VIAGENS/ROLES: Chopp e Vinho, uma excelente combinação!


Olá, meus queridos!

 

Depois de um tempinho ausente, J. Ribeiro está na área novamente!

E vim contar pra vocês sobre minha nova paixão.

 

Nesses dias de quarentena resolvi reexperimentar o famoso Chopp de Vinho, pois confesso que não era um dos meus favoritos. Nessa reexperiência aprendi a gostar muito do mesmo e como já sabem, curiosa como sou, resolvi pesquisar a respeito de sua preparação. E gostaria de dividir com vocês essa minha pesquisa.


 O processo utilizado para que o vinho possa a se tornar chopp é basicamente o mesmo utilizado no preparo do chopp simples e por ter uma natureza diferente, não basta simplesmente colocar um vinho qualquer num barril e servir com pressão, pois nem todo tipo de vinho ficaria bom servido assim, por isso se costuma usar um vinho frisante de preferência o moscatt, por ser leve no teor alcoólico ,na densidade e no volume de açúcar, o que favorece  para o consumo do chopp. Com a gaseificação que contém nos frisantes permite a formação do colarinho,o que pode tornar um frisante em chopp.

Um vinho comum passa por uma única fermentação bem longa, já o frisante recebe uma etapa extra, onde se reutiliza o gás carbônico acumulado pela fermentação, também pode receber uma carbonatação forçada (recebimento de gás carbônico), assim como se faz a cerveja.

 

É possível também produzir um chopp de cerveja com vinho, nesse caso, você não precisa produzir um frisante, pode se usar um vinho tinto comum, mas de preferência suave, por dar um bom contraste com a cerveja.

Você pode misturar uma parte de vinho tinto para cada 3 ou 2 e 1/2 partes de cerveja, o mais recomendado é usar cervejas cristalinas e suaves, como as Pilsner e  as Kölschs. Algumas pessoas ainda preferem adicionar uma parte de suco natural de uva com maçã, para realçar o sabor e controlar o teor alcoólico.

 

O chopp de vinho ou o chopp com vinho, assim como assim como atraiu a minha curiosidade, atraem apreciadores dos dois lados. E com um grande diferencial  uniu duas bebidas tão adoradas, de forma que se torna impossível não conciliar os admiradores de ambos!

 

Apreciem com moderação e até mais pessoal!


Comentários

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS