Filme/ Serie: Holocausto Brasileiro da Netflix


"Holocausto Brasileiro" é um documentário brasileiro original da Netflix lançado em 2016 e dirigido por Daniela Arbex. O filme é baseado no livro homônimo da autora, que relata os horrores e as atrocidades ocorridas no Hospital Colônia de Barbacena, em Minas Gerais, considerado o maior hospício do Brasil. 

O documentário expõe a realidade chocante e perturbadora dos pacientes que foram internados no Hospital Colônia, muitos sem qualquer tipo de diagnóstico psiquiátrico, e que sofreram com condições desumanas, negligência, maus-tratos e abusos por décadas. O Hospital Colônia de Barbacena foi um hospital psiquiátrico fundado em 12 de outubro de 1903 na cidade de Barbacena, Minas Gerais, foi fechado no fim dos anos 80 pro começo dos anos 90. 

Ao longo de sua narrativa, "Holocausto Brasileiro" revela a história oculta por trás dos muros do hospital, onde milhares de pessoas foram submetidas a condições desumanas, sofrendo com superlotação, falta de higiene, desnutrição, violência física e psicológica, além de procedimentos desumanos e desprovidos de qualquer base científica.
O documentário levanta questões importantes sobre a saúde mental, o tratamento de pessoas consideradas "loucas" pela sociedade e a violação dos direitos humanos. Ele lança luz sobre um capítulo sombrio da história brasileira, que muitas vezes foi ignorado e silenciado.

Por meio de relatos de ex-funcionários, ex-pacientes e familiares, "Holocausto Brasileiro" oferece um olhar profundo e sensível sobre as vítimas do Hospital Colônia e busca resgatar a dignidade e a memória daqueles que foram injustiçados e esquecidos. Com uma abordagem impactante e emocional, o documentário convida o espectador a refletir sobre a importância do respeito à saúde mental, a humanização do tratamento psiquiátrico e a necessidade de combater a estigmatização das doenças mentais em nossa sociedade.

"Holocausto Brasileiro" é um trabalho corajoso e tocante que promove a conscientização e a reflexão sobre um dos episódios mais sombrios e tristes da história do Brasil, mostrando a urgência de respeitar a dignidade e os direitos das pessoas que sofrem de doenças mentais. 
Lembrando que numa tentativa de cobrir as atrocidades como a de Barbacena se repitam, foi criada a lei 10.216 de 2001, a lei da Reforma Psiquiátrica. Que vai no caminho oposto ao da internação e surge como alternativa ao tratamento hospitalar como primeira ratio, de pacientes em sofrimento mental.
Assistir a esse documentário é não apenas um ato de conhecimento histórico, mas também um ato de empatia e solidariedade para com aqueles que foram vítimas de grandes injustiças.

______________________________________________________________

Nome Original: Holocausto Brasileiro
2016 | Classificação etária:A14 | 1h 30min | Documentário
Data da primeira publicação do livro: 6 de julho de 2013
Autora: Daniela Arbex
Arte de capa do livro: Alan Maia
Assunto: direitos humanos, hospitais psiquiátricos
Editora do livro: Geração Editorial
Gênero: livro-reportagem / Documentário

Comentários

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS