EMP: Como cultivar um bom ambiente de trabalho?


15/06/2018
Eddie


Não seria interessante que seus funcionários vestissem a camisa da empresa?
Você acha que ter um baixo “turn over” pode ser decisivo para a formação de uma boa equipe?
Se um funcionário sai de casa para trabalhar animado, porque gosta do que faz e se sente bem no trabalho, isso pode torná-lo mais produtivo? 
É verdade que um funcionário feliz, produz mais?

A resposta para todas essas perguntas se resume em uma só, “Sim o ambiente de trabalho faz a diferença”. Acreditamos que a soma de diversas ações e grande dose de coerência podem trazer respostas fantásticas e gerar grande satisfação em todos.

Nesse artigo iremos falar sobre alguns exemplos que acreditamos serem parte importante da construção de um ambiente de trabalho diferenciado.

1- CONHECER O QUE CADA PESSOA ESTÁ BUSCANDO NA VIDA E NA PROFISSÃO E RESPEITAR ISSO VERDADEIRAMENTE.

Isso só é possível quando dedicamos tempo às pessoas, quando temos interesse sincero pelo próximo e humildade de perceber que atrás de cada funcionário existe uma pessoa que tem identidade, que sonha e que tem uma visão própria do mundo.

2- CULTIVAR OS RELACIONAMENTOS PESSOAIS (AMIZADE)

Acreditamos que um ambiente de trabalho, se torna muito mais acolhedor e humano quando nos permitimos um conhecimento mútuo mais profundo. Quebrar as regras que dizem que no trabalho não temos amizades verdadeiras e que as relações devem ser superficiais. Outro aspecto é reduzir a distância entre as pessoas hierarquicamente separadas. Chefes que querem se manter afastados de seus liderados sugerem falta de segurança de se mostrar e de ouvir seus liderados. Mas deixamos bem claro, amigo é amigo, e PROFISSIONAL é PROFISSIONAL. Na hora de trabalhar tem que haver profissionalismo.

3- OUVIR

Ouvir é uma arte. Muito mais difícil do que parece. Devemos exercitar todos os dias. Um verdadeiro ouvinte sabe estimular que as pessoas falem. Importante: O fato de você não ouvir seus liderados não faz com que eles deixem de ter opiniões e pontos de vista. Ouvi-los permitirá que você os conheça, aprenda e usufrua de um relacionamento mais profundo.

4- CULTIVAR HÁBITOS SAUDÁVEIS

Temos visto empresas desenvolvendo hábitos que promovem a aproximação das pessoas e percebemos quanto isso impacta no relacionamento profissional. Escutamos relatos interessantes do poder de uma prece em conjunto, ou mesmo de um torneio esportivo, ou até um simples encontro pós expediente reunindo a equipe podendo festejar, celebrar conquistas, vibrar ou até chorar. Isso nos torna mais humanos e ao contrário do que se pensa, nos fortalece.

5- IMAGEM DA EMPRESA

Ninguém gosta de jogar em time que vai perder. Precisamos acreditar na empresa e convocar nossas equipes para o desafio de vencer a cada dia. Podemos mostrar as dificuldades, porém, sem perder de vista o otimismo e a possibilidade real de vencermos a cada dia.

6- CONFIANÇA (BOA INTENÇÃO) E ADMIRAÇÃO

A equipe tem que confiar na empresa. Perceber que as ações obedecem a uma lógica e que os valores da empresa são coerentes com seus valores pessoais. Liderança passa por admiração. Assim não podemos esconder nada de nossos funcionários, somos todos uma equipe, uma grande família, temos que estar junto na alegria e na tristeza.

7- COMPREENSÃO COM AS LIMITAÇÕES DO PRÓXIMO

Qualquer empresa é formada por pessoas imperfeitas, assim dessa forma, a chance de errarmos é grande. Acreditamos que a compreensão saudável nos momentos de erro gera confiança e admiração, que isso possa ser feito sem perdermos a busca pela excelência.
Buscar a excelência é diferente de não errar.

8- PERCEPÇÃO DE OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO

Lembre-se: todos querem crescer. A percepção de que a empresa gera oportunidades pode ser decisiva, além de ser uma política altamente produtiva e eficiente. O funcionário que cresce na empresa tem a cultura da organização e costuma ser muito produtivo.

9- METAS CLARAS

Se cada colaborador conhece bem o que a empresa espera de seu trabalho e sabe como o resultado será medido temos duas grandes vantagens:
PRIMEIRO: Isso gera motivação. Todo mundo quer vencer.
SEGUNDO:  isso gera o sentimento de justiça. Sentir-se injustiçado pode ser altamente prejudicial para a relação colaborador/empresa.

10- COERÊNCIA

E por último, e não menos importante, o grande desafio que é viver a proposta a cada dia. É como nos reality-shows, com o tempo as verdades aparecem. Assim sempre precisamos ser coesos e justos com nossas atitudes.

Bom pessoal, mesmo sabendo que geralmente as empresas possuem a “cara” da alta gestão, acreditamos que cada um pode fazer a sua parte na tentativa de buscar melhorar o seu ambiente de trabalho. Basta começar!

Caso precisar de ajuda, nos procure, o Grupo ELANE estamos à disposição para começar imediatamente a lhe ajudar a desenvolver um ambiente de trabalho saudável para sua empresa.

Até a próxima.

Comentários

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS