Series/Filmes: 'Shirley para Presidente', da Netflix

O filme "Shirley para Presidente", produção original da Netflix, é uma obra essencial que aborda a política dos Estados Unidos. Apesar da distância geográfica e cultural em relação aos trópicos, tanto este filme quanto "Rustin" exploram personagens que desafiam as expectativas de uma sociedade branca e machista, destacando indivíduos que, publicamente ou nos bastidores, desafiam preconceitos arraigados.

Enquanto "Rustin" retrata o conselheiro de Martin Luther King Jr., um homem negro e gay, "Shirley para Presidente" foca em Shirley Chisholm (interpretada por Regina King), a primeira mulher negra a ser congressista nos Estados Unidos e, posteriormente, a primeira mulher negra a concorrer nas prévias para presidente. Este é um avanço notável para uma mulher que, anteriormente professora, desafia convenções arraigadas.

Naturalmente, ao dar esse passo, Shirley enfrenta inúmeras adversidades. John Ridley, responsável pela direção e roteiro, se empenha em retratar as complexidades desse percurso - desde os desafios de segurança e a complexa relação com a mídia, até o desgaste na relação com o marido, a percepção da sociedade por ser mulher e os desafios internos em sua campanha eleitoral.

O filme "Shirley para Presidente" é indiscutivelmente importante por mostrar um vislumbre da História e destacar o papel crucial de uma personagem pouco conhecida. No entanto, a abordagem de Ridley parece limitada, como se ele estivesse receoso de errar ao retratar Shirley Chisholm. O filme acaba sendo excessivamente convencional, sem inovação criativa, contando a história de forma linear e previsível. Até a atuação de Regina King é criticada por não trazer a profundidade necessária ao papel.

Embora deixe sua marca no audiovisual, "Shirley para Presidente" é tímido em sua execução, optando por seguir um caminho seguro em vez de explorar todo o potencial da história de Chisholm. Em comparação com outras cinebiografias notáveis, como "Malcolm X", o filme acaba perdendo a oportunidade de se destacar e se tornar memorável. É uma pena, pois tinha o potencial para ir além do convencional e se tornar uma obra marcante.

TRAILER:

_______________________________

Nome: Shirley para Presidente

Plataforma: Netflix

Link para o filme: Clique Aqui

Título original: Shirley

2024 | Classificação etária:A14 | 1h 58min | Drama

Data de lançamento: 15 de março de 2024 (EUA)

Direção: John Ridley

Roteiro: John Ridley

Produtoras: Royal Ties Productions, Participant Media, BCD Travel

Elenco: Regina King, Lance Reddick, Terrence Howard

Comentários

Postar um comentário

E ai o que você esta achando?

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS