LIVROS/HQs: BATMAN ANO UM

ARTIGO ESCRITO E PRODUZIDO POR ANDERSON (@nerdpoesia)

ANDERSON DO SEBO DO ANDERSON (@NERDPOESIA)

BATMAN ANO UM


"Batman Ano Um" foi lançada originalmente em 4 partes, nas edições Batman 404 a 407 em setembro de 1987, com roteiros de Frank Miller e arte de David Mazzucchelli. No Brasil saiu na edição n.01 e nas seguintes da 2°série do Batman da editora Abril, também em 1987 (essa série teve 16 edições ao total, e contou com histórias do Batman ano 1 e ano 2, roteiros de Miller, artes de Mazzucchelli e Todd Mcfarlane, entre outros). Nas edições originais, as cores eram diferentes da versão atual, o colorista Richmond Lewis inicialmente usou cores mais fortes e berrantes e depois recoloriu com tons mais sóbrios e neutros, (lembro q minha 1°resenha no instagram @nerdpoesia há uns 2 anos atrás foi justamente comparando as cores dessas duas edições).

Bom, na trama de "Ano Um" vemos um Bruce Wayne em início de carreira de vigilante, ainda buscando inspiração para  a imagem de seu alter-ego e também adentrando a noite de Gotham, se envolvendo em perigos para testar suas habilidades e táticas de luta e investigação, porém realmente inexperiente, entretanto já demonstrando de certa forma a garra, determinação, estratégias e preparo q o Batman carrega em seu manto. 

Também vemos um Jim Gordon recém-chegado na polícia de Gotham e com sua esposa grávida. Ele então passa a ver corrupção e descumprimento de deveres por grande parte dos policiais e departamento, chegando a sofrer atos violentos e covardes de seus "colegas", mas tentando se impor como homem de moral e mantenedor da justiça, sem mencionar bom de briga. Também vemos a Mulher-Gato dando seus primeiros passos.

Realmente as páginas possuem dias e meses indicando um ano na vida dos personagens. Na edição também podemos ver esboços de Mazzuchelli e um material extra incrível. Uma edição q todo bat-fã deve ter na coleção.

Mas e vc? Curte o Batman? Gosta dessa história?



_____________________________________

@erosnerd @grupoelane

Comentários

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS