EVENTOS: APAE DE SÃO PAULO lança projeto Padrinho Amigo

Autor: Parceiro Grupo CDI
19/06/2019




Campanha visa ampliar número de terapias oferecidas às crianças com deficiência intelectual

A APAE DE SÃO PAULO está lançando o projeto Padrinho Amigo, com o objetivo de arrecadar recursos financeiros para manter o atendimento às crianças com deficiência intelectual. Por meio do apadrinhamento, crianças de 0 a 6 anos inseridas no Serviço de Estimulação e Habilitação da Organização poderão contar com mais recursos para terapias como fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia.

O foco do projeto é garantir o atendimento terapêutico de crianças com hipótese ou diagnóstico confirmado de deficiência intelectual, atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e síndromes genéticas, além de promover atendimento preventivo ao recém-nascido, visando o desenvolvimento global da criança e a melhoria de sua capacidade funcional. Com isso, a Organização poderá proporcionar autonomia e independência, bem como a inclusão social e orientação sistematicamente às famílias sobre as potencialidades das crianças no ambiente domiciliar.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) garante o repasse de verbas para apenas sete das 16 sessões mensais de terapias necessárias para se obter melhores resultados no tratamento. Com o projeto, a APAE DE SÃO PAULO contará com recursos para as demais sessões, beneficiando milhares de crianças. Somente em 2018, a Organização atendeu no Serviço de Estimulação e Habilitação mais de 2 mil crianças e promoveu mais de 217 mil terapias, número menor que o registrado em 2017, quando foram realizadas quase 279 mil sessões terapêuticas.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, mostram que há mais de 7 mil crianças de 0 a 6 anos com algum tipo de deficiência intelectual na cidade de São Paulo, sendo que a maior parte em bairros da periferia. A APAE DE SÃO PAULO é referência no atendimento a pessoas com deficiência intelectual desde 1961. Somente em 2018, foram acompanhadas quase 18 mil pessoas em todos os serviços da Organização, desde o Teste do Pezinho até o Envelhecimento.

Para mais informações sobre como apadrinhar uma criança, entre no site http://www.apaesp.org.br/padrinho.

Sobre a APAE DE SÃO PAULO

A APAE DE SÃO PAULO é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que há 58 anos previne e promove a saúde das pessoas com deficiência intelectual, além de apoiar a sua inclusão social e a defesa de seus direitos, produzindo e disseminando conhecimento. Atua desde o nascimento ao processo de envelhecimento, propiciando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias acerca dos direitos das pessoas com deficiência intelectual. Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório APAE DE SÃO PAULO é o maior da América Latina em exames realizados. Por meio do Instituto APAE DE SÃO PAULO, a Organização gera e dissemina conhecimento científico sobre deficiência intelectual com pesquisas e cursos de formação. Para colaborar, os interessados podem ligar para: 11-5080-7000, acessar ou enviar e-mail para atendimento@apaesp.org.br.

Informações para imprensa
Grupo CDI – Comunicação e Marketing
André Guerra (11) 3817-7907 andre.guerra@cdicom.com.br
Jorge Valério (11) 3817-8002 – jorge@cdicom.com.br
Letícia Suzuki (11) 3817-7911 – leticia.suzuki@cdicom.com.br

Comentários

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS