LIVROS/HQs: A HQ Morte de Neil Gaiman passeia por histórias que falam justamente sobre a vida!

 


Fala meus caros amigos, já começo com a frase da Morte (Death):

“Eu não sou abençoada nem piedosa. Sou apenas eu. Tenho um trabalho a fazer, e é o que faço.”


A HQ Morte é uma coletânea publicada na história em quadrinhos Sandman, do autor Neil Gaiman. Para aqueles que não conhecem, a HQ Sandman, tem como protagonista Sonho, ou Sandman. Ele faz parte de uma “família” chamada de Os Perpétuos, os seres mais antigos e poderosos do Universo. Os nomes deles são, Morte (DEATH), Sonho (DREAM), Destruição, Desejo, Desespero e Delírio.

Sandman é parte da HQ Morte, voltada para o público adulto, publicada pela Vertigo, uma linha da DC Comics. Sua primeira publicação foi no final de 1988 e tem um total de 75 edições, que foram publicados posteriormente em 13 coletâneas. No Brasil, as HQ’s são publicadas pela editora Panini.

Ao longo da HQ Morte de Sandman vemos o protagonista, Sonho, interagir com vários de seus irmãos e irmãs, e aquela que tem mais destaque, de longe, é sua irmã mais velha, Morte.

 A edição definitiva de Morte, traz todas essas histórias.

 

“E me indago a respeito da humanidade. A atitude das pessoas para com a dádiva de minha irmã é tão estranha”

 

Temida e inutilmente evitada por muitos, vemos como os personagens lidam, ao longo de 7 arcos, não só com a perspectiva da vinda da própria morte, mas também com a de amigos, familiares e pessoas queridas para eles.

 

A HQ Morte tem ela própria como o elemento que une os arcos. Alguns tem outros personagens em comum, o que dá uma noção melhor de continuidade das histórias e nos deixa feliz em ver uma conclusão para eles. Em outras histórias, a própria Morte é protagonista.

 

“É tão natural morrer quanto nascer. Mas todos têm medo dela. Angustiam-se. Inutilmente, tentam aplacá-la.”

 

Apesar de já ter lido boa parte de Sandman, acredito que não seja necessário ler para entender as histórias que são apresentadas neste volume. É até interessante para quem não conhece ainda a HQ, se aventurar por Morte antes de começar a ler, uma vez que a leitura é bem mais rápida.

 

Ao contrário da primeira impressão, não só pela capa sombria, mas pelo título, a HQ Morte é uma história focada na vida. Claro que a nossa partida é um momento que chegará para todos, mas a forma como vivemos até lá e a forma como lidamos com a morte, quando ela chega, é o questionamento proposto pelas histórias publicadas aqui.

 

“Mas são os momentos que iluminam tudo. Os instantes que você não nota que os está vivendo… São eles que fazem o resto valer a pena. ”

 

Aqui a Morte não é apresentada como um cara alto de capuz (esse é Destino, o primogênito). Mas como uma jovem mulher que, apesar de estar vestida toda de preto, é extremamente alegre e cativante. De todos os personagens de Sandman, Morte definitivamente é a minha favorita.

 

As histórias que eu mais gostei foram Fachada, uma história extremamente melancólica protagonizada por uma antiga super-heroína, e O Grande Momento da Vida, história protagonizada por um casal lésbico que tem um filhinho pequeno.

 

Além de questões sobre vida e morte, temos algumas pitadas de outros questionamentos sociais e discussões sobre paradigmas, como críticas a homofobia, racismo, religião e questões políticas, típico da obra de Neil Gaiman.

 

“Vocês sempre se apegam a velhas identidades, velhas faces e máscaras, mesmo que elas já tenham cumprido seu propósito. Mas, com o tempo, é preciso aprender a jogar as coisas fora. ”

 

Morte é um ótimo apanhado de histórias, com desenhos de diversos artistas diferentes e talentosos, e que é uma leitura emocionante, agradável e quem em tempos de grandes dúvidas como o que estamos vivendo traz um conforto no coração e uma das questões primordiais: Como você está vivendo a sua vida?

 

Essa edição da Panini, em capa dura, também apresenta no final várias informações interessantes sobre Sandman, Morte e ilustrações diferentes de artistas retratando a Morte sendo essa um prato cheio para fãs não só de história em quadrinhos, mas também de arte e ilustração.

 

Título: Morte – Edição Definitiva

Autor: Neil Gaiman

Páginas: 361

Editora: Vertigo Panini Books

Gênero: fantasia dark para adultos

Link para compra: https://loja.panini.com.br/panini/produto/Vertigo-Morte-Edicao-Definitiva.aspx


__________________________________________________________________________

Siga Nossas Redes Sociais:
Facebook: Grupo ELANE
Instagram: @GrupoELANE
Blog: Blog Grupo ELANE
Youtube: Grupo ELANE

Comentários

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS