C.M.C.: Copos e taças de cerveja


03/09/2018
Autor: JRibeiro

Olá pessoas, existem diversos tipos de taças e copos de cervejas e cada um tem suas particularidades e serve para um determinado estilo de cerveja.
Para ajudar a escolher o copo ou taça certa, seguem as principais variações de copos e taças para você.



Tumbler
É um copo robusto, com paredes grossas de vidro, que ajudam a evitar que o calor das mãos passe para a bebida, possui capacidade de 410ml usado para tomar  Witbier (cerveja de trigo belga).
Sugestão de cerveja: Hoegaarden

Pint
É uma medida, que corresponde a 473 ml. Ideal para stout e suas variações, lagers de diversos tipos, IPA e suas variações, porter e suas variações, brown ale e Scotch ale.
Sugestão de cerveja: Guinness

Cálice
Tradicionalmente usado para cervejas trapistas, tem um bocal mediano, recomendado para rótulos com mais intensidade aromática.
Sugestão de cerveja: Chimay

Caldereta/ Shaker
É um copo  muito usado em bares americanos, simples e utilitário, pode ser usado para qualquer estilo de cerveja.
Sugestão de cerveja: Colorado Indica

Snifter
Um copo usado para servir conhaque e whiskey, o Snifter faz um bom trabalho ao capturar os aromas de cervejas mais encorpadas e com aroma mais forte. Seu formato de base arredondada e boca estreita permitem movimentar o líquido em seu interior, para liberar os aromas da bebida.
Sugestão de cerveja: Wals Petroleum

Mug/Stein/Caneca
Clássico em festas alemãs e suporta grande quantidade de bebida, sem potencializar suas qualidades.

Sugestão de cerveja: Paulaner Original Munchner Hell


Flúte
Longilíneo, favorece a formação do chamado perlage, as bolhas de espumante sobem a superfície evitando que ele se dissipe rapidamente.
Sugestão de cerveja: Deus

Stange
É um copo cilíndrico, alto e estreito. Funciona como uma taça de champagne e por isso é usado para o serviço de cervejas mais delicadas. Seu formato ajuda a concentrar e ampliar as nuances de maltes e lúpulos.
Sugestão de cerveja: Eisenbahn Kolsch

Pilsner
Erroneamente conhecido como tulipa no Brasil, é um copo estreito e comprido, com a boca um pouco mais larga que o corpo. O formato ajuda contemplar a beleza visual de Pilsners e outras cervejas claras e translúcidas, tornando visível todo o caminho percorrido pelas bolhinhas que descolam do fundo até a superfície. Esse copo ajuda a manter o creme da cerveja por mais tempo, preservando seus aromas.
Sugestão de cerveja: Pilsner Urquell

Tulipa
É um copo tradicional belga, de corpo arredondado, sustentado por uma haste curta e um pé circular, seguido por uma curvatura côncava até a boca, lembrando o formato de uma flor tulipa. Foi desenhado para exaltar os aromas e sabores dos estilos clássicos belgas, mas também funciona muito bem para outros estilos maltados e lupulados. A haste ajuda na hora de movimentar o copo em círculos para que os aromas se desprendam do líquido e se tornem mais evidentes, favorecendo com que a degustação.
Sugestão de cerveja: Duvel

Weizen
Um dos copos mais curiosos, fato que em geral se deve ao seu tamanho a princípio exagerado. Foi desenvolvido para o serviço de cervejas à base de trigo, que mantém as leveduras na garrafa após o envase. Essas cervejas devem ser servidas de uma vez, isto é, todo o conteúdo deve ser despejado no copo, pois as leveduras precipitam e se concentram no fundo da garrafa. Para que a cerveja seja apreciada de forma correta, tanto o conteúdo do fundo, contendo as leveduras, quanto o restante da garrafa devem estar no copo. Por isso, o Weizen é um copo grande, pois deve ter tamanho o suficiente para acomodar todo o conteúdo da garrafa de uma vez.
Sugestão de cerveja: Weihenstephaner Weissbier

Até a próxima pessoas.

Comentários

Postagens mais vistas

Como foi 1° Dia de Brasil Game Show (Imprensa) ?

Dicas de filmes sobre empreendedorismo – Parte II

ROCKFEST, o verdadeiro festival de Rock ‘N’ Roll!

M.G.: Marvel's Avengers - Novo Game da Square Enix

FILMES: VENTOS DA LIBERDADE