EMP: Empresa de T.I.

Ola internautas, tudo bom do lado daí?

Hoje vamos dar algumas dicas de como montar uma empresa de T.I..

Se você está pensando em montar um negócio de informatica, então segue algumas dicas:

A bolha da Internet estourou há mais de uma década, acabou aquele frenesi de investir centenas ou milhares de reais em uma ideia que no papel parece ser boa. Com uma ideia boa em uma mão e falta de dinheiro na outra, tente encontrar possíveis investidores, amigos familiares, colegas de trabalho, todos aqueles que entendam a sua ideia, acreditem e que possam lhe auxiliar financeiramente para dar continuidade ao negócio.

É claro que você assim terá sócios, como dizem: Quem tem sócio tem patrão, você terá que dar satisfação de como estão indo os negócios e como está sendo investido o dinheiro.Tendo o investimento para o seu negócio, seja ele por meios próprios ou por intermédio de um investidor, não comece megalomaníaco, com um escritório na Av. Paulista ou na Brigadeiro Faria Lima. Comece com uma operação enxuta, mas arrumada, invista o dinheiro no seu core business, no seu produto e na venda dele, marketing é tudo, aprendi isso com Bill Gates. 

Não se sinta acanhado de começar o seu próprio negócio de casa ou até mesmo da casa de seus pais. Várias empresas de TI, incluindo a Apple começaram de um quartinho ou garagem, por que você não pode começar assim ?

Faça parcerias ou troca de favores quando precisar de um serviço que não seja de suma importância para o seu negócio. Isso pode economizar muita grana e de sobra, você fará parceiros de negócios que serão úteis no futuro. Contrate as pessoas certas para o trabalho certo, mas só contrate quem você possa demitir, isso é uma dica chave para o caso de você estar pensando em contratar aquele amigo do peito, parente ou namorada. Caso o negócio não der certo ou a pessoa não render o necessário, não haverá trauma para nenhuma das partes.E mais um vez, invista na sua apresentação e no marketing do seu negócio, esse lance de aparecer de tênis rasgado e calça jeans, com um cabelo todo zoado em uma reunião de negócios é coisa de filme de Hollywood, ninguém vai levar a sério o que você diz no primeiro momento, só depois de alguns 20 ou 30 minutos de conversa que poderão ver se o que você está falando é um negócio viável. 
Cartões de visita bem feitos em uma gráfica não custam mais do que R$ 100,00 , são mil cartões, vão durar um bom tempo.

Infraestrutura para o suporte da sua empresa.

Caso você trabalhe com desenvolvimento e precise de um servidor ou espaço para testar o seu produto, nada melhor que soluções de Cloud Computing providas por empresas como Amazon e Rackspace, além de serem baratas são muito estáveis.Trabalhe o máximo possível com softwares opensource, o dinheiro com licenças faz toda a diferença no final do mês.Utilize um telefone via Skype, além de ser mais barato ele é prático. Celular é para o essencial.

Network – Fazendo parcerias e relacionamentos de negócios.

Eu aprendi que pagar um café ou almoço pode fechar um bom negócio ou parceria, não precisa ser um restaurante caro, mas mostra que você é uma pessoal sociável e quer investir em algo futuro, isso funciona tanto para um relacionamento quanto mais para um negócio.Ministre palestras, dê cursos gratuitos, participe de congressos e eventos que o tema esteja relacionado com o seu negócio, quanto mais visibilidade você tiver, mais pessoas saberão sobre o seu negócio ou produto. Ferramentas de mídias sociais como Facebook e Twitter são excelentes para auto divulgação, mas não seja chato escrevendo a cada 5 minutos e só falando do seu negócio, utilize essas ferramentas com moderação.

Boa sorte aos empreendedores.

Autor: Eddie.

Comentários

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS