EMP: EMPREENDEDORISMO: “MENOS É MAIS”

23/11/2018
Autor: M.Ichi




Olá! Caros internautas empreendedores, tudo bem com vocês? Curtiram o feriadão?

E quanto às ideias para empreender, tem colocado em prática?

Pois bem, hoje falarei um pouco sobre esse ditado popular “menos é mais”, e o que isso tem em haver com empreendedorismo.

Tenho escutado muito nesses anos de trabalho com empreendedorismo, os empresários só se lamentando sobre quedas nas vendas, clientes que sumiram; a tal crise econômica e outras justificativas sobre fracassos em empreender. Mas não vejo uma mudança em seu comportamento de gestão em seu negócio, para que mude isso. Só falam que trabalham muitas horas, sem ver a “cor do dinheiro”.

Fazer menos e melhor, é o maior desafio que muitos empreendedores têm a frente em seus empreendimentos, inclusive fazer uma gestão simples, que é o controle financeiro do seu negócio; para saber o quanto ganhou no final do dia, da semana ou do mês.

Como tenho uma bagagem de experiência com vendas, não me convenço dessas “dificuldades” que esses empreendedores alegam em seus negócios, principalmente num país com mais de 208 milhões de habitantes (IBGE/18). Sim podem ocorrer “turbulências” em seus caminhos; porém se você tem um bom planejamento e está atento à movimentação do mercado que atua, simplificando suas ações, a sua empresa crescerá.

O que tenho observado é que a maioria dos empreendedores cometem muitos erros em suas empresas, e o primeiro deles é não terem um plano de negócio básico que mostre o caminho a seguir e a outra que destaco, é que querem “inventar modas” com produtos/serviços “especiais”, “gourmetização”, como se isso fosse o caminho para o aumento das vendas.

Na verdade, o que os consumidores querem, são as coisas simples; como uma boa comida com tempero caseiro, um bolo simples; porém saboroso (lembram-se do bolo da vovó?), um aparelho que funcione bem e que não seja complicado de manusear, uma roupa que vista bem no corpo, sem muitas necessidades de ajustes. E para completar; pois é o mais importante para o seu sucesso, é realizar um bom atendimento; porém de forma simples e educado, sem aquela forma de “sufocar” o cliente para adquirir os produtos/serviço – daí o MENOS É MAIS -.

Então pessoal uma das fórmulas do sucesso em seu negócio; é oferecerem produtos de forma simples com qualidade; porém honestos e sem muita “frescura” ao cliente, até porque para eles o menos é mais também.

Hoje ficamos por aqui, e espero ter ajudado vocês a encontrarem o caminho para o sucesso em seus negócios.

Até a próxima e um grande abraço a todos.


Comentários

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS