EMP: Dicas para um bom atendimento – seguimento vestuario

31/08/2018
Autor: Eddie





Em um mercado tão competitivo, principalmente em tempos de crise, diferenciar-se é a chave para o sucesso.

Se os públicos do varejo estão gastando menos, eles usarão o dinheiro apenas com algo que realmente valha a pena. É por isso que possuir um atendimento diferenciado é importantíssimo para se destacar.

É preciso se mostrar singular em meio às diversas opções de compra que existem ultimamente. E sabe qual a maneira mais simples e efetiva de se fazer isso?

Se renovando, fazendo algumas mudanças e dando um up no atendimento oferecido por seus vendedores e área comercial!

Vou listar algumas dicas de como fazer a diferença em seu empreendimento.



1 - Prepare a sua equipe
Mesmo que você ofereça produtos incríveis, é impossível agradar totalmente um cliente sem que tenha uma equipe realmente pronta para apresentar todo esse mix.

A apresentação é tão importante quanto a qualidade do produto em si; afinal, cá entre nós, uma pessoa preparada de verdade consegue vender o que quiser.

Existem algumas formas de fazer essa preparação, e todas elas focam em deixar seus funcionários realmente unidos e coesos, oferecendo sempre o mesmo tipo de informação e carregando com eles o conceito da loja.

Os treinamentos em conjunto são a melhor saída e devem concentrar-se sempre em simpatia (cordialidade e gentileza) e empatia (para que os funcionários realmente se coloquem no lugar do cliente e compreendam o que ele precisa).

2 - Personalize o atendimento
Um bom atendimento é aquele que realmente encanta os clientes e não os trata como qualquer um.

A chave para o sucesso nesse aspecto está na personalização, ou seja, tratar cada freguês como alguém único, importante e especial.

É ideal que os funcionários chamem todos os clientes pelo nome sempre, e saibam manter uma conversa de acordo com a personalidade de cada um. Além disso, as fichas de cadastro podem ajudar: com a data de aniversário dos clientes em mãos, você pode mandar e-mails de desconto ou simplesmente um cartão desejando parabéns.

E, quem sabe, uma ligação convidando para que eles conheçam a nova coleção da loja? Pense nesse tipo de cuidado personalizado!



3- Diferencie o seu mix de produtos
Seu atendimento será ainda mais impecável se você tiver um mix de produtos realmente incrível. Isso só pode ser feito, claro, com muita pesquisa e com conhecimento acerca de seus concorrentes.

O que eles oferecem? O que mais vendem? Qual o diferencial deles? Com essas respostas, você pode fazer algumas alterações no mix que oferece.

Uma dica é explorar um pouco melhor seus produtos mais vendidos, oferecendo novas opções parecidas, por exemplo.

Não se esqueça também de estar sempre por dentro das últimas tendências que a sua loja de roupas pode oferecer; elas podem determinar alguns fatores que você deve incorporar aos produtos que seus atendentes oferecem.



4- Ouça os seus clientes
De nada adianta querer mudar sem que você realmente saiba o que está dando errado, principalmente quando o assunto é o atendimento de loja; afinal, ele é voltado totalmente para o seu público.

Sendo assim, é preciso que você saiba ouvir a opinião dos clientes que passam por lá. Faça feedbacks: Pesquisas de satisfação são interessantes para alcançar esse objetivo. Você pode criar fichas e entregar aos clientes ao final de suas compras ou enviar por e-mail de acordo com o cadastro deles.

Os resultados das pesquisas apontarão o que precisa mesmo ser mudado no atendimento que os seus funcionários oferecem, além de dar boas lições sobre as impressões que o seu público possui do seu negócio.

Sendo assim pessoal, continuem sempre evoluindo, estudando, pesquisando, pois a excelência vem com o tempo e esforço.

Mas viram como é possível atingir um bom atendimento para seus clientes com algumas simples dicas?

Agora você deve tirá-las do papel e entrar em ação!

Sucesso a todos.

Uma informação importante: O Grupo E.LA.N.E., está desenvolvendo uma grade de palestras que logo será aberta ao público, sobre atendimento ao cliente, vendas, empreendedorismo e planos de negócios. Para novidades continuem seguindo nosso blog.

Abraços e até a próxima.



Comentários

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS