EMP: Loja de 1,99


Olá Internautas, tudo bem com vocês?


No nosso artigo de hoje, daremos dicas de como montar um plano de negócio referente ao empreendimento: Loja de 1,99.
Esse tipo de loja é um modelo de negócio, que algum tempo foi, e ainda é desejado por milhares de novos empreendedores e que ganhou um destaque muito grande desde a sua chegada no Brasil.
Por mais que pareça ser algo simples, saiba que não é nada fácil abrir e administrar uma loja desse tipo, pois você deverá lidar com uma grande variedade de produtos, deverá buscar fornecedores de confiança e trabalhar para manter funcionando de forma eficiente no mercado.
A concorrência nesse ramo já é algo grande, e por isso você precisará ser ainda mais eficiente no seu empreendimento.

1 – Pesquisa de Local.


Na primeira instancia você deverá se preocupar com o local de atuação e a estrutura interna da sua loja, visto que estamos falando de um tipo de negócio que envolve uma grande quantidade de produtos. Portanto, a minha dica é que você procure um ponto comercial onde possa se instalar em locais de fácil acesso e que possa estar perto do grande fluxo de pessoas, então foque nas proximidades de outras lojas, próximo a feira livre da sua cidade ou mesmo em ruas bem movimentadas que as pessoas costumam frequentar para comprar produtos diversos.
O espaço interno deverá ser amplo, para poder acomodar todos os clientes, colocar seus produtos a venda e não ficar aquele clima abafado dentro da loja, um esbarrando no outro, ou até derrubando mercadorias. A maioria das lojas de 1,99 são pequenas e apertadas, o que se torna impossível ficar por muito tempo quando existe uma grande quantidade de clientes, então foque em uma boa iluminação, ventilação e busque um local que possa organizar seus produtos por seção, de maneira que facilite o encontro por parte dos seus clientes.


2- Qual seria o tamanho ideal para minha loja?

Não tem como dizer exatamente qual o tamanho ideal para sua loja, pois tudo dependerá da quantidade de produtos desejados e da estrutura que pretende ter. O certo é que sua loja deverá ter pelo menos um pequeno escritório, um estoque de produtos, um banheiro e a área de vendas, já com relação a área em geral, tudo dependerá do seu desejo, pois algumas pessoas investem em lojas com 60 m² e outros preferem lojas mais segmentadas e com um tamanho menor. No geral, o tamanho base é entre 50 m² e 100 m² para ter uma loja de 1,99 pronta para começar a trabalhar.



3 - E os fornecedores?

Uma grande dificuldade para quem busca informações sobre como montar uma loja de 1,99 são os fornecedores. Naturalmente em lojas como essas você irá vender uma grande quantidade de produtos como doces, vasilhas para cozinha, tapetes, brinquedos, acessórios para o dia a dia, flores artificiais e muito mais. Mas a verdade é que as lojas desse tipo não estão vendendo somente produtos com preço fixo de 1,99, mas estão diversificando muito e procurando vender a partir desse valor e não somente com esse preço. Então você irá trabalhar com uma grande variedade de produtos e necessitará de vários fornecedores diferentes. Com uma boa pesquisa e uma sondada na concorrência você poderá descobrir possíveis fornecedores de produtos aqui no Brasil, porém a maioria dos empreendedores nesse ramo estão apostando na importação de produtos da China para revender em suas lojas. Portanto, você também poderá estudar um pouco mais essa opção, já que a maioria dos produtos que serão vendidos virão de outros países. Dica útil: Estude e obtinha mais informações sobre importação e seus fornecedores.


4- Qual  investimento inicial para montar uma loja de 1,99?


Não tem como montar uma loja de 1,99 sem pensar no investimento inicial necessário para esse tipo de negócio, pois trata-se de uma loja comum como qualquer outra existente no mercado. Dessa forma, você terá gastos como o aluguel do ponto comercial, deverá investir na decoração desse espaço, compra de prateleiras e gondolas, um balcão grande, toda parte de informatização da loja e muito mais.
Além disso, você precisará legalizar seu negócio para poder começar a trabalhar, então certamente precisará dos serviços de um contador e de funcionários. Para uma loja desse tipo é ideal ter pelo menos 5 funcionários trabalhando no atendimento e mais 2 para trabalhar no caixa da loja. O investimento inicial para abrir sua loja, incluindo a compra de produtos para revender, deverá ficar entre R$ 40 e R$ 90 mil Reais, sendo que tudo dependerá do tipo e tamanho da loja desejado.


5- Mas então, será que devo abrir uma loja de 1,99?

Eu sei perfeitamente que muitas dúvidas irão surgir no momento em que decidir investir nesse negócio, pois existem alguns fatores que acabam desanimando muitos empreendedores novos, como a concorrência acirrada, o trabalho árduo com uma grande quantidade de produtos e tudo mais. Porém, o que você precisa fazer para saber realmente se vale mesmo a pena ou não é uma pequena pesquisa de mercado na sua cidade e região , para entender o que as pessoas precisam, os tipos de produtos que podem ser colocados à venda e se eles têm mesmo interesse em uma loja desse tipo.
Lembre-se sempre que seu público alvo será a classe baixa, pois geralmente quem frequenta lojas desse tipo são pessoas que procuram coisas baratas para comprar. Dessa forma, não adianta querer saber como montar uma loja de 1,99 achando que terá lucros absurdos dentro de poucos dias, pois no início até conseguir se firmar no mercado você precisará criar uma boa estratégia de atração para novos clientes. Comece com uma boa inauguração, invista em publicidade local e procure se tornar uma referência no setor de 1,99 na sua região.

Pessoal, mais uma coisa é certa, não tenham medo de EMPREENDER.
Se alguém têm um sonho, ou uma vontade, coloque no papel, pesquise, verifiquem se vale a pena ou não, se não mudem de Idea, mas não parem, continue sonhando e tente colocar para fora do papel seu empreendimento.


Caso precisem de ajuda para um plano de negócio, ou ideia de investimento, nos procure, estaremos dispostos a lhe ajudar. Email: elbusinssplan@gmail.com

Até a próxima pessoal.

Autor: Eddie.



Comentários

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS