EMP: DECLARAÇÃO ANUAL DE RECEITAS SIMPLIFICADA DO MEI/DASN – ANO FISCAL – 2021 – DECLARAÇÃO 2022

 Autor: Mister Ichi


Olá caros empreendedores do Blog E.L.A.N.E, tudo bem com vocês? Estão com seus tributos em dia? Tem se atualizado sobre as obrigações do M.E.I? Leram sobre a nova atividade do M.E.I – Caminhoneiro?

Nesse artigo, lembrarei a vocês da importância de fazerem a Declaração Anual do M.E.I, mais conhecido com o DASN.  Ela deve ser enviada até o dia 31 de maio de 2022.

Vale lembrar também, que todo empreendedor M.E.I desempenha dois papéis; um é a Pessoa Física (CPF) e a outra é o da Pessoa Jurídica (CNPJ), que é o dono do negócio propriamente dito. Então, estou me referindo somente da empresa – Pessoa Jurídica - para fazer a Declaração Anual do ano fiscal de 2021 (NÃO É DECLARAÇÃO DE IRPJ – IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA), pela Lei esse tipo de empresa não tem essa obrigatoriedade.

Mas o que é essa declaração?

É a Declaração Anual Simplifica do Simples Nacional – DASN/SIMEI -, no qual todo empreendedor M.E.I, tem por obrigação informar à Receita Federal se teve ou não receita/faturamento no período (somente vendas); ou seja, com nota fiscal ou sem nota fiscal no ano de 2021. Para facilitar os lançamentos, tenha todos esses controles/registros de vendas em “mãos” (veja modelo dessa planilha no Portal do Empreendedor).

Mas como devo fazer isso?

Você pode fazer e enviar sua Declaração Anual/DASN-SIMEI via Internet, sem maiores problemas utilizando o portal do empreendedor – www.portaldoempreendedor.gov.br, desde que disponha de um computador e internet.

Basicamente você terá que informar se teve faturamento (vendas) ou não, o segmento que sua empresa atua (comércio, serviços ou indústria), e se possui ou não empregado (para o M.E.I, somente um funcionário). Uma vez concluído o preenchimento, é só enviar a declaração e por precaução, imprima ou salve em seu computador o Recibo dessa declaração.

Caros empreendedores, viram como é fácil fazer essa Declaração Anual/DASN? Então não deixem para “última hora”, mãos à obra!

Mas, se eu não entregar essa Declaração Anual dentro do prazo, serei penalizado? Quais serão as consequências?

- Multa de R$ 50,00 (cinquenta reais) e caso entregue a DASN antes de qualquer notificação da Receita, poderá um desconto sobre esse valor. Você pode regularizar nesse caso, acessando o site da Receita Federal – www8.receita.fazend.gov.br/simplesnacional – e preencher o DASN e enviar.

- A não entrega dessa Declaração Anual/DASN, dentro do prazo estabelecido pela Receita Federal, impossibilitará o empreendedor de gerar e pagar as demais guias do tributo/DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional -, dos períodos seguinte; além de não conseguir tirar as Certidões Negativas de Débitos junto ao Órgão Federal.

Então caros empreendedores, viram quantos conhecimentos mais são necessários para fazer a Declaração Anual do M.E.I? Entenderam a importância desse procedimento? Não deixem para última hora!

Você que não conseguiu fazer a sua declaração e/ou quer abrir a sua empresa M.E.I, não deixe de procurar o Grupo E.L.A.N.E, fazemos a abertura e também aconselhamentos para o sucesso do seu negócio.

 Pessoal, por hoje é só!

Abraços, até o próximo artigo!

AUTOR: M. ICHI.


Contatos:

leonardo@grupoelane.com.br
m.ichi@grupoelane.com.br
atendimento@grupoelane.com.br

__________________________________________________________________________

Fontes consultadas:

- www.portadoempreendedor.gov.br

- www.receita.fazenda.gov.br/

Comentários

  1. E referente ao IR desse ano, vou precisar fazer mesmo sendo MEI?

    ResponderExcluir
  2. Quando vai ter o podcast falando dos primeiros passos para se tornar empreendedor?

    ResponderExcluir
  3. Como sei se bati o teto do mei de 81 mil? nao tive o controle, nao emiti nota pq fiz pra pessoa fisica, como faço agora pra ver?

    ResponderExcluir
  4. caso eu não tiver feito o ano passado, e for fazer esse ano, pago multa? ano passado paguei nenhuma parcela do MEI, sera q esta cancelado?

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, ja tinha esquecido de fazer o meu, obrigado por me lembrar hihihihihih

    ResponderExcluir
  6. Mister Ichi como faço pra mudar de Mei pra Micro? meu faturamento ano passado ultrapassou... assim queria mudar...

    ResponderExcluir
  7. Presto serviço apenas para uma empresa, posso ser MEI e emitir somente pra essa empresa?

    ResponderExcluir
  8. Quais os beneficios previdenciario q o MEI tem? sou MEI mas quando me ajudaram abrir na sebrae movel nao me passaram aqui em minas

    ResponderExcluir
  9. Recebo auxilio doença e quero ser MEI... perderei os boneficios q tenho hoje??

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde, os comentários até aqui respondemos no Podcast que vai ao ar dia 24/02.

    ResponderExcluir
  11. Nossa perdi minha oportunidade... queria saber referente um imposto que estou recebendo direto falando de uma Assosiação.. tenho que pagar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala meu querido, pela legislação a empresa só tem que pagar os tributos (das) e nenhuma outra taxa... não pague...

      Excluir

Postar um comentário

E ai o que você esta achando?

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS