EMP: Vocês sabem vender?


23/06/2018
Autor: M.Ichi



Olá internautas! Tudo bem com vocês?

Torcendo bastante nessa Copa? Os resultados estão de mais, não é verdade?

Hoje vou começar o artigo fazendo a seguinte pergunta:

- Vocês sabem vender?


Parece simples a resposta, porém, essa pergunta é bem complexa para responder; pois existem alguns conhecimentos básicos que vocês devem saber, até para responderem à pergunta e terem sucesso nas vendas. Nesse artigo falaremos um pouco sobre esses conhecimentos.

Posteriormente a esse artigo, falarei sobre os perfis ou tipos de clientes que existem, como vocês deverão atendê-lo em seus negócios ou futuros negócios.


1° - O MERCADO
O primeiro conhecimento a considerar, é saber o que é “mercado”, ou o seu “mercado”, ou que compõe esse “mercado”, que é o local aonde você irá atuar; ou seja, entender para depois vender seus produtos e/ou serviços.

Podemos definir que “mercado”, é o ambiente físico ou virtual (e-commerce), aonde o potencial cliente (pessoas e empresas) comprador e vendedor se encontram para adquirirem ou venderem seus produtos ou serviços, e que num passado remoto era feito através do “escambo” (troca de mercadorias ou serviços pelas partes); uma vez que ainda não existia o dinheiro como moeda de valor.

2° - OS CLIENTES
O segundo conhecimento, a saber, é quem são “os clientes”, que por definição são pessoas ou empresas, que adquirem seus produtos ou serviços.  
Quando são pessoas, devemos identificá-los por faixa etária, por gênero, por classe social, por faixa de renda e por suas necessidades de consumo; ou seja, o que estão acostumados a comprarem, até pelas suas origens culturais.

Quando são empresas, deve-se identificar o seu “porte/tamanho”, que é o seu faturamento e que segmentos atuam.

3° - OS CONCORRENTES
O terceiro conhecimento a saber, é quem são os concorrentes”, que por definição são as empresas ou as pessoas que vendem produtos ou serviços iguais, parecidos, similares ou substitutos aos que vocês fabricam, vendem ou fazem como prestadores de serviços.

4° - O FORNECEDOR PARCEIRO
Outro componente que compõe esse “mercado” é o “fornecedor parceiro”, que também são pessoas ou empresas que fornecem produtos (matéria-prima para transformar em produtos, produtos manufaturados e serviços) que serão comercializados por vocês vendedores e empresas. Falo fornecedor parceiro, pois ele é que vai ajudá-lo a crescer em seu negócio.



Todos esses componentes”, estão dentro desse mercado”, que vocês irão atuar.
Pois bem, uma vez que vocês conheceram esses conceitos sobre o mercado, o cliente, o corrente e fornecedores parceiros, que compõem o ambiente aonde vocês irão atuar, vamos entender em como devemos nos comportar como vendedores, para termos sucesso em nossos negócios.

O primeiro ponto a destacar, é o conhecimento/informação sobre aquilo que estamos vendendo, seja um produto ou um serviço. Ao demonstramos esses conhecimentos junto ao cliente, o mesmo sentirá segurança ao adquirir o produto, além de reconhecer que o vendedor tem conhecimento sobre o que está vendendo.

Devemos ser educados e honestos; pois um “bom dia, boa noite”, “seja bem-vindo”, “muito obrigado”, “até logo” e ser “verdadeiro”, faz uma enorme diferença junto ao cliente. Afinal, quem não gosta de ser bem tratado por profissionais educados?

O bom profissional de vendas, também sabe usar os cinco sentidos, que ele e que os clientes também têm, seja ao seu favor para ter sucesso em suas vendas; ou até contra, se não souber usar.

São eles:
- Os olhos para observar,
- Os ouvidos para saber ouvir,
- A boca para falar e sentir o paladar,
- O nariz/olfato, para sentirem os aromas.
- E o tato para sentir ou tocar.

Todos esses sentidos podem ser muito bem explorados pelo vendedor, dependendo do segmento que atua (alimentação, bebidas, perfumarias, confecções e outros).
Uma vez adquirido todos esses conhecimentos, vocês estarão aptos para venderem e atenderem bem seus clientes.  

Assim, o bom vendedor terá conseguido atender o seu cliente em todas as suas necessidades, seus desejos e suas satisfações. Esse é o tripé para o sucesso nas vendas, seja da empresa com seus produtos e serviços, ou sejam os vendedores. Assim todos conquistarão os seus clientes.



E agora, vocês já podem responder à pergunta:

- Você sabe vender?

Afinal, vocês já têm os conhecimentos necessários para essa resposta.

- Então vamos encantar os nossos clientes?


Hoje fico por aqui e espero ter contribuído mais uma vez para o sucesso em seus negócios.

Até o nosso próximo artigo!

Comentários

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS