VIAGENS/ROLES: ESTILO IPA (India Pale Ale )



Olá pessoal! 
hoje vou falar sobre o meu estilo de cerveja favorito, India Pale Ale, mas conhecido como estilo ipa.

A história DA IPA
  
A India Pale Ale, é uma das mais populares entre os conhecedores entre os de cervejas artesanais. É uma cerveja com amargor acentuado, devido à adição de lúpulos em quantidade superior à que normalmente é utilizada para produzir outros estilos.

Originada em meio aos séculos 18 e 19, nas rotas coloniais das terras indianas, os soldados, marinheiros e oficiais britânicos sentiam falta da cerveja que costumavam consumir em seu país, mas como as viagens eram bem longas, a bebida estragaria no meio do percurso, mas descobriram que se acrescentasse mais lúpulos, a bebida chegaria em perfeitas condições. Uma idéia de autoria do cervejeiro George Hodgson, da BowBrewery, de Londres, cuja sua cervejaria se tornou reconhecida e influente nesse segmento, o qual dominou por décadas.

A Bow Brewery de Hodgson conquistou a preferência dos britânicos da colônia, e “a pale ale para a Índia”, ou a “pale ale preparada para o clima indiano”, se tornou o estilo de cerveja que mais os agradava. Com o decorrer do tempo, ela passou a ser conhecida simplesmente como “India Pale Ale”, ou simplesmente IPA.

 


a Ipa e seus diversos tipos

 

 

AMERICAN IPA

Uma versão mais popular, duas características marcantes são o amargor e o aroma intenso que vem dos lúpulos americanos. Nos Estados Unidos a classificam em duas categorias, East Coast (Costa Leste)e West Coast (Costa Oeste).


 

ENGLISH IPA

Feita da forma mais antiga dos ingleses. Com o malte mais acentuado que a versão americana e um aroma de lúpulo mais sutil.

IMPERIAL IPA

Conhecida também como Double IPA ou Double Pale Ale, é a versão mais potente da IPA, com amargor bem mais acentuado, com doses generosas de lúpulo e teor alcoólico elevado. Seu teor alcoólico pode chegar a altos valores de 9% até 13%, para melhor equilíbrio do malte com uma grande quantidade de lúpulo, sua cor é um pouco mais escura do que uma IPA “normal”.

SESSION IPA

A Session IPA é de baixo teor alcoólico, mas sem perder a característica do lúpulo. Seu aroma é mais acentuado que seu amargor.

BELGIAN IPA
É uma cerveja híbrida, foi criada por americanos que utilizaram parte do padrão da levedura belga em sua produção mas com mais amargor e aroma, utilizando muitas vezes até lúpulos Sua coloração é variada, podendo ser mais clara, tendendo para o.

BLACK IPA
Também chamada de India Black Ale, com características escuras e malte tostado, podem aparecer na cerveja notas que remetem a café, caramelo, chocolate ou frutas cítricas.

RED IPA
A Red IPA com sua coloração rubi, notas de caramelo, maltes de uma American Lamber Ale que dão o amargor, mas também deixam como uma “cerveja seca”.

WHITE IPA
Também encontrada pelo nome de wit IPA, tem a base de uma witbier, são mais claras, com aroma de laranja e coentro.

Algumas das CERVEJARIAS NACIONAIS QUE PRODUZEM CERVEJAS IPA:

obs: (click no nome para ser direcionado para pagina)

 _________________________________________________________________

Espero que tenham gostado, logo mais trarei novas experiencias e dicas de bebidas.

Até a próxima pessoal.


REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Comentários

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS