Dicas: Salão de Beleza

Os salões de beleza passaram a comportar uma série de serviços para os mais diversos públicos nos últimos anos. Muito além da estética capilar e da manicure, é possível encontrar negócios especializados em saúde e embelezamento de sobrancelhas e cílios, bem como cuidado com os pés, depilação, maquiagem facial, com especialização em tendências ou nos preceitos do visagismo.
E a preocupação com a aparência não se restringe às mulheres! Os homens mostram um interesse crescente em produtos e serviços de beleza e estética e a oferta de serviços adaptados para o público masculino ainda é insuficiente.
Segundo o último estudo divulgado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), a indústria apresentou um crescimento médio de aproximadamente quase 12% ao ano nos últimos anos.

E se esse mercado não para de crescer no Brasil, investir em um salão de beleza pode ser uma ótima oportunidade para empreender e crescer no mundo dos negócios.

Se você está pensando em abrir um salão de beleza, este artigo é o material certo para você! Confira nossas dicas para empreender no mundo da estética, dobre as mangas e prepare-se para obter ótimos resultados!


Por onde começar para abrir um salão de beleza?

Um salão de beleza exige desempenho profissional de alto nível e deve estar sempre sintonizado com as tendências. É preciso não só acompanhar as mais renomadas publicações de moda e beleza como também ter um olhar aguçado sobre a relação entre o público e as mídias, como blogs, novelas e filmes.
Por isso, cursos profissionalizantes, de nível técnico ou superior, bem como os de curta duração, são essenciais nesse segmento. É preciso não só se manter bem informado, como também cuidar da capacitação de toda a equipe.

Os serviços a serem oferecidos devem variar de acordo com o foco de seu negócio, bem como o tamanho de sua estrutura e dos profissionais com quem você conta, como mostraremos adiante.
Há 3 maneiras tradicionais de se inserir no mercado dos salões de beleza:

Abertura de uma franquia

Nesse modelo de franquias, você paga um dinheiro adiantado para abrir um negócio que já tenha uma marca estabelecida no mercado.

Isso significa que seus potenciais clientes já terão conhecimento de marca e o modelo de negócio já estará testado.
Compra de um salão de beleza
Se você deseja contar com uma estrutura já montada, a compra de um salão pronto pode ser uma boa pedida.
Existem, porém, algumas ressalvas: “herdar” um negócio exige um trabalho peculiar de construção de imagem entre a cartela de clientes. Verifique a reputação do negócio que você vai comprar e estabeleça estratégias para reconquistar os antigos clientes e alcançar um novo público ou contrate uma assessoria para lhe ajudar.

Estabelecer seu próprio salão de beleza

Aqui, você começa um novo negócio do zero. As dicas que reunimos abaixo são especialmente direcionadas para esses casos, como você acompanha a seguir.
Pesquisa de mercado
Para entender quais serviços oferecer, onde e como, você precisa compreender o seu público como a palma de sua mão. Por isso, as pesquisas de mercado são um aspecto fundamental para a estruturação de um negócio.
Por ser um mercado em constante crescimento, é preciso ter especial atenção com a concorrência. Muitos deles estão no mercado informal, o que causa uma disparidade entre os preços.
Apesar de a concorrência no mercado da beleza ser acirrada, a clientela costuma ser fixa e somente procura a concorrência quando os serviços não estão satisfatórios.
Outro fenômeno do setor é o fato do cliente usufruir de diferentes serviços em estabelecimentos distintos. Daí a importância de ter atenção à qualidade de todos os serviços, oferecer bons preços e pacotes, para que o cliente possa conhecer todo o potencial do salão.
Planejamento
Um dos primeiros passos de seu planejamento deve ser a determinação do mercado-alvo que você deseja atrair para seu salão de beleza. Isso ajudará na escolha do local, dos serviços a serem oferecidos, estratégias de divulgaçãoe precificação.

Crie um perfil do cliente ideal, relacionando o nível de renda, idade, interesses, hobbies, gênero, ocupação, atitudes e outras características de personalidade com o tipo de pessoa que tem maior probabilidade de aderir ao seu salão de beleza.

Para construção desse perfil, você pode investir em uma pesquisa de mercado, como indicamos acima. Só tenha cuidado para não induzir respostas: o ideal é que as perguntas sejam simples e objetivas, de forma que os entrevistados se sintam confortáveis em expressar sua opinião.
Após definir o perfil de seu cliente, você pode desenvolver um menu de serviços, atribuindo uma faixa de preço para cada serviço. É importante pensar em quais sistemas de pagamento você vai adotar e quais são os custos para implantação de cada um deles.
Visite negócios que tenham o perfil do salão que você deseja montar e descubra quais produtos e serviços são oferecidos. O interessante é que você inove a partir dessa pesquisa, pensando em diferenciais que não são oferecidos por seus concorrentes.
Um salão de beleza de ponta precisa contar com uma boa variedade dos melhores e mais atualizados produtos cosméticos. Novamente, acompanhar as tendências é essencial para entender qual é a demanda da sua clientela. Assim, você não fica com produtos parados no estoque e seus clientes têm a garantia de contar com novidades sempre.
A pesquisa por fornecedores pode ser feita em feiras de beleza e pela indicação de colegas de profissão. Contacte representantes, peça amostras de produtos e se inteire sobre as condições de pagamento e prazos de entrega. Assim, aos poucos, você prepara um cronograma para que seu salão não fique sem “munições”!

Orçamento e capital

Os investimentos necessários para a construção de um salão de beleza variam de acordo com o porte do empreendimento e com os serviços prestados.

Sebrae estima que o investimento inicial para um salão de beleza seja de, aproximadamente, R$ 100 mil, o que cobre a construção e reforma de instalações, equipamentos, produtos de informática, mobiliário, alarmes e utensílios de trabalho. A indicação é que o empreendedor tenha um capital de giro de aproximadamente R$ 20 mil para sustentar o negócio nos primeiros meses de atividade. Na opinião da E.L.A.N.E. o investimento inicial para um Salão de Beleza varia de região para região, mas na média seria uns 160 mil, para assim se manter nos 2 primeiros meses, com um bom Plano de Negócio.

O que é preciso para montar um salão de beleza

Embora não haja uma receita de bolo para o sucesso de um empreendimento, alguns passos são fundamentais para que seu salão se estabeleça no mercado. Confira a baixo:

*Ponto comercial

A escolha do local de funcionamento de seu salão de beleza é uma das decisões mais importantes a serem tomadas no estágio inicial de criação do seu negócio. Para isso, é preciso considerar:

*Tráfego da região

Ruas bem movimentadas, bem como as vias movimentadas de galerias e centros comerciais, melhoram as oportunidades de negócio, dando visibilidade para o seu salão.

*Acessibilidade

Disponibilidade de vagas para estacionar é um dos grandes problemas das grandes cidades, assim como a segurança para os veículos. Por isso, providenciar algumas vagas para os clientes de seu salão pode ser um diferencial e tanto para o seu empreendimento.

*Concorrência local

Verifique quais são os salões de beleza presentes na região e que tipos de serviços eles oferecem. Se o negócio complementa os seus serviços, pode ser que a proximidade seja benéfica.

Se não, a proximidade torna-se ruim para ambos os estabelecimentos. Tente demarcar um lugar onde você seja o único salão por alguns quarteirões.

*Atratividade da área circundante

Verifique se a área cogitada oferece segurança, iluminação e atrativos para um serviço voltado para estética. Estar próximo de lojas de roupas atraentes e cafeterias, por exemplo, atrai clientes mais dispostos a investir tempo e dinheiro em cuidados pessoais.

É preciso levar em consideração também a estrutura de rede elétrica, canalização, segurança e a quantidade de pontos de tomadas especiais. Peça a ajuda de um arquiteto ou um técnico em construção civil, se necessário.

Se você optar por abrir um salão de beleza em um local que já tenha sido um centro estético, pode aproveitar a infraestrutura já estabelecida. Mas tenha cuidado: pesquise nos arredores a razão para que o salão tenha fechado.

O layout do espaço também deve ser funcional, vender os serviços, ser agradável e reforçar a imagem do negócio.

No momento de decorar o ambiente, dê preferência para um piso de material liso, impermeável, resistente e de fácil manutenção. Paredes e forros pintados com tinta acrílica lavável também facilitam a rotina da limpeza.

Aproveite a luz natural ao máximo, tornando o ambiente mais arejado e gerando economia de energia. Lembre que, devido ao tipo de trabalho realizado, o salão precisa de uma iluminação ampla e abundante.

Definição dos serviços que serão prestados

Para determinar melhor o preço e sua margem de lucro, é preciso verificar como você deseja se posicionar. Você pretende oferecer serviços básicos, sem muita diferenciação, ou vai optar por serviços exclusivos, para um público mais seleto?

No primeiro caso, você vai competir por meio do preço. No segundo, você pode cobrar mais por seus serviços e compete pela excelência dos serviços prestados. Mas não se esqueça, no preço do seu serviço oferecido, tem q embutir uma porcentagem dos custos fixos e operacionais, para assim sua empresa se automanter.

Equipamentos

Caso você deseje começar a sua própria estrutura, é preciso fazer uma lista de itens essenciais para o funcionamento de um salão e contactar representantes comerciais em busca de qualidade e bom preço. Abaixo, selecionamos o que não pode faltar em seu salão de beleza!

Cadeiras de cabeleireiro:primordiais para um salão, essas cadeiras devem ter um tamanho proporcional, serem simples de ajustar, ergonômicas e terem um design compatível com a decoração de seu estabelecimento. Pense no conforto de seus clientes e de sua equipe;
Lavatórios: dê preferência aos lavatórios que vêm com uma cadeira em anexo. Verifique se o equipamento oferece a opção de esquentar e esfriar o jato d’água;
Área de espera: enquanto seus clientes esperam para serem atendidos, eles precisam ficar confortáveis. Disponibilize cadeiras bem estofadas, ergonômicas, simples de limpar e com um design compatível com a decoração do ambiente. É interessante disponibilizar também um móvel para apoio de revistas, bem como uma máquina de café e um sistema de Wi-Fi para os clientes;
Balcão de recepção: precisa ser funcional para que seu recepcionista receba os clientes de maneira eficiente. Um computador ajuda no registro de clientes;
Máquina de cartão de crédito:procure oferecer diferentes formas de pagamento para seus clientes;
Mobiliário para armazenagem de produtos: eles devem assegurar uma boa condição de armazenagem dos produtos, bem como a organização de todo o ambiente. Um bom decorador pode orientá-lo na compra ou confecção de móveis que ornem com todo o ambiente;
Secadores e modeladores (ex.: babyliss, chapinha) de cabelo:essenciais para o cotidiano do cabeleireiro, eles devem também serem eficientes, ajudando na economia de energia;
Carrinhos de transporte de utensílios: melhoram a eficiência da sua equipe, facilitando o transporte de instrumentos;
Estações de unhas: além de contar com mesas e cadeiras apropriadas para as clientes, os salões com serviços de manicure têm também de oferecer equipamentos para higienização dos instrumentos (ex.: estufas), banquinhos e arranjos de luz para as profissionais.
Computadores: Seu Caixa e sua administração precisam ter boas máquinas para poderem gerenciar e se organizarem.

A partir de 2017, salões de beleza passam a contar com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para certificar seus estabelecimentos.

Desenvolvidas em parceria com o Sebrae, essas normas abordam boas práticas no atendimento ao cliente, esterilização de utensílios, higienização de instalações, treinamento de parceiros, entre outros. Assim, o salão de beleza pode se adequar à ABNT para garantir a qualidade de seus serviços e se diferenciar os demais.

Equipe

Apesar de o Brasil ser o 3º mercado global de beleza (ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos), até 2016 não havia uma regulamentação específica para os profissionais que trabalham em salões brasileiros. De acordo com dados da Associação Nacional do Comércio de Artigos de Higiene Pessoal e Beleza (Anabel), o Brasil conta com cerca de 600 mil salões de beleza, e poucos profissionais estão em situação formalizada.

Agora, com a aprovação da Lei do Salão, os profissionais de beleza têm mais segurança jurídica. Sancionado em outubro de 2016, o projeto considera depiladoras, manicures, cabeleireiros e maquiadores como profissionais parceiros. Assim, os funcionários podem escolher entre trabalhar dentro das regras da CLT ou em parceria com o dono do salão.

O profissional-parceiro atua como um Micro empreendedor individual - MEI - como um pequeno empreendedor dentro do salão. As relações trabalhistas, portanto, seguem esse modelo de parceria.

Outra mudança recente para os salões de beleza é a Lei Complementar 155/2016, conhecida como programa Crescer Sem Medo, que muda a forma como os salões de beleza pagam seus impostos. A partir de agora, os valores recebidos pelos profissionais deixam de integrar a receita bruta. Assim, os custos tributários são divididos entre as partes. A tributação, portanto, fica simplificada, pois o dono do salão e os funcionários fazem os seus cálculos separadamente.

Como divulgar um salão de beleza

Uma salão de beleza deve contar com as mais diversas formas de divulgação. O boca-a-boca é um dos mais eficientes, pois gera confiabilidade e uma rede de contatos mais suscetível a estratégias de fidelização.

Porém, com o advento da internet, novas ferramentas levaram o marketing desses estabelecimentos a um novo nível. Confira nossas dicas para divulgar o seu empreendimento no ambiente digital!

Entenda a importância do Marketing Digital

Quem deseja aumentar o número de clientes e de vendas, elevando o nível do negócio, precisa fazer investimentos na internet. O Marketing Digital pode trazer resultados substanciais para o salão de beleza, desde que sua equipe siga um planejamento e entenda quais estratégias são mais eficientes para cativar seu público.

Planeje

O planejamento deve explicitar todas as estratégias que serão usadas para alcançar os objetivos da campanha, bem como os custos e os resultados esperados.

Planejar-se bem é essencial para a criação de campanhas de marketing digital. Assim, é possível saber que caminho você está trilhando e o que deve esperar.

Estabeleça metas e objetivos claros, os meios a serem utilizados para alcançá-los, quem é seu público-alvo, seus custos totais e quais estratégias geram mais retorno para seu empreendimento.

Quem está começando dificilmente entenderá quais são as estratégias mais eficientes para o salão de beleza. Por isso, é preciso avaliar o planejamento constantemente, de modo a analisar os resultados das campanhas e otimizar estratégias.

Construa a sua persona

Os dados de seu público-alvo podem se perder durante a execução das estratégias de marketing digital, especialmente em um segmento tão amplo como os salões de beleza. Por isso, recomenda-se o uso de personas.

Personas são perfis ficcionais que carregam as características e hábitos dos seus clientes. Pense nas objeções, objetivos pessoais, fatores socioeconômicos e tudo o que possa ajudar você a chegar mais perto da persona ideal para seu negócio.

Entenda como investir em mídia paga

Embora a internet tenha uma série de possibilidades de baixo custo para a divulgação de seu negócio, os anúncios geram um retorno rápido para o negócio. Com o pagamento e a criação de uma campanha, você a lança para um público bem segmentado. Isso significa que a probabilidade de pessoas parecidas com o seu cliente ideal verem seu anúncio é maior.

Aplique investimentos no Google Adwords

Uma das melhores formas de conquistar clientes é ficar nas primeiras posições do Google para as palavras-chaves relacionadas ao seu negócio. Para isso, além de investir em técnicas para melhorar o seu site, você pode realizar uma campanha de links patrocinados no Google Adwords.

Nessa mídia, você paga para ter seus anúncios vinculados nos resultados do site de buscas e nos sites parceiros. Trata-se de um excelente canal para conquistar resultados. Conte com a ajuda de um profissional certificado para criar suas campanhas!

Considere o Facebook Ads

A rede social mais famosa do mundo também permite a criação de anúncios inteligentes e segmentados. Com pouco investimento é possível obter um bom alcance e atingir o público-alvo de forma bem segmentada.

Invista em tráfego orgânico

O tráfego orgânico é uma das métricas mais valiosas dentro de uma estratégia de marketing digital. Ele é medido a partir do número de visitantes que encontram sua loja virtual, blog ou site de forma natural, ou seja, buscando por seus produtos e serviços nas redes sociais ou em sites como o Google.

Há 3 formas básicas para conseguir tráfego orgânico:

Conheça o marketing de conteúdo

Essa vertente do marketing engloba todas as estratégias de produção de conteúdo relevante para o público-alvo de sua empresa. Geralmente, utilizam-se artigos em blogs e e-books, dentre outros tipos de materiais ricos, de forma a atrair tráfego orgânico pelo interesse do cliente ideal.

Aplique estratégias de SEO

O Search Engine Optimization (ou Otimização para Motores de Busca) representa a série de técnicas utilizadas para melhorar o posicionamento de seu site nas buscas do Google. Além do uso das palavras-chave, envolve também a formatação do texto, a inserção de hiperlinks, otimização de imagens, dentre outros.

Aprimore o relacionamento com o cliente nas mídias sociais

Essencialmente, um salão de beleza trabalha com a imagem das pessoas, melhorando a autoestima delas. Investir nas redes sociais, portanto, é essencial.

Se possível, contrate um profissional para produzir e gerenciar os conteúdos divulgados em seus canais de mídias sociais!

Como conquistar os primeiros clientes

Para conquistar o primeiros clientes de seu salão e manter a agenda cheia é preciso não só investir na distribuição de panfletos e realização de promoções, mas também definir estratégias para alcançar as pessoas certas.

Com base nos dados coletados por suas pesquisas de mercado, pense em quais estabelecimentos o seu público frequenta e de que forma eles seriam beneficiados ao conhecer o seu salão pela primeira vez.

Desconto para os frequentadores de uma determinada academia ou café, por exemplo, ajudam a fortalecer a rede de clientes e estabelecimentos parceiros.

Desde o início, aplique estratégias de marketing de relacionamento. Essa vertente do marketing consiste em cultivar uma relação contínua e crescente com os clientes e potenciais clientes, de forma a alcançar um nível mais elevado de atitude deles em relação à sua marca.

Para implantá-lo, é preciso ter uma boa base de dados (CRM), de maneira a obter informações precisas sobre as preferências de seus clientes. Com essas informações em mãos, fica mais fácil encantar e tratar o cliente de forma personalizada.

Como fazer o salão ter sucesso.
O sucesso para qualquer empreendimento precisa de uma disposição ímpar para identificar movimentações no mercado e ir de encontro às necessidades do cliente no momento certo. Com um salão de beleza, não seria diferente.

Procure entender quais são os anseios de seu público, compartilhando conteúdos úteis sobre o tema e demonstrando sua autoridade no mercado. Isso se aplica também à definição de preços e às escolhas para a cartela de serviços de seu empreendimento. Além de cuidar da autoestima de seus clientes, é preciso oferecer uma experiência de cuidado e bem-estar de excelência.

Se você gostou de nossas dicas para abrir um salão de beleza, assine a nossa página e fique sintonizado com o que há de melhor em conteúdos sobre empreendedorismo!

 Autor: Eddie&Vahn

Comentários

Postagens mais vistas

Como foi 1° Dia de Brasil Game Show (Imprensa) ?

Dicas de filmes sobre empreendedorismo – Parte II

ROCKFEST, o verdadeiro festival de Rock ‘N’ Roll!

M.G.: Marvel's Avengers - Novo Game da Square Enix

FILMES: VENTOS DA LIBERDADE