EMP: Líder - seja Espelho para sua equipe


Não seria fantástico você ter uma equipe que supera suas expectativas, trabalha de forma harmoniosa e é faminta por novos desafios?

É o que todo líder e toda empresa desejam.

Porém, antes de mais nada, precisamos nos convencer de algo: você, líder, é uma pessoa de alta performance? Nada mais justo você ser uma pessoa de alta performance se quer uma equipe assim.

Afinal, que equipe superará seu desempenho se possui um líder que não é um exemplo?

A premissa principal da liderança é ser o exemplo. O líder é o modelo seguido, como representante de uma equipe. Ele deve ser capaz de realizar tudo aquilo que espera de sua equipe. Mesmo que você não possua todas as competências técnicas que um especialista da sua equipe tem, você deve ser capaz de utilizar seus recursos da melhor maneira possível, promovendo os pontos fortes de cada membro da equipe para apoiá-lo no que tiver dificuldade. Na verdade, dificuldade é considerada um desafio, e buscar novos conhecimentos é algo motivador para um líder de alta performance.

Um líder de alta performance surpreende ao entregar mais do que esperam, sem causar impactos negativos. Ele busca melhoria contínua em cada aspecto da sua vida. Na empresa, sempre procura encontrar formas de otimizar o seu trabalho, seu tempo e seus recursos. Quando uma equipe possui um líder assim, meio caminho está andado.

Aprender por modelagem é um ótimo atalho!

SER ESPELHO:

O líder deve ser espelho para sua equipe e também um grande motivador. O seu comportamento pode influenciar a maneira como os liderados encaram o dia a dia e como se comportam também dentro da empresa, pois suas decisões afetam diretamente as pessoas que estão sob sua liderança. No entanto, muitas vezes acontece de o líder não se dar conta que o comportamento da equipe pode ser reflexo do seu próprio comportamento.

O líder deve estar sempre comprometido com sua equipe, mostrar-se sempre disposto a ouvi-la e estar integrado com ela, para que os liderados encontrem apoio na sua figura dentro da organização e tenham a certeza de que ele está ali para representá-los, para colaborar.

É possível notar a influência desse comportamento observando os liderados. Quando o líder é integrado, está sempre com seu grupo, disposto a solucionar problemas, ouvindo sugestões, críticas e propostas, o clima organizacional tende a ser melhor, já que os funcionários passam a trabalhar com mais motivação (pois o comportamento do líder é um dos fatores que contribui para a desmotivação da equipe). Os resultados são melhores e os funcionários trabalham com mais vontade. Porém, quando o líder não demonstra preocupação com o que acontece com sua equipe, só sabe cobrar resultados, não sabe ouvir, usa somente a pressão e não o diálogo, acaba gerando um clima de insatisfação e desmotivação entre todos e, assim, prejudicando o alcance dos objetivos da organização.

É certo que há muitos líderes despreparados e descomprometidos, devido ao sistema antigo de trabalho onde o chefe tinha a função apenas de dar ordens e o subordinado de obedecer. Não é que atualmente isso não ocorra, mas essa situação pode ser encarada de maneira mais leve. A integração com as equipes não faz o líder perder a autoridade e o respeito. Hoje os liderados também querem ser ouvidos e têm sugestões muito boas para melhoria dos processos. Ser líder não é uma tarefa simples. Independente da quantidade de funcionários sob sua liderança a responsabilidade é a mesma e ouvir o que o colaborador tem a dizer pode ser muito vantajoso e pode contribuir para a redução de custos, pois são eles que fazem o trabalho e conhecem melhor as necessidades do setor. E, quanto mais o líder se abre e demonstra interesse, melhores resultados serão obtidos e o mérito será de todos.

E lembre-se que você é a inspiração da sua equipe. A lealdade e a confiança são conquistas, e não imposições.

Autor: Eddie

Comentários

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS