EMP: Tipos de categorias de Despachantes e o que fazem.


Olá internautas tudo bom?

Pensando em trabalhar com serviços de despachante? Então esse artigo é para você!

Provavelmente, em algum momento da sua vida, você já se estressou com a burocracia que teve que enfrentar para conseguir regularizar uma papelada da abertura de uma empresa, transferência de veículo ou de qualquer outra situação? 

Este é um problema bastante comum no Brasil, sendo a burocracia uma das principais reclamações dos brasileiros, visto que normalmente é preciso passar por diversos processos até conseguir obter as autorizações legais dos órgãos públicos. Por isso, a contratação de um despachante pode ser uma excelente alternativa.

Para fugir da burocracia, muita gente prefere recorrer aos serviços dos despachantes ou de contabilidades, que são profissionais responsáveis por intermediar as relações entre as pessoas físicas e jurídicas junto aos órgãos públicos. Este serviço permite que as pessoas possam se despreocupar em relação à regularização dos documentos e gastem energia planejando as atividades que os seus respectivos negócios irão prestar. Esta é uma área de atuação bastante promissora no mercado, pois possui uma grande demanda, gerando bons lucros financeiros.

Outro ponto a ser destacado sobre os serviços de despachante é a baixa oferta, não existem tantos despachantes espalhados pelas cidades, o que facilita na obtenção da estabilidade no setor. Lembre-se, ter uma baixa concorrência pode ser um ótimo indicativo de que suas chances de se manter no mercado estão em alta, desde que o serviço tenha uma boa demanda e excelência na execução, é claro.

Despachante é uma das profissões mais antigas do país e existem várias categorias deste profissional, como:

Despachante documentalista
Desenvolve atividades atuando em órgãos como o DETRAN e agenciamento documentos de carros. Além disso, este profissional pode cuidar de documentos em órgãos municipais, federais e estaduais. Neste último caso, apenas se não depender da exigência de outro profissional.

Despachantes aduaneiros
Cuida dos documentos junto a alfândegas e aduana, lidando com demandas voltadas a atividades de viagens e comércio exterior.

Despachante de trânsito
Tem a função de cuidar da documentação de automóvel, emplacamento, vistoria de veículo, segunda via de CRLV-SP ou até mesmo transferência de veículos.
Assim, a profissão do despachante abrange várias áreas para atender a demandas diferentes. Inclusive, como a gente já viu, há serviços de despachante oferecidos online, o que alia a praticidade da internet para resolver as burocracias do cotidiano. A regulamentação de documentos de carros novos ou seminovos é um exemplo.
Além disso, o despachante online oferece economia de tempo, pois o cliente não vai precisar se deslocar até um profissional e pode resolver as dúvidas através da internet, de forma fácil e eficaz, economizando tempo e dinheiro.

Acesso online despachante
O processo pode ser realizado a qualquer hora e momento e não precisa de contatos físicos ou telefônicos, que no caso, podem ser necessários apenas na exigência de procedimentos legais, como o reconhecimento de firma. O tempo de resolução é bem rápido podendo gastar apenas três dias, o que representa um excelente custo benefício para ambas as partes. Existem alguns procedimentos em que os valores podem cair pela metade como, por exemplo, na documentação de carros novos.

Geralmente, as empresas de despachantes online atuam de forma simples: basta o usuário fazer o cadastro, indicar o serviço que deve ser prestado e efetuar o pagamento. Em poucos dias, todo o trâmite é realizado.

  • Quer saber mais sobre o trabalho dos despachantes? 
  • Quer dicas do que fazer para abrir um escritório de despachante?

Fiquem então ligados no nosso próximo artigo de segunda feira (24/04) :

Autor: Eddie.


Comentários

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS