EMP: Diferença entre empreender e abrir um negócio.

Autor: Eddie
16/05/2019


Olá caros leitores e empreendedores, vocês sabem dizer a diferença em Empreender e Abrir um Negócio?

Vamos a explicação, um empreendedor não abre uma empresa porque está desempregado e precisa encontrar uma maneira de fazer dinheiro. Esse geralmente é o comportamento típico de quem simplesmente abre um negócio. Bem diferente disso, um empreendedor abre uma empresa porque enxerga uma oportunidade e investe nela. Inclusive, é muito comum que empreendedores abram mão de empregos estáveis e bem remunerados para investirem nas ideias em que acreditam.

É natural que as pessoas tenham medo de fazer investimentos em momentos de instabilidade econômica, tais como o que estamos vivendo em nosso país (já algum tempo).

Mas, contrariando essa lógica, crises econômicas podem trazer boas oportunidades para os empreendedores.


Pensem que as empresas, principalmente startups de tecnologia, geralmente surgem apresentando soluções para problemas. Problema é o que mais se vê em momentos de crise, portanto, empresas que oferecem novas soluções em tempos de crise ainda ajudam a reverter o quadro de instabilidades do país.


A crise geralmente atinge os setores mais tradicionais da economia, o que acaba gerando um aumento considerável no percentual da taxa de desemprego. Em contrapartida, a insegurança que isso gera acaba fazendo com que a população se mexa, busque soluções mais criativas para superar as dificuldades e, consequentemente, abra sua mente para adotar comportamentos novos e soluções alternativas. E isso é excelente no sentido de abrir espaço para os empreendedores que apresentam soluções não convencionais. O lado bom de se empreender nos momentos de crise é que, além de se contribuir para a geração de empregos, o empreendedorismo motiva o comportamento criativo da população.

Em um cenário onde existe uma comunidade empreendedora forte, as pessoas são mais motivadas a acreditarem em novas soluções. Para o Brasil, isso é particularmente bom porque ajuda a desmistificar o tabu que ainda existe em torno do risco de se empreender.

Portanto, pessoas não tenham medo! Se você tem um perfil empreendedor, uma ideia inovadora, ela apresenta algum tipo de solução, e você tem motivos para acreditar que trará benefícios para a sociedade, NÃO HESITE EMPREENDA!

Quando começar a ter um mindset mais focado em resolver problemas e investir em soluções ao invés de só seguir tendências de modelos de negócio teremos um ótimo potencial!


DICIONARIO

Startup: é uma empresa jovem com um modelo de negócios repetível e escalável, em um cenário de incertezas e soluções a serem desenvolvidas. Embora não se limite apenas a negócios digitais, um startup necessita de inovação para não ser considerada uma empresa de modelo tradicional.

Mindsetresultado da maneira como encaramos a vida, que é o que se chama de mindset – a atitude ou configuração mental. A palavra Mindset significa “modelo mental”, ou seja, a maneira de uma pessoa pensar. É configuração dos seus pensamentos.

Comentários

  1. Ae até que enfim kkkkk parabens Léo, artigo otimamente elaborado e muito conclusivo. Ve se aparece semana q vem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E ai o que você esta achando?

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS