EMP: Você empreendedor, inovou seu modelo de negócio?

19/03/2018
Autor: Eddie

Hoje o mercado é muito competitivo e a busca por produtos novos e de qualidade, a inovação se torna o grande diferencial.


Por que muito comentamos que a inovação é importante para os negócios? 


Bom, as pessoas querem ser diferentes e, por isso, querem comprar produtos e vestimentas que as diferenciem de seus pares, ou que tornem suas vidas mais eficientes; as empresas precisam oferecer produtos e serviços mais baratos para que os consumidores comprem as suas soluções e não a dos concorrentes; as organizações necessitam de novos processos otimizados para poder entregar itens melhores, com maior qualidade e com maior rapidez. 

Hoje, graças aos recursos digitais que temos disponíveis (internet e dispositivos inteligentes), pesquisas e comparações podem ser feitas em minutos sem sequer sair de casa, do carro ou do local de trabalho. As pessoas se comunicam intensamente por redes sociais, compartilhando lançamentos, oportunidades e reclamações.

  • O que é na verdade a tal gestão da inovação nas empresas e qual é o segredo para fazer frente a tudo isto que falamos acima?


inovação é um conjunto de procedimentos e metodologias nas empresas, abrangentes e contínuos, e que, embora particulares para cada organização, permitem que estas possam direcionar com muita precisão seus escassos recursos.

Isso ocorre quando se implementa uma mudança significativa na forma de fazer negócios da empresa, atuando sobre dois componentes fundamentais da oferta: a proposta de valor oferecida aos clientes (inovando no segmento-alvo de clientes, na oferta em si e no modelo de gerar receita) e o modelo de operação (incluindo aí mudanças em toda a cadeia de valor). Na maioria das inovações, ocorre um mix de dois ou mais tipos de inovação simultaneamente. A inovação de modelo de negócios incorpora, em geral, inovações em todos os pilares: produtos, serviços, processos, marketing e organização.

Ė muito importante lembrar que não basta acontecer uma só vez e só em um departamento!

Se você tiver um bom sistema de inovação na empresa, passará a saber:
1)  qual é o mercado e quais clientes quer atingir;

2)  com que produtos e serviços quer e pode fazer isto;

3)  quais novos produtos e serviços podem aparecer nos próximos anos e;

4)  quais mudanças de mercado estaremos sujeitos e que podem colocar em risco o nosso negócio.

Para surpreender seus clientes e concorrentes com produtos infalíveis e confiáveis, além da novidade em si, um bom sistema de inovação levará a que você esteja aberto a todas as ideias e oportunidades criadas por seus colaboradores e pelas áreas internas responsáveis por criar, mas também deverá estar pronto a fazer parcerias como: universidades, fornecedores, clientes, investidores de risco e a própria comunidade.

Quer saber de uma empresa que inovou, e provavelmente você tenha em casa ou no minimo  já tenha ouvido falar

A NETIFLIX.

Ela inovou seu modelo de negócio, houve um verdadeiro mix de inovação, a proposta inicial de valor oferecida aos clientes se baseava na ausência das taxas por atraso. Com isso, haveria um maior satisfação por parte do cliente já que no modelo tradicional das locadoras, o locatário pagava uma taxa mensal e tinha direito a três DVDs por tempo indeterminado.  Além disso, o modelo de operação da empresa soube capitalizar a mudança tecnológica de VHS para DVD, o que criou um ambiente propício para o envio de mídias mais leve pelos correios a um custo menor.
Em paralelo a isso, a Netflix criou um motor de busca online que facilitava a vida do consumidor, acumulando dados sobre suas escolhas e introduzindo a ideia de fila de filme. Mais tarde, com a popularização da internet, a empresa passou investir no serviço de streaming de vídeo, o que diminuiu ainda mais os custos operacionais e agregou ainda mais valor ao serviço. Graças ao seu sucesso na distribuição de conteúdo, a Netflix pode inovar ainda mais seu próprio serviço, trazendo conteúdos exclusivos, na forma de séries para sua plataforma e até na produção de filmes. Assim, fazendo com que as pessoas deixassem de frequentar as filas dos cinemas, para ficarem no conforto de suas residencias.

Conclusão.

Podemos perceber que a inovação do modelo de negócio possibilita que a empresa não só mude sua forma de fazer negócios de forma positiva como também permite que ela abra espaço para novos modelos de inovação seja de produto, serviço, processo, marketing ou organização.

Esse olhar novo no modus operandi da empresa permite que a mesma enxergue potenciais nichos de mercado e seja a pioneira nessa fatia de mercado.

Bom, você empreendedor já inovou seu modelo de negócio? ao menos ficou interessado em inovar? 

Se a resposta para a segunda pergunta é sim, já temos um bom começo e agora só depende de VOCÊ

E caso não souber por onde começar, ou como colocar em pratica sua ideia ou até seu plano de negócio,  nós do Grupo E.L.A.N.E. estamos a disposição para ajuda-lo!

Entre em contato conosco pelo e-mail Atendimento@grupoelane.com.br, ou pelo site www.grupoelane.com.br e marque uma reunião, que temos os parceiros e funcionários certos para lhe proporcionar a ajuda necessária nessa jornada.

Até a próxima.

Comentários

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS