EMP: 5 PILARES PARA UM EMPREENDEDOR PRECISA



Ao mesmo tempo que a empresa e os lucros crescem, o empreendedor precisa se desenvolver, adquirindo novas habilidades e competências para administrar o negócio. A capacitação como profissional permite ao líder se atualizar, engajar e motivar os funcionários. Uma empresa assim consegue inovar e evoluir. Além de ser importante se atualizar sobre o mercado em que está inserido, também é essencial que o empreendedor esteja atento ao cenário interno da empresa.

Os mentores de Empreendedorismo e Novos Negócios da Empresa E.L.A.N.E., entendem que o empreendedor precisa estar sempre à frente daquilo que está acontecendo. 'O ponto mais interessante é que não seja uma obrigação, mas, sim, que ele desenvolva uma curiosidade para saber como compreender determinado tema'.

Na opinião dos mentores os 5 pilares que um empreendedor precisa são:

1. Pessoas
Quando novas gerações entram no mercado, as relações pessoais mudam completamente e o profissional precisa estar atento a isso. O empreendedor precisa saber que a forma de lidar com um estagiário novo da empresa, por exemplo, é diferente de como era há 5 anos. 'O líder precisa aprender isso porque não só o funcionário, mas também os clientes vão mudar'.

2. Processos
A área em que o empreendedor está inserido está em constante mudança, consequentemente, ele precisa mudar também os processos e a forma de fazer. Para isso, o empreendedor pode estar ligado à alguma entidade de classes ou um grupo de pessoas que faz a mesma coisa que ele faz. 'O brasileiro tem muito medo da concorrência, mas a concorrência é muito boa para trocar experiência, dividir angústias, compartilhar conhecimento e ter mais certeza da decisão que vai tomar'. Um bom exemplo são as conversas que as montadoras têm entre si para decidir quais iniciativas tomar para dar férias coletivas ou suspender uma unidade de produção.

3. Regulamentação
Quando um empreendedor monta um negócio, ele tem acesso ao conjunto de leis que devem ser cumpridas de acordo com a área do empreendimento. 'O líder precisa estar se atualizando sempre em relação a isso porque as normas podem mudar'. Para isso, ele pode ter auxilio de um contador, por exemplo.

4. Tecnologia
A atualização da tecnologia impacta tanto nos pilares de processos e regulamentação, como nos serviços que uma empresa pode oferecer. 'É interessante ter um site onde as pessoas interajam com a marca, oferecer serviço de wifi gratuito aos clientes em seu estabelecimento ou ter aplicativos que facilitem a vida do consumidor'.

5. Relacionamento
O relacionamento é a perpetuação do negócio. Por isso, o empreendedor precisa entender o que o cliente prefere. 'O dono deve saber diferenciar o comportamento de cada consumidor'. Por exemplo, para um cliente de determinada geração, é melhor mandar um cartão impresso via correio; para o outro, por email.

Ler e adquirir conhecimentos sobre outros setores, além da área em que está inserido, também agrega valor ao empreendedor. Existem aplicativos como Pocket, por exemplo, que podem ajudá-lo nesta tarefa.

Uma outra maneira de sempre estar atualizado e pronto para as surpresas do mercado, é realizar cursos sobre assuntos relevantes para o empreendedor. O importante é sempre se atualizar.

Autor: Eddie

Comentários

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS