Autor: Eddie
Klonoa é um dos mascotes criados pela Namco, seus jogos já tiveram versões para PlayStation, PlayStation 2, Game Boy Advanced, Bandai Wonderswam e Nintendo Wii e alcançaram um sucesso na época, já tendo chegado quase ao topo de vendas.
Klonoa: Door to Phantomile (Namco (PSX)/Paon(Wii) - O primeiro jogo da série Klonoa foi lançado no dia 11 de Dezembro de 1997 no Japão e em 10 de Março de 1998 nos Estados Unidos no PlayStation e foi um dos primeiros do gênero de plataforma 2D que misturava a jogabilidade alguns planos em 3D.
A jogabilidade do jogo é 2D porém nem sempre você anda em linha reta, o próprio jogo rotaciona a câmera no cenário 3D sempre te mostrando na lateral. É o que eles chamam de "2,5D". Uma das principais características do personagem que podem ser notadas já de cara na abertura do jogo é que ele veste um chapéu que tem bordado o personagem Pac Man, também criado pela Namco.
A história começa com a lenda da Terra de Phantomile, um misterioso lugar que é mantido pelos sonhos que as pessoas tem durante a noite. Como resultado, ninguém pode se lembrar bem dos sonhos que tiveram, mesmo que tenham tido um recentemente. Entretanto, um jovem menino-gato chamado Klonoa que vive na cidade de Breezegale com o seu avô tem tido sonhos sobre uma misteriosa embarcação voadora caindo perto da montanha e pode se lembrar de cada detalhe do sonho.
Um dia, uma embarcação realmente cai na montanha e então Klonoa e seu amigo, um espirito aprisionado em um anel chamado Huepow, decidem investigar. Depois de enfrentarem alguns inimigos eles chegam ao topo da montanha aonde eles acham 2 criaturas estranhas.
Eles ali ficam sabendo que o nome do líder dos inimigos se chama Ghadius e o seu comparsa, um pequeno servo chamado Joker, e que eles estão procurando por um medalhão que contém alguns poderes mágicos. Eles sequestram uma mulher chamada Lephise e antes de retornar à vila, Klonoa e Huepow decidem ir atrás deles.
O jogo se passa no mundo de Phantomile, que é dividido em 5 localizações: Breezegale, A Vila do Vento; Jugpot, O Reino das Águas; Forlock, A Vila da Floresta; Coronia, O Templo do Sol e Cress, O Reino da Lua. Um jogo "curto" com apenas 14 estágios mas com bastantes desafios e alguns puzzles pra quebrar o gelo estão espalhados pelos estágios, assim como chefes de 2 em 2 estágios.
Klonoa tem algumas habilidades como flutuar no ar por alguns segundos graças a suas grandes orelhas e um botão de ataque que na verdade ele segura o inimigo na ponta da cabeça e usa-o como arma ou para alcançar lugares mais altos que não podem ser acessados com um salto normal.
Em 2008, foi lançado um remake para o Nintendo Wii aonde sofreram algumas mudanças no gráfico do jogo, que eram sprintes 2D nos personagens e poligonal no cenário e no Wii utiliza-se Cel Shading para tudo, e as cenas em CG que foram substituídas por cutscenes devido ao excelente gráfico que eles conseguiram fazer no Wii.
Outra coisa nova no Wii é que alguns diálogos no PlayStation eram apenas letrinhas na caixa de texto que ficava embaixo da tela enquanto no Wii todas as cenas são faladas e dão a impressão de um quadrinho/mangá já que aparecem os balões ao invés de legendas embaixo da tela.
Uma coisa que eu devo ressaltar aqui é que a história do jogo, embora eu não queira comentar muito dela pra não tirar a graça de quanto vocês forem jogar, ela me surpreendeu por ser um joguinho geralmente infantil que tem sempre a mesma história clichê e tal, mas garanto que o final do jogo vai surpreender a muitos.
Sensacional esse jogo, espero ter explicado todos os pontos importantes e que tenham curtido o artigo.
Klonoa: Door to Phantomile (Namco (PSX)/Paon(Wii) - O primeiro jogo da série Klonoa foi lançado no dia 11 de Dezembro de 1997 no Japão e em 10 de Março de 1998 nos Estados Unidos no PlayStation e foi um dos primeiros do gênero de plataforma 2D que misturava a jogabilidade alguns planos em 3D.
A jogabilidade do jogo é 2D porém nem sempre você anda em linha reta, o próprio jogo rotaciona a câmera no cenário 3D sempre te mostrando na lateral. É o que eles chamam de "2,5D". Uma das principais características do personagem que podem ser notadas já de cara na abertura do jogo é que ele veste um chapéu que tem bordado o personagem Pac Man, também criado pela Namco.
A história começa com a lenda da Terra de Phantomile, um misterioso lugar que é mantido pelos sonhos que as pessoas tem durante a noite. Como resultado, ninguém pode se lembrar bem dos sonhos que tiveram, mesmo que tenham tido um recentemente. Entretanto, um jovem menino-gato chamado Klonoa que vive na cidade de Breezegale com o seu avô tem tido sonhos sobre uma misteriosa embarcação voadora caindo perto da montanha e pode se lembrar de cada detalhe do sonho.
Um dia, uma embarcação realmente cai na montanha e então Klonoa e seu amigo, um espirito aprisionado em um anel chamado Huepow, decidem investigar. Depois de enfrentarem alguns inimigos eles chegam ao topo da montanha aonde eles acham 2 criaturas estranhas.
Eles ali ficam sabendo que o nome do líder dos inimigos se chama Ghadius e o seu comparsa, um pequeno servo chamado Joker, e que eles estão procurando por um medalhão que contém alguns poderes mágicos. Eles sequestram uma mulher chamada Lephise e antes de retornar à vila, Klonoa e Huepow decidem ir atrás deles.
O jogo se passa no mundo de Phantomile, que é dividido em 5 localizações: Breezegale, A Vila do Vento; Jugpot, O Reino das Águas; Forlock, A Vila da Floresta; Coronia, O Templo do Sol e Cress, O Reino da Lua. Um jogo "curto" com apenas 14 estágios mas com bastantes desafios e alguns puzzles pra quebrar o gelo estão espalhados pelos estágios, assim como chefes de 2 em 2 estágios.
Klonoa tem algumas habilidades como flutuar no ar por alguns segundos graças a suas grandes orelhas e um botão de ataque que na verdade ele segura o inimigo na ponta da cabeça e usa-o como arma ou para alcançar lugares mais altos que não podem ser acessados com um salto normal.
Em 2008, foi lançado um remake para o Nintendo Wii aonde sofreram algumas mudanças no gráfico do jogo, que eram sprintes 2D nos personagens e poligonal no cenário e no Wii utiliza-se Cel Shading para tudo, e as cenas em CG que foram substituídas por cutscenes devido ao excelente gráfico que eles conseguiram fazer no Wii.
Outra coisa nova no Wii é que alguns diálogos no PlayStation eram apenas letrinhas na caixa de texto que ficava embaixo da tela enquanto no Wii todas as cenas são faladas e dão a impressão de um quadrinho/mangá já que aparecem os balões ao invés de legendas embaixo da tela.
Algumas imagens e vídeos das duas versões:
PlayStation:
Wii:
Vídeo comparativo que mostra a diferença entre as duas versões:
Uma coisa que eu devo ressaltar aqui é que a história do jogo, embora eu não queira comentar muito dela pra não tirar a graça de quanto vocês forem jogar, ela me surpreendeu por ser um joguinho geralmente infantil que tem sempre a mesma história clichê e tal, mas garanto que o final do jogo vai surpreender a muitos.
Sensacional esse jogo, espero ter explicado todos os pontos importantes e que tenham curtido o artigo.
Até o próximo.
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