EMP: O CONHECIMENTO É IMPORTANTE PARA EMPREENDER? SIM OU NÃO?

AUTOR: M.ICHI.
02/05/2019




Olá caros empreendedores do Blog do Grupo E.L.A.N.E, tudo bem com vocês? E aí pessoal? Os assuntos postados são interessantes? Tem ajudado a vocês adquirirem mais conhecimentos? 
Espero que sim; pois nesse artigo reforçarei a importância da busca constante de conhecimentos para o empreendedorismo e por que não, para toda nossa vida!
E sabem o porquê disso? Para que vocês não cometam erros ao abrirem suas empresas, no caso o M.E.I(Microempreendedor Individual) e depois fracassarem em seus negócios; ou seja, deixarem se enganar por informações incorretas ou as tais das “fake News”.
Abrir um negócio, exige-se conhecimentos mínimos necessários sobre direitos e obrigações a cumprirem, possuir esses conhecimentos básicos sobre legislações para abrir uma empresa é o caminho certo para o sucesso do seu negócio, mesmo que seja uma pequena empresa como o M.E.I. 

Hoje pela facilidade de se abrir esse tipo de empresa pela internet, tenho observado que muita gente acaba se “aventurando” em se formalizar como um M.E.I, sem ter todo o conhecimento básico necessário das Leis e depois não sabem o que fazer quando surgem dúvidas sobre a empresa aberta (Lei de zoneamento, quem podem ser M.E.I, quanto posso faturar por mês/ano,  o CCM da prefeitura/Capital/SP, direitos previdenciários, declaração anual de receitas de vendas/DASN-SIMEI, pagamentos de tributos/DAS, parcelamentos de tributos em atrasos, como emitir notas fiscais, para quem devo emitir as notas fiscais, recolho ou não imposto da pessoa física e da empresa e outros).
E o procedimento que sai sem custo para você abrir, acaba tendo que gastar com profissionais que entendem sobre o assunto para regularizar os erros que você cometeu. Até por que, de ano para ano, há alterações ou complementações na legislação que rege as obrigações do M.E.I.
Atenção também para as pessoas e empresas, que se dizem especialistas no assunto, mas acabam lhe orientando de forma incorreta para a abertura da empresa M.E.I, que por falta de outros conhecimentos legais, passam informações incorretas, prejudicando o seu negócio.
Gente! Com a facilidade da internet e celulares, você pode acessar as informações pelo site sobre o assunto ou principalmente os que foram criados pelo governo e prefeituras, para facilitar sua abertura com as informações básicas, porém importantes para lhe auxiliar nas buscas desses conhecimentos legislativos. 
Mas aonde posso buscar esses conhecimentos então? Vamos a elas:

-   Portal do Empreendedor - MEI    www.portaldoempreendedor.gov.br  Esse é o portal oficial que foi criado pelo Governo Federal, para que você possa pesquisar, esclarecer todas as suas dúvidas, é válido para todo o território nacional e serve também para você abrir a sua empresa.

Porém há o portal das prefeituras do município em que você reside, que também deve ser pesquisado devido as legislações municipais, antes de você abrir o seu M.E.I. Ela é de extrema importância; pois são os municípios que definem quais atividades podem ser M.E.I, devido a outras exigências municipais e aqui, estou me referindo ao município de São Paulo/Capital (de acordo com o município que você mora, deve procurar a sua prefeitura). 

Veja a seguir:
-   MEI | Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.   www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/trabalho/mei
Empreendedores, esses são os caminhos para quem busca os conhecimentos para se formalizarem sem preocupações e aborrecimentos sobre o M.E.I. Pessoal, hoje ficamos por aqui e espero ter contribuído para ampliar os conhecimentos que vocês necessitam sobre empreendedorismos.
Até o próximo artigo......que também trará conhecimentos sobre declaração do anual do M.E.I. Não deixem de nos acompanhar......

Um grande abraço a todos vocês! 


Fontes:
-   Google;













Comentários

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS