FILMES/SERIES: O diário de Anne Frank / 2009



Boa noite pessoas, sou a nova editora do blog, Gabby Sweet, e esse será meu primeiro artigo. 
Uma vez por semana irei expor minhas ideias referente a livro, filmes e eventos, então espero que gostem.

Vamos lá!

O diário de Anne Frank 2009

O filme é baseado no livro de mesmo título surgido a partir do diário escrito por Anne Frank. Assim como no livro a menina Anne, que juntamente com seus familiares judeus e um grupo de pessoas de origem judaica, resistiram por dois anos ao regime nazista, se escondendo em um porão do gabinete de seu pai em Amsterdã, o filme tem muitas questões intrínsecas da histórica, filosofia e sociologia. A resistência ao regime nazista, etnocídio, genocídio, privação da liberdade dos indivíduos, sobrevivência, solidariedade, coerção e outras consequências do totalitarismo.

Apesar de triste, é uma história que me fascina, principalmente pela maturidade com que Anne Frank (com apenas 13 anos na época) encara e relata todo o absurdo vivido por ela e seus familiares.

Escondidos num anexo dentro do escritório de seu pai (Otto Frank), por dois anos, Anne escrevia em seu diário tudo o que vivenciou durante todo esse tempo que permaneceu no esconderijo, até o momento em que foram descobertos (alguém os denunciou) e levados para campos de concentração distintos.

Infelizmente Anne foi separada de seus pais e levada junto com sua irmã, Margot Frank, para o campo de concentração de Auschwitz e logo depois para Bergen-Belsen, onde lá permaneceram, até que em meados de fevereiro de 1945, morreram de tifo (doença bacteriana causada por piolhos e pulgas).

É uma história que tem muito a nos ensinar. Anne Frank deixou um legado que expõe grande parte do sofrimento dos judeus naquela época, não é à toa que é tida como exemplo universal contra a intolerância.

Vale ressaltar que existem outros dois filmes sobre Anne Frank, de 1959 e 2016. Esse é de 2009, o mais atual, de 2016, tem o título original de “Das Tagebuch der Anne Frank” (O Diário de Anne Frank), um filme alemão. Porém, mais a frente farei uma resenha sobre essa versão.


Até o próximo artigo ;-)


Autora: Gabby Sweet.

Mais informações: https://filmow.com/o-diario-de-anne-frank-t29081/
                            https://pt.wikipedia.org/wiki/Di%C3%A1rio_de_Anne_Frank
                           Treiller

Comentários

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS