EVENTOS: ANIME FRIENDS 2019

                                                                                                                 AUTOR: LENNY                                                                                                                04/09/2019


COBERTURA EVENTO: ANIME FRIENDS 2019

O tão aguardado Anime Friends, produzido pela Maru Division e seus patrocinadores, ocorreu neste último fim de semana nos dias 12/13 e 14 de Julho. Dois dias antes do evento, o Anime Friends comunicou em todas suas redes sociais que foram disponibilizados 20.000 ingressos gratuitos para a entrada do evento no primeiro dia (sexta-feira), muitos fãs compareceram neste dia, em geral pode-se dizer que lotou logo no primeiro dia do Anime Friends.
As novidades desse ano foram muitas dentre elas a cantora Mika Kobayashi e o grupo de J-POP FAKY. Algumas atrações favoritas dos fãs que retornaram novamente este ano foram NADA, Deadlift Lolita, Yumi Matsuzawa, Ultraman, snowkel entre muitos outros. O Anime Friends cada vez mais, está trazendo artistas reconhecidos pelos fãs da cultura pop japonesa.
No primeiro dia do evento ocorreu uma entrevista com o grupo faky, onde as integrantes disseram ser sua primeira vez a visitar o Brasil em um evento grande como o Anime Friends, ocorreu um meet&greet com todas as integrantes no Domingo (14/07), onde os fãs poderiam tirar fotos com elas, cumprimentá-las e pegar autógrafo. Ficaram por 1 hora recebendo câmeras de fãs para elas interagirem, celulares para tirarem fotos e gravar vídeos, ocorreu também uma entrevista com os fãs que compareceram ao meet&greet, contando um pouco sobre o grupo faky e como as conheceram pela internet. Durante o show das meninas às 16hrs no Domingo muitas pessoas ficaram para assisti-las cantando e dançando todas suas músicas do álbum novo e as mais famosas como SUGASWEET. Taki, revelou ser mestiça de brasileiros também surpreendendo todos no show.


Legenda- Hina olhando para câmera e interagindo.


Desta vez o ultraman trouxe uma nova performance com o título de Ultraman Herói, como protagonista da vez o Ultraman Zero, filho do Ultraman Seven. Novos vilões apareceram, e incluíram mais interações com a plateia, com os heróis pedindo para vaiarem quando os vilões tomassem conta do local, foram apresentações muito animadas e interativas; Já o stand vendia  produtos oficiais, porém estava com mais modelos de copos e camisetas.
A arena Quadribol inspirada em Harry Potter esteve agitada durante todos os dias do evento, promovendo competições entre os fãs. Todos usando as cores determinadas de cada casa. Na seção de mangás e HQ’s estiveram as marcas NEWPOP e COMIX, com promoções em diversas coleções de mangás. Encontrei a saga completa CHOBITS vendendo por R$80,00 8 volumes completos! Alguns outros estandes vendendo as famosas figures, também estavam vendendo mangás usados e de colecionadores por preços mais acessíveis.
Na seção de stands as lojas disponíveis este ano participando do evento eram: NERD³, WORLD COLLECTIBLES, GEEK MARKET, KOMAPE, BANKAI, RRA, ART SHAPE, SANRIO, JAPAN SOCIETY, PALÁCIO GEEK, LOJA DO HERÓI, CRUNCHYROLL, AKIBA WORLD, PIOVESAN, ANIME HUNTER e GEEK POINT. No espaço K-POP, tiveram apresentações de grupos de dança, workshop de youtubers e dançarinos famosos nesse meio.
No domingo dia 14, o show mais aguardado do dia foi de Deadlift Lolita, com um multidão interagindo com os vocalistas e sua apresentação extravagante. Ocorreu logo após a finalização do show de FAKY, sem atrasos este na programação. No auditório 1 estava ocorrendo palestras, conversas com youtubers brasileiros famosos do meio otaku e atores e cantores internacionais. No auditório 2, estava ocorrendo o meet&greet com ultraman e suas apresentações, assim como o talk show também.









legenda- estande do anime Tate no Yuusha no nariagari, exibido pela crunchyroll com a cosplayer oficial, ao lado esquerdo da imagem @beatrizpurin, eu (Lenny) @lennydesu_ no meio e minha amiga ao lado @karma_cos.

Entrevistei algumas pessoas que compareceram ao evento, e as questionei a respeito das coisas positivas e negativas durante todo o AF 2019. Algumas comentaram a maneira como foram revistadas, cosplayers que estavam passando pelos seguranças com malas e ou vestidos, reclamaram do tratamento com eles por pararem a fila para bagunçar toda a mala revistando e atrasando outras pessoas que estavam esperando. Odiaram o fato de necessitar jogar qualquer objeto de metal no lixo, mesmo que lacrado, como por exemplo algo simples como desodorante e não aceitarem a opção de deixar no guarda-volumes ao invés de jogar o produto fora. Desperdício de alimentos e bebidas também jogados fora, por algum milagre eu esqueci que tinha maçã na minha mochila e acabei passando despercebida pelos seguranças e consegui entrar com alimento.
Outros pontos negativos comentados foi em relação aos visitantes maltratando cosplayers, diversos cosplayers em suas redes sociais comentaram terem sido assediados (homens inclusive), humilhação contra uma cosplayer por ela estar vestida de uma personagem que não tem o mesmo porte físico que ela e foi rudemente criticada por um visitante da feira. Pessoal do guarda-volumes sendo preconceituosos com cosplayers e por aí vai. Como se pode ver, precisa de mais respeito pelos cosplays em eventos grandes como esse especialmente pela staff trabalhando dentro, como por parte dos visitantes. Cosplayers também são pessoas!
Finalizando o artigo gostaria de agradecer, a Maru Division pelo evento incrível e atrações cada vez com mais conteúdo e qualidade. Pelos leitores do Blog do grupo E.l.a.n.e e aos cosplayers entrevistados que contribuíram com o artigo.

Comentários

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS