EMP: Cidadania x Comportamento no Trabalho !




05/01/2019
Autor: M. Ichi.




CIDADANIA: O QUE ISSO TEM EM COMUM COM O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL NO AMBIENTE DE TRABALHO.

Olá caros internautas! Tudo bem com vocês?

Hoje vamos falar da importância de cultivarmos a cidadania, de preservarmos e “cobrarmos” isso de nossos pares humanos, para mantermos a sociedade em equilíbrio e educada como em países desenvolvidos. Isto porque, também levamos para as organizações aonde vamos trabalhar, um pouco dessa cidadania e de como devemos ter um comportamento civilizado nesse sistema organizacional e/ou ambiente de trabalho.

Como já disse em um de meus artigos, a cidadania nada mais é do que:

- O exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição do país.

Na cidadania, está implícita que os direitos e deveres estão interligados, e o respeito e cumprimentos de ambos, contribuem para uma sociedade mais equilibrada e justa e por que não, mais educada e desenvolvida?

Afinal, isso faz parte da base educacional de qualquer país que queira crescer e se desenvolver, assim como nas organizações das empresas em que vamos trabalhar. Na verdade, para entendermos o comportamento organizacional no ambiente de trabalho, devemos entender o que é cidadania, pois vejo que ambos estão intimamente ligados, pois a cidadania é a base da educação, com respeitos as Leis e aos próximos; assim como devemos respeitar, entender e praticar nas empresas as suas culturas e respeito à essa estrutura organizacional, que é baseada nas atitudes, crenças, valores e objetivos de cada uma delas.



Pessoal, podemos entender que esses dois conceitos além de se interligarem, afetam diretamente o bem-estar e estilo de vida dos funcionários e seus familiares, das pessoas que têm alguma relação com essas empresas, assim como os clientes e os terceirizados.

Podemos entender que todo esse processo de relacionamento e influência está diretamente impactada através dos comportamentos desse capital que é humano, que inserido na sociedade, também influencia no comportamento destes e tudo tem em haver também com a cidadania. Elas se misturam, ou seja, levamos para dentro da empresa a cidadania; assim como também levamos a cultura do comportamento organizacional do ambiente de trabalho da empresa para a sociedade; ou seja, ética, respeito e educação.

Mas afinal, o que é um Comportamento Organizacional?

É um conjunto de comportamentos e atitudes praticadas por todos que compõem a estrutura de uma empresa, sejam os funcionários em geral, toda a diretoria e seu Presidente e o impacto que tais condutas e costumes têm sobre o andamento e desenvolvimento dessa organização, são enormes.

Por essa razão, esse comportamento organizacional influencia todo o clima da corporação e pauta quais são as visões e impressões que as pessoas ligadas a ela possuem desse local de trabalho em questão, tomando por base o respeito ao próximo, a hierarquia e as normas descritas pela mesma; ou seja, é uma prática de “cidadania corporativa”.

Pessoal, é isso que tenho para comentar com vocês hoje, afinal o ano já começou e muitas coisas precisam acontecer para que tenhamos um país melhor e organizado. Vamos então praticar essas cidadanias; seja na esfera civil ou nas organizações, para que tenhamos uma melhora coletiva em nosso país?

Por hoje, ficamos por aqui e até o próximo artigo.......!


Comentários

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS