EMP: Comece a ser um empreendedor de sucesso: 7 passos para sair do lugar agora!


17/05/2018
Autor: Eddie


Você já sabe que tipo de negócio quer começar. Já sabe onde e com quem irá abri-lo.
Já conheceu fornecedores e fez contatos com parceiros. Você já tem até algum capital para investir e conta com um time disposto a apoiá-lo.
Então o que falta para você começar a empreender?
Começar um novo empreendimento é sempre arriscado, tudo depende de muito estudo, pesquisa e conhecimento de mercado. Apesar de muitos economistas e administradores tentarem sem descanso prever o futuro do mercado, isso é impossível. Nunca podemos ter certeza absoluta sobre qual tendência irá surgir de repente e tomar o lugar de um negócio que, até a noite anterior, parecia o investimento mais seguro do mundo.
Ninguém quer que você desista, muito pelo contrário, queremos mostrar aqui alguns passos simples que podem lhe ajudar a se tornarem um empreendedor de sucesso, mesmo quando a maré não estiver favorável para os negócios.
Afinal, um bom empreendedor sempre sabe como vender seu peixe, não é mesmo?
1 - Defina seus objetivos
Ter objetivos bem definidos é o primeiro passo para se tornar um empreendedor de sucesso.
É preciso ter certeza do que você quer fazer antes de investir seu tempo e dinheiro em uma ideia: afinal, ninguém acerta um alvo atirando para todos os lados.
Na vida de um empreendedor, todo dia é um aprendizado constante!
2 - Saia da zona de conforto
Nenhuma ideia se torna milionária de um dia para o outro. Se nem Steve Jobs conseguiu enriquecer da noite para o dia, não somos nós, meros mortais, que iremos provar o contrário.
Esqueça também aquela ideia de que existe “hora certa para investir”: você precisa criar a sua oportunidade.
Para saber em qual mercado investir, é preciso estudar e pesquisar muito, mas verdade seja dita, todo investimento é um risco. E para se arriscar, é preciso sair da sua zona de conforto.
3 - Estabeleça um método
Como em qualquer investimento a longo prazo, o empreendedorismo também traz o risco de surpresas desagradáveis.
Para não se surpreender quando um obstáculo surgir, o ideal é definir um método empresarial baseado no método científico.
Lembra do mantra “agir, aprender, construir e repetir”? Pois foque em aprender na hora de definir seu método.
Teste cada ideia e registre todos os resultados relevantes. Repita o que funcionou, alternando as variáveis. Ensine o que você aprendeu à sua equipe e colha os resultados.
4 - Crie algo novo
Para ser um empreendedor de sucesso, criatividade é essencial.
É claro que ninguém aqui está sugerindo que você se mate de pensar em uma ideia tão revolucionária quanto o Whatsapp, nem que surja de repente com um negócio tão grandioso quanto a Apple. É muito mais simples do que isso.
Cada empreendedor é único e possui ideias próprias.
O que você precisa é descobrir como fazer aquela coisinha que ninguém no seu mercado de atuação fez ainda, aquele diferencial que fará com que clientes e investidores escolham você em vez do seu concorrente.
5 - Seja prático
Um erro comum que muitos investidores iniciantes cometem é complicar demais uma ideia ou a forma de colocá-la em prática.
Se você acha que complexidade é sinônimo de inovação ou domínio de mercado, pare! Você está fazendo isso errado.
Quanto mais simples for a sua estratégia, mais chances você terá de colocá-la em prática com maestria.
Ainda que a sua ideia seja um pouco complicada, seus processos devem ser sempre práticos e transparentes, principalmente se você conta com um time para te ajudar a tocar o negócio.
6 - Mantenha-se atualizado
Outro erro comum, dessa vez até entre os empreendedores experientes, é achar que já sabe de tudo sobre o seu negócio.
Vivemos em uma era tecnológica onde tudo se transforma da noite para o dia: uma prática de mercado comum hoje já pode estar obsoleta amanhã.
Por isso, um empreendedor de sucesso nunca deixa de estudar e de se atualizar.
Ele sabe que estar em dia com o mercado e com as tecnologias é fundamental para descobrir novas formas de crescer seu negócio e manter clientes e investidores por perto.
Afinal, no mundo dos negócios nada é garantido, e uma empresa que para no tempo pode perder até seus clientes mais fiéis.
 7 - Trabalhe com o que você gosta e assim você tornará um empreendedor de sucesso!
 Sair de um emprego para se dedicar a um empreendimento novo, ou simplesmente tentar uma forma nova de complementar sua renda pode ser frustrante caso você não faça o que realmente gosta.
Um bom empreendedor sabe que pode demorar alguns anos até que uma ideia comece a gerar frutos, e esse cultivo requer dedicação constante.
Portanto, não corra o risco de se prender a algo que você não quer muito fazer.
Lembre-se que a vida é curta e que ainda existem muitas coisas (inclusive outras ideias) que podem deixá-lo realizado!

Assim pessoal, se tiverem ideias e não conseguirem colocar no papel, ou não sabe por onde começar a montar seu plano de negócio, procure o Grupo E.L.A.N.E., estamos à disposição para começar de imediatamente a lhe ajudar.

Até a próxima.

Comentários

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS