VIAGENS/ROLES: VISITA À CERVEJARIA VOTUS


16/05/2018
Artigo: JRibeiro

O nome VOTUS vem do Latim, em português significa VOTO, no fundamento em que todos nós devemos e podemos manifestar nossa opinião sobre qualquer coisa.

Localizada na cidade de Diadema há três anos, a VOTUS é uma cervejaria artesanal de pequeno porte que fabrica até 26 mil litros de cerveja por mês, ganhou premiações por três vezes no World Beer Awards , por duas vezes com a cerveja German-Style Doppelbock - Votus Nº003 Doppelbock e uma com a English Brown Ale – Votus Nº004.
A cada quinze dias a VOTUS abre as portas para o público cervejeiro, mostrando todo processo industrial para a fabricação da cerveja e eu tive a oportunidade de participar de uma dessas visitações junto com o Grupo ELANE, a qual gostei muito, pois essa idéia inovadora leva conhecimento tanto para quem já aprecia, como para quem não conhece cervejas especiais, além de conhecer os procedimentos de produção, ainda degustamos suas cervejas.



Conhecemos a matéria prima de cereais:



Malte Base de Cevada: é extraído a parte do açúcar para virar álcool
Malte Especial: é utilizado de 5% a 25% na conta da receita da cerveja
Malte chocolate: é utilizado nas cervejas escuras, lembra o grão do café
Malte Pilsen Moído: Tem aspecto de farinhaço
Flocos de Aveia: tem um efeito direto no sabor da cerveja 
Lúpulo: que produz o aroma e o amargor da cerveja

Vimos também o processo de Brassagem:

É feito num sequencial de panelas, começando por um moinho de rolo batendo no cereal, triturando o interior do grão, de forma que sua casca permaneça intacta para separar o liquido do bagaço, assim todo cereal é utilizado, o próximo passo é este ser moído pelo cilo por uma rosca, com água quente desce o malte e faz a mostura (cozimento), palavra advinda do jargão antigo “mosturação”, vai para uma tina de fervura e joga o lúpulo e por último vai para o tanque de adega de fermentação em barril de madeira onde é produzida a levedura (processo de fermentação), por último é acrescentado o gás e em seguida passa para o processo de envaze.
É um procedimento que dura de 6 a 10 horas sem interrupção.

Bom pessoal, se tiverem oportunidade, tentem visitar a Cervejaria Votus, é muito interessante. Mandem e-mail para a Jessica (jessica@cervejavotus.com.br) representante da Cervejaria Votus e marque sua visita. Segue o endereço EndereçoAv. Presidente Costa e Silva, 457 - Casa Grande, Diadema - SP, 09961-400

Deixo com vocês algumas fotos da visita:








Até a próxima.


Comentários

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS