EMP: Artigo de um cidadão: CIDADANIA!


Definição: é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um país.

"Na boa cidadania, está implícita que os direitos e deveres estão interligados, e o respeito e cumprimentos de ambos, contribuem para uma sociedade mais equilibrada e justa e por que não mais educada?"

Pessoal, tudo bom?

Hoje gostaria de fazer uma reflexão sobre esse tema que há muito me tem incomodado; até por que venho observando que nós não temos praticado muito esse ato de “cidadaniar”, ou por que não temos tempo, ou por que está no esquecimento de nossas memórias, ou por que “estamos” egoístas, ou por que esquecemos nos bancos das escolas, ou por que estamos muito tecnológicos. 

Vocês não acham?

Nos últimos anos, tenho visto direitos e deveres que não estão sendo respeitados ou praticados, seja andando na rua para o trabalho ou a lazer, de dentro do carro, dos transportes públicos, de bicicleta e outros meios de transportes também. Não importa onde você esteja sempre terá alguém ou “alguéns”, que não estarão respeitando a nossa cidadania.

Observo também que muitas dessas pessoas, reclamam que isso ocorre devido “aos outros” não respeitarem isso; porém, essas mesmas pessoas não olham para dentro de si, para saber se de fato estão respeitando e/ou praticando a sua cidadania para com próximo e quando praticado e/ou exercida; por que não “cobramos” isso dos cidadãos que está ao nosso lado e não estão nos respeitando?

Vocês lembram ou já ouviram falar sobre uma época, em que os cidadãos iam ao cinema de terno e gravata, as pessoas cediam seus lugares aos mais velhos (hoje nem com bancos reservados existe muito respeito), abriam-se as portas do carro para as pessoas entrarem, não haviam som altos nos carros e nem nas ruas, não havia barulho pela madrugadas adentro, os motoristas dos ônibus falavam “bom dia, boa tarde e boa noite”, dirigiam de forma educada sem nos sentirmos como gado sendo transportados?

Pois é gente, isso que eu entendo como exercício de cidadania, que é respeito ao próximo e que infelizmente nos dias de hoje está escasso.

Quantas coisas você não viu, ouviu ou até mesmo sofreu e nada fez para melhorar ou até mesmo mudar? Mas com certeza você reclamou ou culpou alguém por isso; ou você ainda não passou por nenhum constrangimento ou foi desrespeitado por alguém nos últimos anos.

Então gente! O que eu estou querendo dizer é:
- Vamos nos mobilizar de fato, praticar e cobrar a cidadania, principalmente daqueles que não praticam e que não se dão o devido respeito inclusive com próximo.

E como fazer isso?

Da forma mais simples, com atitude; como não tocar alto o som de seu carro para não atrapalhar o motorista que está ao seu lado na rua, não ficar “grudado” em seu celular e atrapalhar o trânsito que já é caótico, deixar o outro veículo ultrapassar, ceder de fato seu lugar a uma pessoa mais necessitada quando estiver em um transporte público, não jogar o lixo no chão ou pela janela de seu carro, do ônibus, e outras atitudes do dia a dia, que vocês sabem que incomodam e não refletem o nosso ato de cidadania.
Caros leitores, veem que isso não é fácil, mas é com boa prática que podemos fazer uma cidade, um país muito melhor e principalmente cidadãos melhores.
Quando fazemos a diferença?
Quando começarmos a praticar, cobrar aqueles que não respeitam e extrapolam os direitos e obrigações dos demais.


- Eí pessoal, que tal começarmos a praticar a partir de agora?
  Comentem e deixem suas ideias.


Autor: M. ICHI.

Comentários

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS