Os 5 motivos do porquê o MEI deve fazer a Declaração anual



A Declaração Anual do MEI 2024 (DASN-SIMEI), é uma obrigação essencial para o empreendedor aproveitar os benefícios do MEI e manter seu CNPJ regular. 

Nesse artigo, vamos explanar aqui 5 motivos do porque devemos fazer a Declaração Anual do MEI: 

    1- Cumprimento das obrigações legais: A declaração anual do MEI é uma obrigatoriedade prevista por lei. Ao declarar a declaração, você está cumprindo com suas responsabilidades legais perante os órgãos fiscais. Isso evita problemas futuros com a Receita Federal e possíveis multas decorrentes do não cumprimento dessas obrigações.

  2- Manutenção da regularidade: A declaração anual do MEI é um dos requisitos para manter sua empresa em dia com as obrigações fiscais. Ao realizar a declaração, você garante que seu negócio está em conformidade com as normas condicionais, evitando complicações, como impossibilidade de parcelar os débitos enquanto não fizer a declaração.

  3- Comprovação de receita: A declaração anual do MEI é um documento que comprova a receita do empreendedor. Isso é importante para diversas finalidades, como a solicitação de crédito em instituições financeiras, financiamentos e até mesmo na hora de comprovar sua renda para aluguel de imóveis. Ter a declaração em dia facilita a análise desses processos.

   4- Limite de faturamento: A declaração também é importante para você avaliar o seu limite de faturamento do M.E.I e caso extrapole esse limite permitido de faturamento, será preciso buscar o apoio de um(a) profissional de contabilidade e realizar seu desenquadramento do regime do MEI, pois a empresa passará a recolher impostos como Simples Nacional.

   5- Controle financeiro: A declaração anual do MEI ajuda a manter o controle financeiro do seu negócio. Ao realizar essa declaração, você precisa informar o faturamento bruto do seu empreendimento. Isso possibilita uma análise dos números, identificação de possíveis problemas financeiros e auxilia na tomada de decisões importantes para o crescimento do seu negócio.

Como você pode ver, a declaração anual do MEI é uma obrigação que vai além do cumprimento legal. Ela traz uma série de benefícios para o seu negócio, desde a manutenção da regularidade até a comprovação de receita e o acesso aos benefícios previdenciários. Portanto, não deixe de realizar essa declaração e aproveite todas as vantagens que ela pode trazer para sua empresa e para sua vida como empreendedor. 

O prazo para o fazer a prestação de contas com a Receita Federal iniciou dia 1° de janeiro com a abertura do sistema para a emissão das declarações de faturamento anual referentes a 2023.  Em regra, a DASN-SIMEI deve ser transmitida até 31 de maio do ano-calendário subsequente ao da ocorrência dos fatos geradores dos tributos previstos no Simei. Lembrando que para emitir as guias do DASMEI de 2024, o empreendedor precisará transmitir a declaração anual referente ao ano 2023. Caso o empreendedor opte em transmitir a declaração anual proximo da data final (dia 31 de maio), as guias referentes a janeiro e fevereiros serão emitidas com juros.


Comentários

  1. Como as informações são contraditorias que chegam até nos né... sou manicure e fui em uma assessoria, na qual não vou dizer o nome mas começa com a letra S, perguntei q tava atrasado 2 meses de DAS, e nao tinha como pagar pois iria mudar de cidade, disseram q eu poderia ficar 1 ano sem pagar q ai depois eu poderia parcelar com desconto... pois bem, atrazei um ano e agora fui tentar um acordo e o gov.br disse q nao tenho essa chance q teria q pagar um por um com atraso ate ficar em dia... lembrando q se eu fica com uma inadiplencia no DAS eu nao consigo fazer a Declaração anual... como q NOME/MARCA não é nada comparado a conteudo acertivo... vcs dão de 10 a 0 nessa empresa, parabens... aprendo mais com vcs do que com essas empresas de grande nome... nao desistam nunca pois pessoas que nem eu dependem de vcs uma instituição seria trazendo noticias acertivas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc, eu antigamente ia muito por essa empresa, mas ai o leo fez esse blog e eu sigo eles desde o começo, desde o primeiro podcas, agora ta mais facil de achar os artigos, vai na pagina inicial e clica no cabeçario no empreendedorismo, tem tudo, da pra vc se interar melhor... ctz q quem falou pra eles fazer isso foi mulher kkk pois a gente tem uma visão melhor, quermos tudo simples pra complicar mais kkkk

      Excluir

Postar um comentário

E ai o que você esta achando?

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS

TikTOk: PodShe_