COMO EMPREENDER EM TEMPOS DE CRISE – CORONA VÍRUS.


Olá leitores do Blog E.L.A.N.E, tudo bem com vocês? Estão acompanhando nossos artigos? Não deixem também de se cuidarem; pois o covid – 19 está por aí, infelizmente.

Aliás, é sobre essa nova situação que escreverei o artigo de hoje, afinal estamos num momento atípico de negócios, em função dessa situação mundial de saúde.

Mas antes, devemos cuidar de nossa saúde, nos protegendo, redobrando os cuidados com a higiene pessoal, dos nossos familiares e dos clientes que vocês atendem também.

Então o que fazer para continuar a trabalhar em meu negócio? Devo ficar de “braços cruzados” e esperar a crise passar? É um momento oportuno para abrir uma empresa, no caso um M.E.I? O que fazer então?

Estas são algumas das questões de tenho ouvido muito e lido nos meios de comunicação nos últimos dias. 

Para quem já tem um negócio, por mais desafiador que seja – em razões das restrições -, vocês devem mais do que nunca focarem na gestão, para reduzirem os custos e se planejarem; e por que não se reinventarem?

Pessoal, por isso vejo que o mais importante nesse momento é o “olhar para dentro” da empresa e começar a rever o que pode ser reduzido de custos; fazendo um levantamento de todos os seus gastos (faça isso numa planilha caso não tenha), posteriormente veja com seus fornecedores/parceiros, bancos, no que podem colaborar em relação aos seus compromissos financeiros (esse é um momento em que todos devem ajudar o próximo).

Nessa primeira etapa que é de uma revisão de gastos/custos, seria interessante você começar separando em três situações:

- O que é dispensável e não afeta sua produção, serviços ou venda, aí você dispensa/cancela e retorne quando o cenário estiver normalizado;
- O que é alterável, esse você pode alterar/renegociar se for o caso e também não vai afetar a sua produção, serviços ou venda;
- O que é indispensável e precisam ser honrados, para não afetar a sua produção, serviços ou vendas.

Numa segunda etapa, deve-se olhar para “fora da empresa”, para continuar a atender seus clientes e por que não os novos também. E aqui fica uma questão importante para você! Como fazer isso em tempos de isolamentos?

Sendo ágil, adaptando-se o mais rápido possível a esse novo cenário e usando a internet e suas ferramentas para vendas diretas ou através do e-commerce, sendo que os canais de vendas mais importantes nesse momento são:

- Os Marketplaces, Facebook, Instagran, Messenger, E-mail’s e os aplicativos de entregas.
Lembrando que tudo isso fica mais fácil, para quem já tem um banco de dados/cadastros de clientes e mais desafiador para quem não possui (terá que criar um).

Enfim pessoal, ter um bom planejamento é o que continua a fazer uma diferença importante nos negócios, além de oferecer uma visão de forma mais estratégica e ao mesmo tempo encarar essa nova realidade. Você terá um novo olhar empreendedor de seu negócio.

Quanto à questão se devo ou não abrir o meu M.E.I, fica a seu critério em avaliar os “prós ou contra”; afinal você deve saber o que é melhor para você! 

O que posso lhe dizer que o próprio mercado prefere trabalhar com empresas formalizadas e os clientes também.

Pessoal, hoje fico por aqui um grande abraços e desejo Sucesso a todos!

Autor: M.ICHI.

Comentários

Postagens mais vistas

Video.Cast 10 - EDDIE COLECIONÁVEIS

ABRINDO BAGUIO EP#08 - HQs

AMPARA Animal apresenta os heróis Quarentiners para salvar a humanidade do tédio

LIVRO: ESPÍRITO PERDIDO (The Missing Spirit) |

Video.Cast Ep.11 - Hitman