EMP: Montagem e Manutenção de computadores

Há cerca de dez anos cada residência já possuía um computador e o serviço prestado pelos profissionais que consertam computadores já era bastante requisitado. Imagine atualmente, tempo em que as residências normalmente possuem um computador ou notebook por pessoa, além de outros dispositivos, como tablets e smartphones! É de se imaginar que a manutenção desses aparelhos nunca esteve tão em alta quanto agora, não é mesmo?
O conserto de computador é uma atividade que pode ser exercida por técnicos, tecnólogos e até bacharéis em tecnologia da informação que possuem os conhecimentos certos para compreender o funcionamento desses dispositivos e identificar com facilidade o problema que impede o usuário de usá-los com eficácia. É uma profissão ampla, que pode servir tanto como renda extra como ser atividade principal.
Se você é um profissional que conserta computadores ou pretende se aventurar por essa atividade em breve, confira agora mesmo nossas 5 dicas para se dar bem nessa área:
Crie um sistema de gerenciamento de chamados
Como a demanda pelo conserto de computadores é bastante alta, você logo perceberá que organizar seu fluxo de clientes é essencial para manter o empreendimento no mais perfeito andamento. Para isso, você pode utilizar uma planilha, um caderno, um aplicativo de celular ou desenvolver seu próprio sistema. O importante é assegurar a marcação de horários com os clientes e tratar de cumpri-los adequadamente.
Seja assertivo ao dar informações a seus clientes
O profissional que conserta computadores não pode vacilar na hora de dar o diagnóstico para seus clientes. Assim, feita a avaliação, diga logo se é possível fazer o conserto do computador e quanto isso efetivamente custará. Tente explicar o problema para o cliente, mesmo que ele não entenda nada de manutenção de computadores, pois isso o deixará mais tranquilo e confiante para pagar o valor justo por seu trabalho.
Tenha parceiros que complementem seu serviço
Fato é que muitos dos problemas que chegam até o profissional que conserta computadores não são exatamente da sua competência, não é verdade? Sendo assim, o ideal é contar com parceiros de confiança, os quais possa indicar para resolver essas demandas. Profissionais especializados em gadgets, como impressoras e scanners, também podem ser indicados por você, gerando maior valor para seu cliente.
Dê dicas básicas de conservação e manutenção
Alguns problemas com o computador podem ser resolvidos pelo próprio cliente, liberando o tempo do profissional especializado para lidar com problemas mais sérios e que normalmente trazem retornos financeiros mais significativos. Sendo assim, dê uma aula básica sobre limpeza, conservação do equipamento e pequenas manutenções que podem ser realizadas em casa mesmo, sem maiores complicações. Seu cliente certamente agradecerá e ainda indicará seus serviços de conserto de computador para outras pessoas.
Cogite montar uma assistência técnica
Se você ainda não tem um negócio de conserto e manutenção de computadores devidamente formalizado, pense sobre o assunto. Afinal de contas, ao montar uma assistência técnica, você dá mais visibilidade à sua atividade, gera credibilidade e confiança no mercado, além de poder desfrutar de incentivos do governo para ampliar sua atuação por meio de financiamentos.
Agora nos conte como anda seu negócio de conserto e manutenção de computadores! Já está em pleno funcionamento ou ainda planeja abrir sua assistência técnica? Compartilhe suas experiências e impressões conosco.
Autor: Vahn

Comentários

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS