Series/Filmes: Dinheiro Fácil – Baseado em insanos fatos Reais


Em parceria com a Huuro, fizemos esse artigo sobre o filme "Dinheiro Fácil". No final de 2020 e em janeiro de 2021, um grupo heterogêneo de pequenos investidores, vagamente liderados por um nerd YouTuber e postador do Reddit que atendia pelo nome de Roaring Kitty, desferiu uma cutucada enfática na elite de Wall Street. Uma inundação de dinheiro e um frenesim crescente nas ações da GameStop (uma cadeia de lojas de videojogos dos EUA em dificuldades) inflacionaram o valor das ações, com consequências brutais para vários fundos de cobertura multimilionários. Foi anunciado como uma resposta à prática cínica de vendas a descoberto (essencialmente quando um trader aposta no declínio de um negócio) e como um evento que anunciou a democratização do mercado de ações, até então uma indústria fortemente fortificada controlada pelos ultra-ricos e ultra-privilegiados.

Personagens do filme"Dinheiro Fácil"

Agora, o diretor Craig Gillespie (I, Tonya, Cruella) aborda o assunto com uma documentação vigorosa e arrancada das manchetes, estrelada pelo afável Paul Dano como Keith Gill, também conhecido como Roaring Kitty. Há uma agitação animada em “Dinheiro Fácil”, que encurrala com sucesso uma série de personagens coadjuvantes díspares e histórias paralelas. Mas este é exatamente o tipo de filme que você esperaria de Hollywood, ela própria uma indústria fortemente fortificada e controlada pelos ultra-ricos e ultra-privilegiados. É uma narrativa do triunfo dos oprimidos que oferece um brilho de apaziguamento que incita a multidão, mas que convenientemente ignora o facto de que houve poucas mudanças reais e duradouras. Os ricos ainda têm; os despossuídos se apegam a um gostinho do que poderia ter sido.


Embora esta história não tenha a atração cultural pop de nomes de celebridades, o filme divide o pequeno aperto do GameStop no tipo de linguagem que até mesmo os “analfabetos do mercado de ações” podem entender e nos dá um elenco de personagens ricamente desenhado para seguir. E se há uma ousadia vistosa, ao estilo de Adam McKay, na narrativa (seu vencedor do Oscar de 2016, The Big Short, é uma referência óbvia; as escolhas musicais tendem a ser hip-hop agressivo e direto), isso é equilibrado pela atenção aos detalhes dos personagens e pela qualidade das performances em geral.

Personagem principal no Filme "Dinheiro Fácil"

O destaque entre eles é Dano (na foto), um ator que, com seu semblante marcante, mas levemente parecido com uma batata, se encaixa confortavelmente em papéis nada legais, como o de Keith. Dano se inclina para o nerd sem remorso de um homem que se cerca de um kitsch irônico baseado em gatos. Seu Keith é um idiota de fala mansa, cujo entusiasmo às vezes supera sua capacidade de pronunciar as palavras. 

Irmãos no filme "Dinheiro Fácil"

Também é ótimo Pete Davidson, interpretando o irmão caloteiro de Keith, Kevin, um motorista de entrega do DoorDash que dedica grande parte de seu tempo livre fumando maconha e perseguindo seu irmão mais velho online. E no cansado funcionário da GameStop Marcus (Anthony Ramos) e na esgotada enfermeira Jenny (America Ferrera), temos dois sonhadores sem sorte para torcer.

Personagens secundarios no filme "Dinheiro Fácil"

É justo dizer, no entanto, que, além dos jogadores de Wall Street (um Seth Rogen [na foto a esquerda] em pânico e suado; um traiçoeiramente escorregadio Sebastian Stan [na foto a direita]), o elenco de personagens foi cuidadosamente selecionado para ser agradável e simpático. E, a julgar pela rolagem de postagens grosseiras, felizes com emojis e quase imbecis do Reddit que percorrem a tela, é improvável que isso seja inteiramente representativo da base de fãs de Keith Gill.

Mas embora o filme possa ter prejudicado ligeiramente a sua representação dos utilizadores do SubReddit r/WallStreetBets – o site no qual Keith partilhou detalhes da sua carteira de investimentos – é inegavelmente perspicaz sobre a influência insidiosa das redes sociais como um todo. Em última análise, “Dinheiro Fácil” pode não ser tão revelador sobre os mercados financeiros como é sobre o poder de mobilização da Internet. Capturar a rede de sussurros online que cria um “estoque de memes”; acontecendo na intersecção do diagrama de Venn, onde a ganância humana básica encontra o fervor propulsivo do pensamento de grupo digital – pelo menos nisso, o filme está absolutamente certo.

___________________________________

Trailer:


Streamer: HBO MAX

Título original: Dumb Money

Lançamento: 2 de novembro de 2023

Tempo: 1h 45min

Gêneros: Comédia, Drama

Direção: Craig Gillespie

Roteiro: Lauren Schuker Blum, Rebecca Angelo

Elenco: Paul Dano, Pete Davidson, Vincent D'Onofrio, Seth Rogen, Sebastian Stan...

_____________________________



Comentários

  1. Filme muito bom, porem o ator tem mesmo a animação de uma batata

    ResponderExcluir
  2. Parabens pela resenha, filme bom com atores medianos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E ai o que você esta achando?

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS

TikTOk: PodShe_