LIVROS/HQs: Sandman: Neil Gaiman em ação

Sandman CAPA

 Fala meus caros leitores e amigos… Estava eu em meu aconchego de lar, e pensei “por que não escrever um pouco sobre o Sandman ja que logo logo vem a serie na netflix?” Pois bem, escreverei e aqui estou hehehhehe

Sandman de Neil Gaiman foi lançado em 1988. Esta série extremamente popular foi dividida em 10 coleções que explora o universo mágico de Sonho, um dos Perpétuos, também conhecido como Morpheus, Oneiros e muitos outros nomes, através de histórias que mesclam terror e beleza.


Os Perpetuos

Sonho tem outros seis irmãos e irmãs que estão aqui desde o início dos tempos e são eles: Destino, Morte, Desejo, Desespero, Delírio e Destruição. Seus nomes descrevem suas funções e seus domínios. Há muitos anos atrás, alguns feiticeiros tentaram acabar com a Morte capturando-a, mas acabaram capturando Sonho em seu lugar. Quando finalmente conseguiu escapar, Sonho teve que encarar as mudanças que haviam ocorrido em seu reino e as mudanças pelas quais ele mesmo havia passado.

Preludio e Noturnos

Prelúdios e Noturnos é o início da série, quando Sonho escapa de sua prisão e sai em busca de suas ferramentas perdidas: sua bolsa, máscara e um rubi. Esta jornada o leva até os portões do Inferno e o ensina uma importante lição sobre contar com ferramentas e nos apresenta a outra personagem da série, sua irmã Morte.

Casa de Bonecas

A Casa de Bonecas nos mostra que Sonho ainda não conseguiu resolver todos os problemas causados em sua ausência. Três sonhos escaparam do Sonhar: os terríveis Brute e Glob e o brincalhão Fiddler’s Green. Esta história é intercalada com outra sobre uma jovem chamada Rose Walker e sua busca pelo irmão mais novo. No decorrer da trama, uma força que poderia destruir todos os sonhadores, e, portanto, o mundo todo também, é descoberta: o Vortéx.


Terra dos Sonhos é o primeiro arco de histórias inteiramente formado por contos diferentes. O leitor é apresentado filho à mãe do filho de Morfeu e descobre sobre o que os gatos costumam sonhar. Também nos é apresentada a origem de Sonhos de uma noite de verão de Shakespeare (conto que recebeu o prêmio Literário de melhor conto no World Fantasy Award de 1991). A Morte tem sua própria história que conta sobre sua tentativa de ajudar um ex- super-herói que sofre de agorafobia.


Em Estação das Brumas Gaiman retorna à série. Nela, Lúcifer se cansa de ser o senhor do Inferno, coloca todos para fora e o tranca. A chave é entregue à Sandman que tem que decidir qual dos candidatos irá recebê-la. Com certeza é umas das histórias mais populares dos arcos, recheada de seres mitológicos diversos em busca deste instrumento poderoso.


Em Um jogo de você, bruxaria antiga e fantasia se misturam para criar uma aventura apresentando Barbie, de A Casa de Bonecas. Ela descobre que devaneios são na verdade portões para outro mundo, onde ela é uma princesa que salva seus súditos das garras do Cuco.


Fábulas e Reflexões é outra coleção de histórias. Somos apresentados ao “Imperador da América”, um diretor que deve escolher se voa ou cai, um lobisomem em busca de seus sonhos, Joanna Constantine em busca do filho de Morfeu, Marco Pólo, César Augusto e muitos outros.


Em Vidas Breves, a irmã mais nova de Sonho, Delírio, convence seu irmão a ir à procura de Destruição, o irmão desaparecido, mas o preço para encontrar o irmão pródigo pode ser mais alto do que Sandman esteja disposto a pagar.


Em O Fim do Mundo, os personagens são reunidos por uma tempestade, causadas por mudanças drásticas acontecidas no mundo real. Eles encontram abrigo em uma taverna, onde passam o tempo com suas histórias, tão maravilhosas quanto misteriosas. Somos transportados a diversos lugares: nos sonhos de uma cidade, descobrindo os segredos de Necrópolis, onde funerais são um estilo de vida, nos juntamos a Cluracan em uma aventura, fugindo para o mar. Os contos nunca focam em Sandman propriamente dito, mas nos contam sobre a natureza de fábulas e sonhos tão fielmente como quando ele é o centro da trama.


Em Entes Queridos, Sonho é pego pelas repercussões de suas ações em Vidas Breves e em A Casa de Bonecas. O filho de Lyta Hall é seqüestrado e talvez assassinado e ela culpa Morfeu por isso. Ela fica louca, chamando os Entes Queridos, também conhecidos como as Fúrias, para se vingar. Eles invadem o Sonhar e forçam Morfeu a fazer um sacrifício que irá transformar o Sonhar para sempre.


Despertar é o final da série e amarra algumas arestas soltas ao longo da série com a mensagem de que os sonhos nunca morrem.


Nas palavras de seu autor, Neil Gaiman, ler a série não é simplesmente se aventurar com uma história em quadrinhos comum, mas sair em uma jornada, além dos limites da realidade rumo à um mundo que só visitamos enquanto dormimos.

Na primeira edição de Sandman, Gaiman conta como surgiu a idéia de fazer a série, explicando que o personagem já aparecia em outras histórias de super-heróis que costumava ler na adolescência, mas sempre de forma tímida e discreta e que o fato dele viver nos Sonhos lhe chamava muita atenção.

Em 1975 a DC Comics ofereceu a ele a chance de escrever Sandman, dizendo que queriam um novo Sandman. Gaiman deveria manter o nome do personagem, mas o restante ficaria por sua conta. Pensou em uma revista cujas fronteiras estivessem tão distantes quanto as de um sonho e assim, o novo Sandman nasceu.


Logo logo trarei mais informações.

Comentários

  1. que historia linda eu quero essas hqs... faz um podcast dele... saudade de ouvir vcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola minha querida, estamos voltando com tudo. Aguarde novidades.

      Excluir
  2. O sumidos, cade vcs? precisamos falar de negocio... gordo velho e safado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai meu caro amigo que vive ocupado ehhehehe pode deixar esse fds a gente se fala com ctz

      Excluir

Postar um comentário

E ai o que você esta achando?

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS