FILMES;/SERIES: Resenha sobre o Filme - Encantada

Encantada


Querido leitor,

Com tantas opções de plataformas, séries e filmes, devido á pandemia estamos procurando cada vez mais refúgio nos mesmos. Mas será que você é um ser crítico? Normalmente faz uma reflexão sobre a mensagem do filme, série ou documentário?

Nosso filme escolhido para essa semana, foi um clássico da Disney de 2007, cujo sucesso chamou a atenção do público adulto também.

Encantada ( Enchanted), reúne contos como Cinderela, Branca de Neve, a Bela adormecida, entre outros, em um só filme.

Princesa Giselle vive em um mundo encantado, perfeito, chamado Andalasia, e claro, ela está á espera do seu príncipe encantado. Seu príncipe encantado é o Edward, que a salva de um ogro gigante e se apaixonam perdidamente e rapidamente também. Logo decidem se casar. Sua madrasta, a rainha Narissa, não contente em perder seu trono, cria um plano para banir Giselle.

Então, no dia do casamento, a rainha transformada em uma senhora doce e  solícita, atraiu a atenção de Giselle e a empurrou dentro de um poço. Giselle então sai do seu mundo encantado, e acaba aparecendo em Manhattan, Nova Iorque.

Como sempre educada, dócil e sensível, Giselle sentia se perdida e apavorada com a falta de atenção e empatia das pessoas. Mas também! Vestida como uma princesa e gritando pelo seu príncipe para resgatá-la, todos achavam que ela era uma pobre mulher descompensada.



Após um dia exaustivo, a noite cai e com ela uma chuva forte. Giselle se depara com um outdoor em formato de castelo, inocente como era, começou a gritar "tem alguém aí que poderia me ajudar por favor?"

Como um milagre, Morgan, uma menina linda que amava e acreditava em contos de fada estava em um taxi com seu pai Robert, um advogado renomado, que fora abandonado por sua esposa, mãe da Morgan, e jamais encorajava sua filha à acreditar em tais contos. Pelo contrário, a criava para ser uma mulher forte e racional.

Passando pelo outdoor, Morgan viu Giselle "conversando" com o mesmo e disse a seu pai para parar o carro, pois havia uma princesa na chuva e precisando de ajuda. O motorista parou, e Morgan saltou do carro em direção a  princesa. Seu pai desesperado, a seguiu e ao mesmo tempo achava aquilo muito estranho.

Morgan ofereceu ajuda a princesa, que a agradeceu e de repente se desiquilibrou  e caíra  nos braços de Robert. Ela insistia com seu pai para ajudar a pobre princesa, mas seu pai relutava por se tratar de uma moça que aparentemente estava louca, e ainda era uma estranha. Vendo as boas intenções e preocupações da Morgan, Robert aceitou levar Giselle para sua casa, mas apenas por uma noite.

Em  agradecimento, no dia seguinte Giselle havia preparado um delicioso café da manhã, e surpreendeu a todos com um belo vestido feito por ela, usando as cortinas. Mas e o príncipe Edward? 

Assim que soube que sua amada princesa fora banida para este mundo, não pensou duas vezes e veio em busca dela. Como a madrasta sabia que isso poderia acontecer, mandou seu servo Nathanael(cujo amor por ela era maior do que tudo), acompanhar o príncipe e se certificar que ele nunca a encontraria. O que ela não contava, era que o melhor amigo da Giselle, Pipi seu esquilo, também participaria dessa aventura.





Robert era noivo de Nancy há muitos anos, mas Giselle não entendia o  porquê ele não havia se casado com ela ainda. Por outro lado, Robert também não conseguia entender como Giselle estava apaixonada por um homem que conhecera há dois dias, e ainda casaria com ele. 

Nancy estava com ciúmes de Giselle, mas como Robert havia dito a ela que apenas gostaria de ajuda-la, então decidiu acreditar em seu noivo. Com o passar dos dias, Robert e Giselle foram se conhecendo melhor e passavam bons momentos juntos ao lado de Morgan.

Enquanto isso, o príncipe Edward não desistia de procurar por sua princesa, embora tinha sido despistado por Nathanael várias vezes. Pipi sofria tentando fazer com que o príncipe soubesse da deslealdade de seu servo, mas o pobre esquilo não falava neste mundo, como falava em Andalasia.



Giselle acreditava em amor verdadeiro e duradouro,  e que os sonhos se tornavam realidade. Robert como havia sofrido no passado, preferira se proteger de tais expectativas.

Cheia de alegria, bondade e esperança, Giselle ia ganhando o coração do racional, coerente e descrente Robert.

Mesmo com suas tentativas para atrapalhar o príncipe, Nathanael fracassou, e graças a Pipi que havia encontrado Giselle em uma pizzaria onde ele causara muita confusão. Isso fez com que o príncipe visse sua amada " na caixa mágica", ou seja,  na TV narrando a confusão.

Finalmente Edward havia encontrado sua princesa no apartamento de Robert, e por um minuto o príncipe achara que sua princesa havia sido sequestrada. Com sua espada em mãos, prestes a matar Robert, Giselle prontamente se colocou na frente dele e disse a Edward que Robert e Morgan eram seus amigos, e que eles haviam a ajudado muito.



Como em Andalasia, Giselle e Edward cantavam e um completava a canção do outro. Mas dessa vez foi diferente, Giselle não cantara com seu príncipe como antes. Após agradece-los, Edward estava disposto a voltar á Andalasia com sua princesa, então se despediram de Morgan e Robert. Foi uma despedida muito emocionante, mas Robert e Giselle prometeram que não seria uma despedida "para sempre", como no mundo de contos de fada.

Uma vez com seu príncipe, Giselle elaborou um encontro formal, onde ela gostaria de ir á um baile, e conversar sobre coisas que ambos gostavam e não gostavam. Mais uma vez ela se lembrou de Robert, que a ensinara a importância de conhecer seu pretendente.

Morgan estava arrasada, mas voltou a sorrir quando Giselle aparecera em seu apartamento precisando de uma fada madrinha para deixa-la linda para o baile. Morgan não tinha uma varinha de condão, mas tinha algo que poderia ajuda-las, o cartão de crédito do Robert.



A rainha Narissa quando soube que seu enteado e Giselle estavam juntos ficou furiosa, e descarregou toda sua fúria em Nathanael, dizendo que ele era um inútil e jamais poderia amar um homem igual a ele. Então, ela mesma cuidaria disso.

No dia do baile, Nancy não entendeu porque Giselle havia aparecido, já que tinha encontrado seu príncipe encantado e não precisava mais da ajuda de Robert. Ambos os casais se cumprimentaram, e a valsa começou a tocar. Em um certo momento, o anfitrião pediu que os casais trocassem seu pares para a dançarem a " valsa da rainha". Esse com certeza foi um dos momentos mais emocionantes do filme. Giselle e Robert sentiam o quanto se amavam, mas não poderiam ficar juntos, uma vez que estavam comprometidos. No final da valsa, Giselle entregou seu amado a sua noiva, e juntou se a Edward.

Triste, mas não querendo expor esse sentimento, Giselle estava em um canto esperando por Edward, que havia ido buscar seu casaco, quando de repente, a doce e solícita velhinha apareceu.

Giselle estava com raiva dizendo que por culpa dela, ela havia caído naquele mundo triste e cruel. A velhinha se desculpava e dizia que consertaria todo aquele mal entendido, ela só precisaria dar apenas uma mordida em uma suculenta maçã, e todos os problemas e pessoas que ela havia conhecido, desapareceriam.



Giselle então, sabendo que não ficaria com seu amor verdadeiro, mordeu a maçã e caiu em um sono profundo.

Todos começaram a pedir por socorro, pois não entendiam como aquela moça havia desmaiado. Logo em seguida, Nathanael vendo o príncipe desesperado, decidiu desmascarar Narissa, dizendo que a bruxa lhe dera uma maçã envenenada, e que tudo aquilo havia acontecido porque ela não queria perder o seu trono.

Giselle ficaria viva até meia noite, a não ser que o beijo do amor verdadeiro a salvasse. O príncipe Edward até que tentou, mas no fundo ele sabia que perdera seu amor para Robert. Então, encarecidamente pediu a ele que a salvasse.

Nancy mesmo chateada, também permitiu que Robert o fizesse.

Giselle acordou para a ira da rainha que sequestra Robert. A princesa corajosa vai em busca do seu amor e o salva, derrotando a rainha.


Príncipe Edward vendo Nancy triste, tenta consolá-la, e por obra do destino, o sapatinho que Giselle deixara para trás, fora encontrado por ele que não resistiu e calçara Nancy que perfeitamente coube. Edward realmente não chegou sozinho em Andalasia, mas sim com sua futura esposa.



Giselle e Robert formaram uma linda família. Giselle segue acreditando que os sonhos podem se realizar, e que todos vivem felizes para sempre. Mas será mesmo que todos vivem  felizes para sempre???

Essa resposta, o público espera ansiosamente em " Desencantada", onde Giselle após dez anos com seu amor verdadeiro, se indaga sobre o que seria "felizes para sempre". 

Ansiosos?????




Reflexão sobre o filme:

Para as crianças, o filme seria mais uma história de contos de fadas, mas e para os adultos?

A resposta é simples,  uma junção de situações que todos nós enfrentamos ou enfrentaremos.

Avaliando os personagens, quem você é, ou quem você gostaria de ser?

Rainha Narissa....Muitas pessoas são comparadas a rainha por serem vaidosas, achando que tudo podem e conquistarão com sua beleza. São egoístas e passam por cima de qualquer um pelo seu bem estar. 

Nathanael..... Vítima de um amor que não é recíproco, não tem alto estima e cede ao abuso psicológico. 

Nancy e Edward....Viviam no comodismo!! O tempo passa, nada muda e se conformavam com seus relacionamentos, pelo simples fato de ter a companhia de alguém. 

Pipi....Amigo de todas as horas. Não mediu esforços para ver sua amiga bem e feliz.

Morgan....A inocência e crença de uma criança,  que mesmo nos momentos difíceis de sua vida, não perdeu a esperança. 

Giselle e Robert....Se arriscaram a viver um amor, embora seus mundos , preceitos e convicções fossem tão diferentes.

Cada um de nós pode se encaixar em um desses personagens, mas cabe a cada um mudar o que deve ser mudado. Então, seja feliz!!!!

Quem disse que não podemos deixar o mundo real e irmos ao mundo dos contos de fadas???

Seja esperançoso (a) como Giselle, mas também seja perspicaz como Robert.

Não se deixe levar como Nathanael, que foi corajoso o bastante para se livrar de sua dependência emocional. Faça acontecer como Nancy e Edward, e saia da zona de conforto e arrisque se mais.

Se espelhe em Pipi, e seja sempre o melhor amigo para alguém.

 By: Andreia Souza

_________________________________________________________________

Facebook: Grupo ELANE
Instagram: @GrupoELANE
Blog: Blog Grupo ELANE
Youtube: Grupo ELANE


Comentários

  1. Sera que esse ano sai o 2? Quero muito ver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As filmagens de Desencantada devem começar em breve, mas ainda não ganhou data de estreia no Disney+. Espero ansiosamente!

      Excluir

Postar um comentário

E ai o que você esta achando?

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS