LIVROS/HQs: 5 PROBLEMAS PSICOLÓGICOS ABORDADOS NOS QUADRINHOS!

5 PROBLEMAS PSICOLÓGICOS ABORDADOS NOS QUADRINHOS!



Olá galera, depois de arcos e mais arcos recheados de problemas, assassinatos, abusos e violência, nem mesmo os super-heróis escapam das sequelas decorrentes, sejam físicas ou mentais.

Vou comentar aqui 5 problemas na psique dos nossos personagens favoritos dos quadrinhos!

Pois estamos no mês do Setembro Amarelo, contra a depressão e suicídio.


Então vamos falar de alguns transtornos complicados representados nos quadrinhos:


Transtorno de Estresse Pós-Traumático

PTSD (Post-traumatic stress disorder), ou Transtorno de Estresse Pós-Traumático, é bem comum no mundo dos super heróis.

O transtorno é uma resposta do organismo a um evento ou situação traumática, de curto ou longo prazo, como experiência em guerras, tortura, física ou psicológica, abusos, violência, etc .

O exemplo mais em alta, hoje, de PTSD no mundo dos heróis está com Jessica Jones e sua relação abusiva com o Homem-Púrpura, explorada tanto nos quadrinhos quanto na TV, porém a lista é gigante, tanto no universo Marvel, quanto na DC.

Outros personagens que já tiveram o problema: Batman, maior parte da Tropa dos Lanternas Verde, Homem Aranha, Demolidor e Wolverine.




Depressão

Outro transtorno bem explorado nas revistas é o mal do século, a Depressão.

O Morfeu de Neil Gailman pode ser considerado um dos maiores exemplos do problema nos quadrinhos, quando a história do personagem se desenrola em torno da busca de Sandman por um preenchimento, uma motivação, quando percebe que está congelado enquanto tudo ao seu redor muda.

Demolidor, Feiticeira Escarlate e Batman são outros exemplos.




Vícios

O abuso de drogas, principalmente o álcool, se não é explorado, está sempre no plano de fundo da história dos heróis mais problemáticos.

Pra não trazer a Jessica aqui de novo, lembremos sempre que Tony Stark já foi pro fundo do poço e voltou no alcoolismo, vide Devil In The Bottle. Contudo, ele conseguiu superar o problema e até mesmo ajudou a antiga Ms. Marvel, Carol Danvers, quando a mesma recorreu a bebida após um grande trauma.




Instabilidade Emocional

Não é segredo que os filhos de Magneto (que continuam sendo para grande parte dos fãs, quer a Marvel queira ou não) estão imersos em problemas psíquicos, ainda mais quando se trata de Wanda e Lorna.

Os constantes abusos e controles na mente de Polaris danificaram a psique da moça, deixando várias sequelas, entre elas, uma “instabilidade emocional”, algo entre a bipolaridade e o transtorno de personalidade limítrofe, não nomeado, mas sempre presente em suas histórias.



Múltiplas Personalidades

O Cavaleiro da Lua é, sem dúvidas, um dos personagens mais problemáticos da Marvel; quase todos os problemas citados cabem no vigilante.

Porém, uma de suas maiores características fica em suas múltiplas personalidades, meio que desmentidas na sua última história, porém, ainda dividida entre as várias faces de Khonshu, o Deus da Lua egípcio.



Porem essas são algumas psiques representadas nos quadrinhos. E vocês meus queridos, se conhecem alguém assim ou que estão passando por uma situação complica, estejam junto... as vezes não há necessidade de uma simples palavra, mas sim apenas da sua companhia, do seu ombro...

Caso seja necessário disque 188

___________________________________________

@erosnerd

Comentários

Postar um comentário

E ai o que você esta achando?

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS