero que sim; pois nessa continuação, vocês verão o quanto é desafiador continuar a obter sucessos nos negócios.

Nessa segunda parte sobre filmes, vocês continuarão a aprender e refletir sobre o quanto empreender é desafiador para alcançar o sucesso, inclusive nos motivando sempre, a sair da zona de conforto.

É sempre bom conhecer essas histórias, nos faz enxergar os possíveis erros praticados em nossos negócios, nos auxiliando em melhorar a própria gestão na empresa.
Então vamos aos filmes…:

Pequena Miss Sunshine.


A história gira em torno de uma família composta por mãe, pai, irmão, avô e tio, que passam três dias viajando em uma Kombi velha para realizar o sonho da pequena Olive (Abigail Breslin): participar de um concurso de beleza para meninas pré-adolescentes. O filme, apesar da narrativa peculiar, traz questões como, saber lutar pelo sucesso, aprender a lidar com o fracasso, ter objetivos bem definidos, enfrentar desafios, crescer em meio às crises, entre outras lições.

A Grande Virada.


A Grande Virada retrata a vida de três homens que foram demitidos de seus empregos durante a crise econômica de 2008. A trama aborda questões como demissão em massa, consequências do desemprego, entre outros fatores comuns no meio corporativo. Assunto mais do que atual para o Brasil e o mundo, mais um tema para reflexão e mudança de comportamento.

Estrelas Além do Tempo.


O filme conta a história verídica de Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson, três mulheres afrodescendentes que trabalharam na NASA nos anos 60 e têm que lidar diariamente com o preconceito para crescer hierarquicamente em seus trabalhos. A trama é um verdadeiro ensinamento sobre quebra de barreiras e empoderamento feminino.

O Diabo Veste Prada.


Andy (Anne Hathaway), é uma jovem que acaba de conseguir o emprego dos sonhos de qualquer jornalista: ser assistente da editora de uma das revistas de moda mais prestigiadas do planeta, a RUNWAY. A grande questão é que Miranda Priestly (Meryl Streep) é uma editora com péssimas habilidades de liderança e torna a vida de Andy um verdadeiro pesadelo. O filme traz reflexões sobre posicionamento do líder, proatividade, clima organizacional, foco, objetivos profissionais estilos de liderança e entrega de resultados.

A Rede Social.


Mark Zuckerberg é o fundador/criador do Facebook. O filme retrata a trajetória do empreendedor, desde seus anos na Universidade de Harvard, a concepção da ideia da rede social, até a atualidade, com a consolidação da ferramenta, que tornou Zuckerberg um dos mais jovens bilionários do planeta. O filme é uma ótima pedida para quem deseja saber mais sobre criação de ideias, conflitos, escolha de sócios, inspirações, busca por investidores e outras questões dentro do empreendedorismo.

Walt antes do Mickey.


O filme conta a história de Walt Disney antes da criação do seu personagem de maior sucesso, o Mickey mouse. O enredo traz à tona, que a criatividade do desenhista se manifestava já na infância, mas que foi preciso; além disso, garra, dedicação, superação de limites e paixão, para que ele conseguisse realizar seus sonhos e se tornasse o sucesso que conhecemos nos dias atuais.

Joy: O Nome do Sucesso.


O filme narra a história real de Joy Mangano (Jennifer Lawrence), uma mãe solteira que em 1990, criou o “Magic Mop”, um esfregão que foi sucesso de vendas nos Estados Unidos e a transformou em uma das maiores empreendedoras do país.
A trama aborda questões, como a luta quando existe necessidade, motivação e trabalho com familiares. Demonstra vários fatores críticos de sucesso em negócios. Criatividade, perseverança, senso de oportunidade, detalhismo, iniciativa, auto sacrifício, atenção a legislação, suporte familiar e social. Mostra também um ambiente típico que faz do capitalismo um sucesso: liberdade para empreender, fé no empreendedorismo.

Um Senhor Estagiário.


Bem Whitaker (Robert De Niro), um senhor de 70 anos, aposentado e viúvo, topa participar de um projeto de contratação de idosos como estagiários em um startup que acaba de explodir na internet. Na trama, ele lida com a atarefada Jules Ostin (Anne Hathaway), fundadora da empresa que no começo, não sente confiança no trabalho do aposentado. O filme gera reflexões sobre importância da experiência e o lado humano no mundo dos negócios, além de exigências de grandes cargos, choque de gerações dentro das empresas e o mercado tecnológico atual.

Então pessoal, gostaram dessas dicas? Espero que sim, pois no próximo artigo (e último) continuarei a trazer mais sugestões de filmes, com paralelo sobre empreendedorismo para mais reflexiões.
Até lá e um grande abraço a Todos!

Fontes:
- Google/julho/agosto – Filmes que todo empreendedor deveria ver.
                                    - Blog do Grupo E.L.A.N.E - https://www.bloggrupoelane.com/
Fonte: Google/06/10/19.
Empreendedores de Alto Impacto

Diferença entre empreender e abrir um negócio.

O CONHECIMENTO É IMPORTANTE PARA EMPREENDER? SIM OU NÃO?

Petrovitz maio 03, 2019

FILMES QUE NOS FAZEM PENSAR: 5 FILMES DO UNIVERSO MARVEL


Comentários

  1. Achei razoável esse artigo, a pessoa que escreveu devia estar com sono. Os filmes em si são ótimos, mas a redação esta massiva... Já vi artigos nesse blog bem melhores. Certeza que o redator não entende muito de filmes, só assiste aquilo que o convêm. Desculpa mas é minha opinião e o senhor Edson me indicou esse blog na sua aula do Sebrae, mas aconselho ele informar a esse redator a partir pra outros assuntos e deixar esse tipo de assunto para quem intende. Desculpa a sinceridade. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eai Renato tranquilo ? Bom vamos repassar seu feedback e procurar melhorar cada vez mais nossos conteúdos ... Obrigado pela participação e por nos acompanhar, Abraços...

      Excluir
  2. Pessoal, é serio que teve a parte 2? a um deu tanto ibope pra ter a 2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eai Marcio blz? Olha deu bastante retorno em Vizualizações hahaha ... Obrigado pela Participação e até a proxima!!!

      Excluir
  3. Gostei do artigo, parabéns. Se me deixar opinar, acho que deveriam deixar outro redator falar sobre filmes, e o autor m.ichi só para assuntos de empresas. Não me passou carisma nenhum lendo, porem gostei. Nota de 1 a 10, seria um 5, passou de ano houheouheouheouh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline, pode deixar que seu feedback será de muita utilidade para nós... Obrigado por nos acompanhar e por participar, Abraços e até a proxima!!

      Excluir
  4. Gostei muito do artigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eai Michel, tudo bem ? Poxa cara muito obrigado pelo seu feedback... Abraços e até a proxima !!!

      Excluir

Postar um comentário

E ai o que você esta achando?

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS