Atendimento ao Cliente: Atender é Servir

02/08/2018
Autor: Eddie


Oi pessoal, vamos falar hoje sobre Atendimento ao Cliente: Atender é Servir. 

- Mas Eddie, porque desse tema?
É que essa semana fui visitar um cliente no bairro da Faria Lima, na cidade de SP. Passei em frente a um restaurante, no qual me parecia um bom lugar para descansar e comer; Era bonito por dentro e por fora, e o cheiro da comida estava muito bom. Aproveitei para almoçar, mas o atendimento foi decepcionante, parecia que todos os funcionários estavam trabalhando por obrigação e com sono, sem dizer que eles pareciam mais interessados em ficar olhando para o celular do que atender os fregueses. A comida era boa, mas com um atendimento assim, não da vontade de voltar e nem indicar para alguém. 

Em um mundo em que empresas disputam a atenção e a preferência de um mesmo cliente, a qualidade no atendimento se tornou fundamental. Assim, atender bem é essencial, demanda um pouco de tempo, porém, é muito melhor perder um pouco de tempo do que perder o cliente. Não adiante ter um ótimo produto, se o atendimento é péssimo. Isso vale para todos os seguimentos, vendendo ou prestando serviço, o atendimento tem que ser excepcional.

Um bom atendimento vai muito além de ser bem-educado, ser honesto e tratar bem os clientes não é um diferencial, é o requisito mínimo para um bom serviço de atendimento, portanto, atender o cliente com qualidade significa superar as expectativas.


Atender é servir, é de grande importância que os responsáveis pelo atendimento ao cliente comprem essa ideia. A equipe de atendimento ao cliente deve ser uma unidade transformadora dentro da empresa, onde os problemas e dúvidas são convertidos em satisfação e fidelização. Deve estar claro para a equipe que sempre existirá uma maneira ainda melhor de atender aos seus clientes.

O atendimento precisa ter simpatia e empatia, ou seja, o atendente deve ser afetado pelo que a outra pessoa está sentindo e colocar-se no lugar do outro para melhor atendê-lo, conhecê-lo e servi-lo.

Outro fator importante é que o atendente seja seguro, claro, objetivo, transparente e principalmente não transmita incerteza. Nem sempre falar mais significa passar mais informação, o atendimento é o reflexo de sua empresa, e caso não haja segurança na mensagem passada, a imagem da sua equipe acaba sendo prejudicada.



Um bom atendimento é pautado pelo tratamento profissional empreendido ao cliente. No entanto, não pode-se confundir profissionalismo com “robotismo”. A linguagem empregada deve ser adequada ao cliente, com um vocabulário simples e claro para que qualquer um possa entender, por isso não utilize palavras difíceis ou termos técnicos.

Por fim, acompanhe o cliente até que o mesmo se sinta satisfeito. Verifique e garanta que o cliente consiga sanar suas necessidades e duvidas. Investir na fidelização do cliente junto da sua empresa é uma ótima forma de reduzir os custos com publicidade. E lembre-se, há cliente e clientes, por isso é importante ter um bom jogo de cintura e desenvoltura.

“As melhores empresas pensam como atletas, artistas e inventores: eles nunca param de buscar maneiras de melhorar“. 

Deixo no ar uma pergunta: Será que a sua empresa não perde clientes por causa dos concorrentes, mas sim por causa do mal atendimento que vocês prestam para com eles?

Bom pessoal, espero que vocês comecem a se questionar se podem melhorar seus atendimentos, e caso precisem de uma ajuda profissional, nos procure! O Grupo E.L.A.N.E. está a disposição para ajuda-los.

Até o próximo artigo.


________________________________________________________________________

Contados do Grupo E.L.A.N.E.

Comentários

Postagens mais vistas

Dicas de filmes sobre empreendedorismo – Parte II

ROCKFEST, o verdadeiro festival de Rock ‘N’ Roll!

M.G.: Marvel's Avengers - Novo Game da Square Enix

FILMES: VENTOS DA LIBERDADE

Unboxing E.L.A.N.E. #01