A pesca é uma arte incrível muito mais próxima da realidade dos negócios do que a maioria das pessoas possam pensar. Neste artigo irei abordar os 7 principais ensinamentos que aprendi com a pesca e que muito me são úteis enquanto empresário.
Depois de ler estes ensinamentos entenderá melhor o que quero dizer.
Palavra de pescador!
Para isso, preciso falar brevemente de como começou o meu interesse pela pesca:
Quando eu era muito mais jovem, via meu pai se prepara pra pescar que mais parecia um verdadeiro ritual. Vestia sua camisa de manga comprida, calça, botas, repelente para as mãos e rosto, lanterna, maletinha com anzóis e outros equipamentos, uma vasilha com iscas já preparadas anteriormente (fato aqui que ele separava a semana toda o miolo dos pães que comprava), as varas e, finalmente, uma bolsa verde, feita de um material que parecia uma redinha, para guardar os peixes como Manjubinhas e Lambaris que tivésse a sorte de pescar. Mas eu mesmo nunca fui pescar com ele, não entendia a diversão que ele tanto admirava.
E só depois de alguns anos após seu falecimento, decidi pescar... posso agora sentir o cheiro do quartinho onde esses materiais ficavam guardados, a forma, cor e textura dos materiais em si e a presença terna e compenetrada do meu pai, cuidando de cada detalhe e executando o rito.
Então, em um dia pra trás, fui pescar com o Mister Ichi, saímos de manhazinha. Éramos recebidos na lagoa por um coral variadíssimo de pássaros e grilos. Aquela bela manhã ensolarada, o nosso caminhar produzia sons crocantes no cascalho da estrada de chão. Quando chegávamos à beira do lago, parecia que estávamos adentrando outro mundo. De fato, era um universo muito distinto daquele da cidade. Procurávamos um lugar para nos sentarmos no barranco, com cuidado para não escorregar e cair na lagoa. Preparei as varas e anzóis com as iscas, os lançávamos na margem d’água e iniciávamos nossa prática. Foi ai que lembrei o que meu pai dizia: “- A pesca é relaxante, nos mostra a importância da atenção, da paciência, da imobilidade e do silêncio para não afastar e nem deixar de fisgar os peixes”.
A atenção, a paciência, a imobilidade e o silêncio, por sua vez, me apresentavam estados mentais bem característicos de se experimentar numa pescaria. E olhando retrospectivamente para essas experiências, noto que, mesmo sem saber, o peixe grande que todo pescador vai buscar, cada vez que sai para pescar é, justamente, esse estado de consciência.
Ao longo da vida, fui procurando e colecionando estudos e vivências que me fizessem compreender e que me levassem a experimentar aquele tipo de estado mental que a mim se apresentava nas pescarias.
Na pesca, assim como nos negócios é necessário haver uma pontinha de sorte. Para mim a sorte é a conjugação entre estar preparado para quando surge uma oportunidade. Assim como nos negócios, a pesca é generosa para os aplicados e madrasta para os preguiçosos, grande parte do sucesso depende da sua atitude, das suas escolhas e do seu conhecimento.
Tanto no EMPREENDEDORISMO quanto nas PESCARIAS, você deve:
muito bom essa resenha, nao tinha lido ainda ainda bem que o seu joca me indicou ele, falando nisso o seu joca é muito fã de vcs, ele é pescador e quando vem pescar ele coloca no radinho o podcast de vcs e fica ouvindo todo sabado
ResponderExcluir