EMP: VENDAS: ONDE ESTÃO OS CLIENTES?


18/09/2018
Autor: M. ichi. 

  
Olá! Caros empreendedores, tudo bem com vocês?

Acompanharam as últimas dicas sobre vendas e os perfis dos clientes? Tem acompanhado o Blog E.L.A.N.E? Espero que sim.

Hoje vamos falar um pouco sobre “onde encontrar os clientes”; pois tenho ouvido com frequência, os empresários reclamarem que eles estão sumindo de seus negócios.

Mas aí eu me pergunto, mas como sumindo?

O Brasil de hoje, tem uma população estimada de 208 milhões de habitantes, no qual no ano de 2060, teremos mais idosos (olha a oportunidade de negócio desse mercado) que jovens (Google-IBGE/31.08.18); sendo que só no Estado de São Paulo, são mais de 45 milhões de habitantes.

Com tanta gente e com um potencial de consumo enorme, como não há clientes para os negócios? Onde estão esses clientes?

O que eu observo empreendedores, é que vocês não estão olhando com atenção ao seu redor; pois, com tantas pessoas e potenciais clientes passando ao nosso “lado”, como não percebê-los e atraí-los para o negócio? Ou até, por que estamos perdendo clientes e não percebemos?

Vocês empreendedores o que precisam fazer; é saírem da “zona de conforto” e começarem a usar mais seus sensos de observações e de criatividades, estudando mais os comportamentos dos clientes – Neuromarketing -, para perceberem que eles continuam consumido. O que os clientes querem, é serem sempre bem atendidos.

Até hoje continuo a afirmar que a maioria das empresas (e aqui não importa seu porte, seu faturamento ou segmento que atuam), continuam a nos atender “MUITO MAU”. Convivo com isso todos os dias, afinal também sou um consumidor.
Tenho observado os sites de reclamações e vejo que muitas empresas se destacam pelo mau atendimento e pouco fazem para melhorarem esse atendimento; e as poucas que atendem bem, ainda não o fazem por completo.
Sempre digo em minhas palestras, que nós consumidores queremos, sempre ser bem atendido e de forma simples - muito diferente de ser “paparicado” -, e que nossas expectativas em relação aos produtos e os serviços sejam atendidos com qualidade; porém, isso nem sempre acontece.

O que eu vejo e sinto hoje, é uma “pressão” dos vendedores, para que os consumidores comprem um produto ou contrate um serviço, deixando esses clientes desconfortáveis em suas decisões de compras com essa pressão.

Ah! Temos hoje também, um agravante em relação aos atendimentos; pois há grandes redes de lojas que querem “vender/empurrar” os cartões de créditos de marca própria. E não são claros no processo de venda desse “produto” ao cliente.

O que é que isso gente! Estão “forçando” uma venda!

Por essas e outras, é que os clientes estão “sumindo” de seus negócios e vocês acabam fracassando em suas vendas; além de não prepararem ou treinarem bem suas equipes de colaboradores de forma correta. Gastam “fortunas” em publicidade; mas não fazem um treinamento adequado. Além de contratarem mal, treinam de forma inadequada. Daí o fracasso nas vendas.

Para resumirmos o que é um bom atendimento e de forma simples, as empresas devem treinar sempre seus colabores, à serem educados em todos os sentidos, usando as palavras “mágicas” como: bom dia, boa tarde, boa noite, seja/sejam bem vindos, perguntando o nome do cliente, deixando-o a vontade para escolher os produtos, sem pressioná-los ou forçarem a compra; além de terem as informações corretas sobre os produtos e/ou serviços.

Não são os clientes que sumiram, as empresas é que continuam a tratá-los “mau”, ao ponto de não perceberem que eles estão “migrando” para as empresas que os tratem um pouco melhor; além de não observarem as mudanças em seus comportamentos.

Empresas que querem vender mais devem ficar atentas a isso e olharem para os “lados”; para saberem onde estão os clientes ou para onde estão indo os clientes (para a concorrência).
Como eu disse, também sou cliente e quando bem atendido eu volto e recomendo aos meus conhecidos, caso contrário nunca mais volto e aí vocês perguntam: Onde estão os clientes?

Por hoje fico por aqui e no próximo artigo, falarei um pouco sobre o tema Neuromarketing.
Até o próximo artigo e um grande abraços a todos!

Comentários

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS