EMP: APOSENTADORIA x EMPREENDEDORISMO

16/02/2018
Autor: M.Ichi

Olá internautas, tudo bem com vocês? E como foram de carnaval? Ficaram somente nas brincadeiras ou aproveitaram o tempo para empreenderem ou pensarem no seu futuro como aposentado? Espero que tenham feito um pouco de cada coisa para aqueles que gostam do carnaval, e para aqueles que não gostam, espero que tenham pensado nisso também.

Pessoal, nesse artigo vou falar um pouco sobre o que a aposentadoria tem em haver com o empreendedorismo ou vice versa.




O que eu quero dizer, é que nós não fomos criados e/ou educados para pensarmos em poupar, em empreender e principalmente em uma aposentadoria futura, salvo algumas exceções.

Por isso escrevo esse artigo caros internautas, em razão do quanto é importante pensamos nisso agora para garantirmos um futuro mais tranqüilo financeiramente; pois quando conseguimos nos aposentar (eu disse quando conseguimos?), percebemos que os valores recebidos dessa aposentadoria ficam muito abaixo daquilo que tínhamos como remuneração enquanto trabalhávamos e com o decorrer do tempo, tende a diminuírem ainda mais. Razão para que pensem em abrir um negócio próprio, e isto você também pode planejar próxima a aposentadoria caso não venham a ter uma renda complementar e/ou previdência privada.

Pessoal, esse artigo também serve para aqueles que já estão aposentados. Sim! Mas por quê? Pela simples razão de que ainda é possível produzirmos algo mesmo estando aposentado; pois ficar “sem fazer nada” também não é muito bom para a saúde do nosso corpo e mente, além das perdas financeiras.

Ao escrever esse artigo, percebi que ao longo desses anos de vivência profissional, conheci poucas pessoas que planejaram as suas aposentadorias com algum projeto de empreendedorismo e que as maiorias das empresas também não se preocupam em orientar seus funcionários a planejarem as suas aposentadorias e/ou terem algum negócio; mesmo após se aposentarem. Aliás, elas não se preocupam em motivar os seus funcionários nem a uma coisa e nem a outra! E nós, só nos preocupamos quando já estamos em via de se aposentar e ainda precisando de uma renda “extra” ou quando necessitamos de fato (aqui é quando perdemos o emprego também). Na verdade, não planejamos nada e nem recebemos boas orientações.


Caros leitores que ainda não pensaram na aposentadoria, até por que muitos de vocês ainda são jovens, é bom começar a se planejar.

Acompanhem também as mudanças que o Governo quer aprovar na previdência social; pois elas farão com que vocês se aposentem cada vez mais tarde (devido o aumento da expectativa de vida!). Por essas razões, devem mais do nunca pensarem em empreenderem em algum negócio próprio, que se identifiquem ou vejam como oportunidade de negócio a partir de agora. Afinal, empreender e ganhar um extra não faz mal a ninguém, até mesmo aposentado!

Lembrando: Que os aposentados por invalides, não podem se constituírem como microempreendedor individual, pois perderão seus benefícios; assim como aqueles que recebem a bolsa família e seguro desemprego.

E agora? Vocês estão pensando no futuro? Então comecem a se planejar! Para a sua aposentadoria e/ou para o seu empreendimento; pois uma pode complementar a receita do outro e afinal, trabalhar naquilo que você gosta, faz muito bem! Então vamos empreender?

Vocês querem saber mais sobre como abrir um negócio (M.E.I, M.E e E.P.P.)? Sobre empreendedorismo e outras dicas? Entre em contato com a E.L.A.N.E – Assessoria de Negócios – atendimento@grupoelane.com.br e vejam o site: www.grupoelane.com.br

Hoje fico por aqui, espero que tenham gostado dessa “dica” sobre o seu futuro e que reflitam sobre o tema.
Um grande abraço e até mais!


Comentários

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS