EMP: AFINAL DE CONTAS O QUE É CONTABILIDADE?

22/01/2018
Artigo escrito por: Vahn


Ola pessoal, neste artigo iremos abordar, o que é, para que serve e porque as empresas precisam ter uma contabilidade.
Se você tem dúvidas a respeito da contabilidade, e como a mesma pode ser uma incrível ferramenta de gestão que pode alavancar a sua empresa, vem com a gente e entende um pouco mais sobre o universo contábil.

AFINAL DE CONTAS O QUE É CONTABILIDADE?

Vamos a algumas definições populares:
Para muitos a contabilidade é: “aquela empresa que manda um monte de contas para você pagar.”
Para outros a contabilidade é: “algo importante, mas que não sabe explicar para que que serve.”
Uma outra parte entende que contabilidade é: “como se fosse um órgão público, que só serve para resolver burocracia.”
Mas vamos de fato ao que é a CONTABILIDADE.
A palavra contabilidade tem a seguinte definição conforme o dicionário:
“ciência teórica e prática que estuda os métodos de cálculo e registro da movimentação financeira de uma firma ou empresa.”
Podemos também a definir da seguinte forma:
“Contabilidade é uma ciência social que tem por objetivo o estudo das variações que acontecem no patrimônio das empresas (qualquer pessoa física ou jurídica). Através desse estudo, é fornecido o máximo de informações úteis para as tomadas de decisões, tanto dentro quanto fora da empresa, analisando, registrando e controlando os bens.”


QUAL A FINALIDADE DA CONTABILIDADE?

A contabilidade tem por finalidade registrar os fatos ocorridos e também os que ainda possam ocorrer e produzir informações que possibilitem ao empresario o controle (certificar-se de que a organização está atuando de acordo com os planos e políticas traçados) e planejamento (decidir qual curso tomar para atingir com mais rapidez, eficiência e eficácia o objetivo proposto) de como agir na sua empresa.
A contabilidade é necessária para toda e qualquer empresa independente de seu porte ou regime de tributação.


O MEI PRECISA TER CONTABILIDADE?
Pela legislação brasileira apenas as empresas constituídas como MEI (microempreendedor individual) não são obrigadas a ter a contabilidade mensal da empresa, mas mesmo sendo desobrigada, caso o microempreendedor contrate um funcionário o mesmo precisará enviar obrigações acessórias relativa a área trabalhista, o que faz necessário um suporte contábil adequado para que o mesmo esteja em dia com as obrigações trabalhistas.
A contabilidade também é necessária para que o MEI possa receber os lucros da empresa, de forma isenta do imposto de renda de pessoa física.
E o mais interessante para o MEI não é somente ter a contabilidade para poder cumprir as obrigações perante o fisco, mas poder ter o contador como seu aliado na gestão financeira da sua empresa. Grande parte dos microempresários não tem conhecimento profundo nas áreas de gestão administrativa e financeira, e a contabilidade pode ser um valioso instrumento de verificação de como anda a saúde financeira da empresa, isso vale não somente para os microempresários, mas para todas empresas em geral.


PARA QUE SERVE A CONTABILIDADE?

A contabilidade serve para gerar informações para as empresas e demais interessados externos como governo, bancos, investidores e sociedade.
Para as empresas a contabilidade serve para que a mesma verifique e analise os fatos ocorridos e também efetive um planejamento do que possa acontecer.
Mas as empresas contábeis não prestam serviços apenas de contabilidade em si, dentro do rol de serviços tem algumas áreas abrangidas, tais como, departamento pessoal, departamento fiscal, legalização de empresas e contabilidade consultiva.
Vamos falar um pouco sobre cada umas dessas principais áreas de atuação:
  • O setor pessoal é o que cuida sobre todas as questões de relação de trabalho entre a empresa e os funcionários assessorando as empresas nos processos de admissão, cálculo de folha mensal, calculo de férias, 13º salario, benefícios, auxilio na interpretação da convenção de trabalho, processo de rescisão, entre outros.
  • O setor fiscal é o que cuida de toda a parte tributaria da empresa, auxilia as empresas na escrituração de notas fiscais, apuração de impostos, escrituração dos livros fiscais, elaboração e envio de diversas obrigações acessórias exigidas pelo governo e assessoria na interpretação da legislação fiscal.
  • O setor de legalização é o que faz toda a parte dos serviços de abertura, alteração e encerramento de empresa, o setor verifica quais são as atividades a empresa vai desenvolver e quais são as licenças e documentos necessários para que a mesma possa iniciar sua operação.
  • O setor de contabilidade consultiva é um setor novo e que está em expansão entre as empresas de contabilidade, por meio da contabilidade consultiva é possível gerar indicadores de desempenho e controles que indiquem como anda a saúde financeira da empresa. Ele pode ainda atuar na adequação de custos e despesas fixas, no ciclo financeiro e na gestão de estoques.



QUAL A VANTAGEM EM TER UMA CONTABILIDADE?

Uma pesquisa do Sebrae apresentada em outubro de 2016, mostra que a taxa de mortalidade das microempresas constituídas em 2012 foi de 45%, esta taxa de mortalidade segundo os entrevistados teve como principais causas, custos com impostos e despesas, problemas financeiros, capital de giro, falta de linha de credito, problemas na gestão, problemas administrativos e contábeis, dentre outros, sendo estes os destacados como principais.
Entendendo quais as principais causas de mortalidade de empresas, podemos ressaltar a importância da contabilidade ativa nas empresas, visto que através das informações geradas pela contabilidade e do correto planejamento quase todos os itens acima descritos podem ser acompanhados de forma preventiva ou também sanados.
A principal vantagem da contabilidade em uma empresa, além da empresa poder estar em dia com as obrigações para com o governo, é a empresa ter a contabilidade como ferramenta de gestão, utilizando as informações geradas para efetivar o seu planejamento e acompanhar o seu crescimento e desenvolvimento.

Tem mais dúvidas sobre como a contabilidade pode lhe auxiliar? Quer saber como podemos ajudar a sua empresa a se desenvolver e a crescer? entre em contato conosco, ou diretamente com nossa parceira Creare Contabil, que é uma empresa com foco em atender micro e pequenas empresas com a contabilidade consultiva auxiliando as empresas na gestão dos seus negócios. 




Site // Facebook // E-mail

(11) 97250- 5016 // (11) 4576-4493







Comentários

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS