EMP: Cordenadores Empresarias, os Lideres da sua empresa.

Autor: Eddie



Olá meus caros leitores, vamos falar um pouco sobre o coordenador empresarial, que nada mais é que um cargo de liderança.

Em nossas assessorias e consultorias, reparamos que ás vezes o problema da empresa está na sua equipe, e isso é sinal de falta de liderança.

Um líder precisa saber lidar com todos os tipos de pessoas. Os que estão mais motivados, os que nunca têm ideias ou os que estão completamente desmotivados o tempo todo. E é sobre este último grupo que vamos nos focar para dissertar nesse novo artigo: os trabalhadores desmotivados e seus coordenadores.

Com o contexto atual, em que os profissionais ouvem muitas vezes a palavra "não" como resposta, tanto dos clientes como dos seus superiores, que é normal que a desmotivação aumente. Mas cabe a você, líder de equipe, reverter a situação.

Para conseguir fazê-lo, é importante que em primeiro lugar entenda o motivo dessa desmotivação. Porque razão esse membro da sua equipa tem pouca vontade de trabalhar? Quais são os sintomas que ele apresenta? Só descobrindo o problema que você será capaz de encontrar a solução.
Mas não pense que a desmotivação é somente culpa do próprio funcionário, as vezes a culpa vem de cima; de você mesmo meu caro coordenador. Pode ser por despreparo de atuação no cargo, falta de experiência, e sobre tudo falta de empatia.

A maioria das vezes, meu caro coordenador, você estará sobre pressão, seu superior irá te acumular de serviços, porém é sua obrigação repassar as ordens e supervisionar as pessoas que você deixou responsável. E caso você não repasse essas ordens para os devidos setores, você irá acumular uma responsabilidade muito grande, na qual irá te estressar e acabará provocando desânimo na sua equipe, e em alguns casos discórdia.

Geralmente, um dos problemas nos colaboradores desmotivados é que eles vêem a sua situação atual como definitiva, o que não é de todo verdade. Se esse colaborador não está cumprindo com o esperado, você tem de conversar com ele e procurar o motivo disso estar acontecendo e ajudá-lo a encontrar uma solução, salientando que essa situação é apenas uma fase e que pode ser alterada. Afinal de contas, você é um líder e cabe a VOCÊ ajudar as outras pessoas a melhorarem a sua vida.

Depois disso, chegou a hora de fazê-lo olhar em frente. Nada motiva mais uma pessoa do que olhar para o futuro e imaginar algo diferente, algo melhor. Essa "viagem" vai aumentar a sua motivação.

Mas por último, e talvez a mais importante, é partir para ação. Faça já, pois só a ação pode elevar a motivação. A palavra motivação é derivada da palavra em latim MOVERE, que significa mover para realizar determinada ação. Por isso, ambas são dependentes uma da outra. Sem motivação não existe ação e sem ação a motivação não aumenta.

Sendo assim, pessoal tomem iniciativa, sejam lideres de seus colaboradores e até a próxima.

Abraço!

Comentários

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS