EMP: Empreendedores de Alto Impacto

Autor: Eddie
20/05/2019



Olá meus caros leitores, hoje me ocorreu um pensamento conversando com um de nossos colegas do Grupo ELANE, será que hoje em dia está difícil ser um EMPREENDEDOR DE ALTO IMPACTO? Mas Eddie o que é Empreendedores de alto impacto?

São aqueles cujas empresas têm alta escalabilidade, ou seja, existem e crescem à velocidade da luz, com ou sem grandes investimentos em estrutura e mão de obra especializada. Com isto, a fabricação e a comercialização dos produtos ou serviços por elas oferecidos têm bons preços para a clientela e atraem mais facilmente os mais variados tipos de investidores. Como se sabe, ao contrário do que acontece com as empresas escaláveis, empreendimentos que necessitam de altos custos para sobreviver e apresentam crescimento lento.

Portanto, as empresas escaláveis prosperam sem grandes investimentos e dispêndios.


Quais são os graus de escalabilidade de um negócio?

Empreendimento pouco escalável - é aquele cujo produto ou serviço necessita ser vendido, produzido e depois entregue de maneira customizada para cada cliente. Seus funcionários devem ser altamente treinados. Um bom exemplo de negócio pouco escalável é uma empresa que presta consultoria aos clientes.

Empreendimento mais ou menos escaláveis – o que determina a capacidade de escala da empresa é a quantidade de horas de funcionários necessárias para a execução das etapas de venda, produção e entrega, além do custo para o treinamento de funcionários.

Empreendimento escalável – possui atividades automatizadas. É o caso de um e-commerce, que necessita de apenas um site para acontecer. Nesse tipo de negócio, os produtos industrializados e a logística são de responsabilidade de fornecedores.

Mas Eddie, todo negócio não já nasce escalável?

Não todos, mas é possível ter um bom lucro desde que se consiga padronizar as atividades da empresa, por meio de processos simplificados, buscando um modelo replicável. Dessa forma, o serviço se torna mais previsível e confiável, reduzindo, inclusive, a necessidade de mão de obra especializada.

Falando nisso qual é o seu tipo de empreendimento? É escalável? Precisa de ajuda para melhorar e maximizar seu empreendimento? Nos conte, entre em contato conosco e quem sabe poderemos ajudar seu empreendimento.




Comentários

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS