LIVROS/HQs: Qual a diferença entre Nerds & Geeks?

 

Qual a diferença entre Nerds & Geeks?



Olá caros internautas, como estão do lado dai?

Hoje vamos falar um pouco sobre Nerds & Geeks, pois está chegando 2 eventos grandes relacionados a esse tema, BGS (Brasil Game Show) e CCXP (Comic Con Experience) que no final deixaremos o link e informações sobre os mesmos.

Provavelmente você já deve ter ouvido falar nas expressões NERD e GEEK em algum momento de sua vida, é possível até que você mesmo seja um nerd ou um geek, e atualmente há todo um mercado correspondente, que gira em torno do que significa essas palavras e vem movimentando um volume cada vez maior de vendas.  Esses termos muitas vezes se confundem, e embora existam muitas diferenças entre um NERD e um GEEK há semelhanças.


Os NERDS.



A cultura nerd teve seu início por volta das décadas de 50 e 60, e o termo nerd, no início, era visto de forma bastante pejorativa. Os nerds, apesar da fama de serem pessoas com inteligência acima da média, eram vistos também como pessoas esquisitas, pouco acessíveis, excluídas da sociedade. Já na década de 70, grandes produções como Star Wars e Star Trek atraíram esse nicho e o termo começou a ganhar uma maior popularidade. Mas o que são os NERDs hoje?

Os traços de um nerd incluem diversas características, entre elas: interesse extremo e obsessivo com livros e estudos, introversão, dificuldade para se relacionar socialmente; e diversas habilidades mais desenvolvidas devido ao gosto por games, filmes, ciência e computadores. Alguns itens podem incluir o seriado Battlestar Galactica (BSG), Live Action (na maioria para jogos de RPG), SecondLife, xadrez, fantasia e ficcção científica, programação de PCs e física. Quanto aos empregos, muitas vezes eles são os profissionais de áreas como a Programação, a Tecnologia da Informação, a Engenharia, de qualquer área relacionada a Web, de diversas áreas do Design, e até mesmo empregos mais inusitados, como trabalhar em uma loja de áudio ou vídeo. Os nerds são muitas vezes visto em alguns seriados de televisão como cientistas de foguetes, professores particulares, programadores, engenheiros, TI e inventores. E claro: quando se fala de "coração", é natural que os nerds namorem com outros nerds.

Muitos deles podem ser considerados até mesmo pessoas difíceis e esquisitas para as "pessoas normais".

Eles gostam muito de seus interesses e hobbies, e a grande maioria gosta de mostrar essas preferências, principalmente nas camisetas que usam, seja como forma de se diferenciar da maioria, ou para que possam ser reconhecidos entre seus iguais. Temas como Senhor dos Anéis, Star Trek, Arquivo X, Doctor Who, Battlestar Galactica, The Big Bang Theory, Star Wars, Matrix, DC, Marvel, animes, games em geral, histórias de fantasia em geral, certos filmes da década de 80 e 90, e uma série de outros interesses que eles possivelmente gostarão de estampar em uma camiseta. Hoje, existe até um Dia do Orgulho Nerd e nerds famosos como Mark Zuckerberg, Bill Gates e Steven Spielberg.


Os GEEKS



Os Geeks são aqueles que se atraem por tudo aquilo que é novidade, principalmente quando o assunto são computadores. Os traços de um geek são mais centrados que os de um nerd. Eles possuem interesses e estilos de vida mais específicos e se tornam experts naquilo que gostam, mas não se enganem, pois muitas vezes, podem se mostrar pretensiosos e cansativos. Seus gostos pessoais incluem videogames, filmes, colecionar objetos, paixão por gadgets e tecnologia, computação, códigos, hacks, música eletrônica, entre outros. Além disso, costumam usar camisetas com frases irônicas e engraçadas.

As profissões mais escolhidas pelos geeks podem ser: web designer/desenvolvedor, TI, designer gráfico, designer/desenvolvedor de jogos, marketer, empresário, dono de uma loja de discos, bartender ou até barista em uma loja de café. Quanto a namoro, os geeks podem se relacionar tanto com pessoas do mesmo grupo como também os menos fãs da área.

E os assuntos? No geral, geeks são reconhecidos quando começam a falar sobre os próprios estilos de vida, e discussões que envolvem hábitos "legais" ou referências da cultura pop. Frases como "Não há nada melhor do que ficar em casa vendo seriados" ou "[Enquanto tira o iPhone do bolso] Deixe-me mostrar meu iPad portátil".


O cinema



Marvel e DC, antes presença quase exclusiva nos quadrinhos, parecem travar uma guerra silenciosa em suas produções, aumentando ano a ano o número de franquias novas ou reboots, com lançamentos de, pelo menos, dois novos filmes por ano cada uma. Outro gigante que está com tudo, dando cara novamente a tapa, é a franquia Star Wars. A cada ano que se passa esse seguimento cresce no cinema, dando possibilidade de mais empreendedores aparecerem e certamente inundar esse mercado com novas possibilidades de produtos, frases para camisetas, enfim, vendas!.


Mercado em crescimento



Pelo menos nos últimos anos, os lançamentos desse gênero vem só aumentando, e em consequência esse mercado vem crescendo, ampliando não só a quantidade de interessados nesse tipo de negócio, como a quantidade e variedade de produtos disponíveis para esse público, sendo vendidos em um número cada vez maior de lojas para esse pessoal, tanto online como em lojas físicas. Além dos livros e DVDs, vem sendo produzidos, diversos bonés, canecas, chaveiros, mochilas, almofadas, pads, e principalmente os itens mais pedidos entre os nerds: as camisetas, com estampas com as mais variadas series, filmes, animes e livros. É um mercado bem rentável, que a cada dia atrai mais curiosos e fãs para esse seguimento. No futuro próximo, iremos dar dicas de como abrir um empreendimento GEEK.


_______________________________________________________________________

@erosnerd

Comentários

  1. Nao sabia dessa diferença, gostei muito... Parabéns ao redator

    ResponderExcluir
  2. Léo toda vez q alguem alguem fala em geek eu me lembro de vcz adorei essa explicação

    ResponderExcluir
  3. Faz um ppdcast sobre isso

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E ai o que você esta achando?

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS