EMP: Os perfis de clientes e como identificá-los – Parte II.


08/08/2018
Autor: M.Ichi




Olá pessoal tudo bem? E aí, curtiram o último artigo sobre os perfis de clientes? caso não tenha lido, segue o Link.

Espero que sim e como havia prometido, vamos continuar a falar um pouco mais sobre eles; afinal são vários os perfis que vamos encontrar no dia/dia de nossos negócios.

Vamos só relembrar os quatro (04) pontos importantes para o sucesso nas vendas, que são as identificações das necessidades, dos desejos, os benefícios e das satisfações que os clientes terão, quando adquirem os produtos ou serviços. Uma vez que consiga atingir todos esses pontos ou um deles; vocês obterão o sucesso nas vendas.

Então, chega de conversa e vamos aos outros perfis:

09 - O consumidor que só fala sim: é aquele que está disposto a comprar com quem o receba bem. Gosta de ser aceito socialmente. A dica: é esforçar-se para descobrir suas reais necessidades e desejos, não “forçar” a venda e ser transparente nas informações, para conquistar sua confiança e fidelidade. Faça perguntas que o conduze a responder o “sim” para fechar a venda.

10 - O consumidor prepotente: é aquele que se “acha”, que gosta de ser o centro das atenções, pensa ter mais conhecimento do que realmente possui, às vezes faz pedidos absurdos. A dica: é atendê-lo com paciência, ser atencioso, não discutir com ele, trabalhando no seu ego e conversando de forma a desarmá-lo em seus questionamentos sobre os problemas apresentados por ele.

11 - O consumidor que sabe negociar: é aquele que possui o desejo de ter alguma vantagem adicional sobre a compra. A dica: para atendê-lo é ser o mais prestativo possível, estando aberto a uma negociação; porém sem facilitá-la para não gerar uma desconfiança.

12 - O consumidor formal/discreto: é aquele que não permite intimidade, brincadeira e nos trata com cerimônia. A dica: é atendê-lo com muita educação, sem ser excessivo e evitar ao máximo alguma intimidade. Ouça-o com atenção e seja objetivo para o fechamento na venda.

13 - O consumidor informal: é aquele cliente que deixa o vendedor mais a vontade, trata-o com liberdade e intimidade. A dica: para o sucesso na venda é evitar essa liberdade que ele oferece, deve tratá-lo com descrição, informalidade e com limites.

14 - O consumidor ponderado: é o detalhista, que gosta de resolver com calma e para não se sentir enganado. É sistemático “faz sempre do jeito certo”, da forma que convencionou. A dica: para atendê-lo, é demonstrar preparo e conhecimento no produto/serviço que estiver vendendo e responder a todas as perguntas feitas por ele. O vendedor não deve “forçar” a venda, apenas auxiliá-lo, para transparecer que a decisão foi do cliente.

15 - O consumidor leigo/desinformado: pela própria definição é aquele que não conhece o ambiente ou aquilo que estiver com a intenção de adquirir. A dica: aqui é você demonstrar todo o seu conhecimento ao informar todas as qualidades sobre os produtos, serviços e o ambiente em que ele está.

16 - O consumidor humilde/simples: é aquele que não evidência sua forma de falar, de se comportar e de se vestir. Não demonstra importância sobre sua classe social. A dica: é atendê-lo de forma atenciosa e educada, identificando o seu perfil, sem que eles percebam.

Bom pessoal, agora que vocês aprenderam que existem várias formas de abordar os clientes de acordo com seu perfil, o mais importante é que vocês sempre devem atendê-los com muita atenção e educação.  

Agora é só vocês ficarem atentos no dia a dia de seus negócios, para identificarem esses perfis e isto já será um treinamento para você e seus colaboradores para o sucesso nas vendas.

Caros internautas empreendedores, espero ter contribuído mais uma vez, para ampliar seus conhecimentos e desejo sucesso a todos em seus negócios!

Abraços!

Comentários

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS