FILMES/SERIES: DICAS DE FILMES SOBRE EMPREENDEDORISMO PARTE I

AUTOR: M.Ichi
28/08/2019



Olá caros leitores do Blog E.L.A.N.E, tudo bem com vocês? E os desafios de Empreender; estão sendo alcançados?

Com certeza, pois vocês que tem acompanhado as dicas dos artigos no Blog, estão aplicando nos negócios; não estão?

No artigo de hoje, vamos falar de filmes que acabam nos motivando a empreender ou até mesmo nos ensinando a alcançar o sucesso, inclusive nos Motivando a sair da zona de conforto.

Na atualidade do mercado, seja no interno ou no global; ele tem cobrado Constantemente por inovações, mudanças e desenvolvimentos nos Comportamentos dos empreendedores que querem ter sucesso em seus Negócios.

O mundo do empreendedorismo, é extremamente desafiador e há momentos até desmotivadores; razão essa para que o empreendedor busque constantemente por inspirações, inovações, soluções nos vários formatos disponíveis do dia/dia em seus negócios e principalmente uma mudança no comportamento.
Esses filmes (fictícios ou espelhados em casos reais), trazem histórias inspiradoras, destacando as trajetórias de empreendedores que obtiveram sucesso, evidenciando em como superar obstáculos, auxiliando nas tomadas de decisões, gerando “insights” (perspicácia/intuição), trazendo inovações, entre tantos outros aspectos de superações.

Assistir a eles, é conhecer essas histórias de superação, fazendo com que o empreendedor possa visualizar e entender que, mesmos em seus momentos desmotivadores ou de fracassos, a busca do sucesso em seus negócios, são difíceis, desafiadores e cheios de obstáculos; mas não impossíveis de serem alcançados. Tem que haver persistência e foco nos objetivos.
Refletindo sobre esses caminhos desafiadores, sugiro alguns filmes para que vocês leitores possam se inspirar e focarem na busca de seus sucessos nos negócios. Eles são:


- Os Vingadores.
Reúne um grupo de Super Heróis, cada qual com sua personalidade, inteligência
e fortes opiniões, que tem que defender a terra de “bandidos alienígenas” (aqui podemos entender como concorrência?), que querem dominar a Terra. O destaque fica no perfil de cada Super Herói, conforme comentado por Eddie Martelli em abril 18/2019, em seu artigo postado no Blog do Grupo E.L.A.N.E – Filmesque nos fazem pensar: 5 filmes do universo Marvel; em que diz sobre o
Incrível Hulk - tem Pontos de Melhoria; Iron Man – Inteligência Estratégica -; Capitão América – Liderança e Princípios -; Thor – Liderança e Humildade -.


- Coco Antes de Chanel.
A conhecida trama da história da importante estilista francesa, Gabrielle Chanel, mais conhecida por Coco Chanel, uma mulher à frente do seu tempo; exemplificando o empreendedorismo feminino, de uma infância pobre e muito sofrida, revolucionou o mundo da moda em Paris e no mundo, que acaba criando um império de moda e perfumes; o mais conhecido – Coco Chanel nº 5 -. É a fundadora da empresa de vestuário Chanel S.A.


- Chef.
Chefe de Cozinha de um renomado restaurante de Los Angeles Carl Casper (Jon Favreau), é demitido do seu emprego após brigar com seu chefe; pois Carl quer inovar e seu patrão não. Após essa briga e outra com um crítico gastronômico, as portas se fecham de vez para ele, fazendo com que acabe abrindo um foodtruck com a ajuda de sua ex-esposa e filho. Na nova atividade, ele conhece outras pessoas, ampliando seu networking e redescobrindo o seu prazer pela cozinha. Aqui destaco que a história é um bom exemplo para quem deseja focar esforços em algo que gosta de fazer verdadeiramente. Corra atrás de sua felicidade.


- Em Boa Companhia.
O ator Dennis Quaid/Dan Foreman é o chefe de vendas de publicidade de uma
grande revista de esportes e, aos 51 anos, leva uma vida boa. Após a revista ser adquirida pela multinacional Globecom, ele perde sua função na empresa para o ator Topher Grace/Carter Durya, um jovem publicitário de 26 anos. Após essa reviravolta, ele agora precisa conciliar as mudanças em seu trabalho com problemas pessoais/familiares, uma situação comum para muitos colaboradores no mundo corporativo. Aqui podemos entender o quanto é ruim ficar na “zona de conforto”; pois de um momento para outro, as coisas podem mudar repentinamente.


- O Lobo de Wall Street.
Ótimo filme sobre Wall Street, dos anos 90. Conta a história de Jordan Belfort/Leonardo DiCaprio, fraudulento e corrupto corretor de Nova York, com uma conduta muito negativa; porém trazendo grandes lições sobre empreendedorismo, metas, bonificações, motivacional, liderança, trabalho em equipe, oportunidade, determinação, sucesso profissional e vontade de crescer. Filme muito inspirador para você sair da zona de conforto também.


- Jobs.
Traz a trajetória de Steve Jobs, como sendo um dos maiores empreendedores do mundo e fundador da APPLE, um império tecnológico. O filme mostra os pontos da carreira de Steve Jobs, como a forma de lidar com investidores (negociações), com inovações, poder de apostar em ideias, foco por um ideal, Além de quebrar paradigmas sobre avanços tecnológicos e como alcançar o sucesso. Lembrando que ele começou a sua empresa pequena, porém com pensamentos grandes......


- Quem Quer Ser um Milionário.
Excelente trama sobre a jornada de um jovem chamado Jamal Malik, representado pelo ator Dev Patel, que mora em uma favela na Índia e trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing. Teve uma infância foi muito difícil; porém sua vida tem uma reviravolta quando ele participa de um famoso programa de perguntas e resposta e acaba se tornando um milionário. O filme mostra como as experiências da vida são essenciais para uma melhor tomada de decisão e consequentemente, o alcance do sucesso. Não adianta só ter conhecimento teórico, tem que praticar.


- Fome de Poder.
Michael Keaton, é um ator americano muito conhecido por seus personagens de Batman e Abutre, porém em Fome de Poder, ele é o Sr. Ray Kroc um vendedor de máquinas de milk shake, que vai conhecer o trabalho dos irmãos Mac e Drick McDonald e fica impressionado com a agilidade do sistema de produção criado por eles e com a movimentação dos clientes na lanchonete. Com um olhar “clínico e inovador”, Kroc acaba se tornando sócio da lanchonete e expande o negócio para todo o território dos Estados Unidos, mesmo contra a vontade dos irmãos McDonald. Aos poucos, os irmãos acabam perdendo a rede de lanchonete e Ray Kroc transforma a marca em uma das maiores franquias de fast-food do mundo, hoje conhecida como McDonald’s. O filme explora bastante, as questões de inovações, zona de conforto, mudança de comportamento, bom atendimento, padronização, planejamento, estratégias de marketing, sociedades inadequadas, a importância de técnicas de negociações e muitos outros pontos sobre os sucessos no mundo empresarial. Vejo esse filme como um dos melhores sobre empreendedorismo!

Então pessoal, gostaram dessas dicas? Espero que sim, pois no próximo artigo continuarei a trazer mais sugestões de filmes, com paralelo sobre empreendedorismo.

Até lá e um grande abraço a Todos!












Comentários

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS