HQS - BATMAN A PIADA MORTAL

  ARTIGO ESCRITO E PRODUZIDO POR ANDERSON (@nerdpoesia)


Recentemente o Homem-Morcego completou 80 anos (criado em 1939 por Bob Kane e Bill Finger), então resolvi hoje falar da edição BATMAN A PIADA MORTAL, e também compararei as cores das duas versões dessa história. 


A Piada Mortal foi escrita pelo genial Alan Moore (enquanto produzia Watchmen), ilustrada pelo magnífico Brian Bolland (q levou dois anos pra concluir) e inicialmente colorida por John Higgins. Foi lançada em 1988, logo após Cavaleiro das Trevas (1986) e Ano Um (1987), e ganhou três prêmios Eisner em 1989. 

No Brasil foi lançada pela editora Abril em 1988, 1991 e 1999 e depois publicada pela editora Panini, já com as cores modificadas. 


Nesta edição, além de uma possível origem do CORINGA, vemos o vilão fugir da prisão para tentar provar uma teoria própria sobre sanidade e loucura. "Só é preciso um dia ruim pra reduzir o mais são dos homens a um lunático". Ele sequestra Bárbara Gordon, a Batgirl, violenta-a e a deixa paraplégica, obrigando o comissário Gordon, seu pai, a Assistir tudo. Batman parte para pôr fim nessa loucura e culmina num final surpreendente, q ainda hoje é uma incógnita.


Em relação às cores, a primera edição foi colorida por John Higgins, q utilizou uma paleta de cores quentes e tons lisérgicos (Bolland queria colorir, mas a DC achou q o artista levaria muito tempo pra concluir), anos mais tarde Bolland coloriu a edição e usou cores q de fato havia imaginado, tons sóbrios, preto e branco, e poucas cores fortes em flashbacks. Nas fotos seguintes comparo as edições da ed.Abril, de 1999, e da Panini, mais atual. 


E vc? Tem essa edição? Considera uma das melhores do morcego?

__________________________________________________________________________________

Instagram

Comentários

Postagens mais vistas

ANIME FRIENDS - PÓS EVENTO

BIG FESTIVAL 2022 - PÓS EVENTO

ErosCast - EP69 - Ucconx ou seria o inverso Xnoccu?

ErosCast - EP68 - CARISTIA

INFO: BIG Festival