EVENTOS: Páscoa, uma oportunidade para abrir um negócio.

07/03/2018
Autor: VFonseca & M.Ichi



Ah! A Páscoa! Que coisa boa, não?

E então vamos aproveitar esse momento para empreender?

Mas antes, vamos ver um pouco da história sobre a Páscoa.

“A páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo, que de acordo com a Bíblia ocorreu três dias após a sua crucificação......A páscoa é uma das festas mais antigas, e a principal festa do ano litúrgico cristãoSurgiu em Roma no início do segundo século”. 

 

A festa da páscoa faz referência a última ceia de Jesus com os discípulos, sua prisão, julgamento, condenação, crucificação e ressurreição. A celebração inicia no domingo de Ramos e termina no domingo de páscoa, período compreendido como Semana Santa”.
E não vamos esquecer-nos dos coelhinhos, que estão relacionados à Páscoa por se reproduzirem rapidamente e em grandes quantidades, no qual representam a fertilidade e o nascimento, trazendo aos cristãos a esperança de uma Nova Vida!

"A oportunidade"

Então leitores! Muito bonita essa pequena história sobre a Páscoa, não acham? Mas porque resolvi escrever sobre esse tema?

Pela oportunidade de vocês empreenderem nesse período que antecede essa data e que para nós é muito importante e bem comemorada. Neste ano, a Páscoa será celebrada no dia 1º de abril; que por sinal é o dia da “mentira” também!

Quando falo em uma data para empreendermos, falo da oportunidade de negócio que vocês leitores/empreendedores poderão ter. Afinal um ganho extra de dinheiro, não faz “mal”’ a ninguém.

Mas como? Ora pessoal! É que a Páscoa nos faz lembrar-se de chocolates; e chocolates nos fazem lembrar-se de ovos de Páscoa e coelhinhos de chocolates, além de outras coisas deliciosas, e isso nos mostra o quanto gostamos de chocolates e curtimos essa data; pois os coelhos e os ovos de chocolates são os símbolos da Páscoa mais importante para nós.

 

Para esse modelo de negócio, você não precisa fazer altos investimentos, necessita-se ter alguns equipamentos básicos, como formas de ovos, de animais e personagens, cubas, máquina de chocolate, mesas e outros utensílios básico e principalmente força de vontade e ser bastante criativo (a) para produzir em outros formatos, além dos ovos tradicionais e principalmente os ovos de colher.

Você pode iniciar em sua casa mesmo, desde que obedeçam algumas regras/normas de segurança e principalmente saúde/higiene (COVISA, ANVISA) e pronto, você produzirá os seus ovos, os seus coelhos e os demais produtos da forma que o seu talento permitir; sejam eles trufados, de prestígio, de frutas, com sabores de licores e muitos outros.




Vejam alguns dados interessantes sobre a movimentação desse mercado:

- Foram produzidas aproximadamente 9 mil toneladas de chocolate para a Páscoa de 2017, que correspondeu a quase 36 milhões de ovos; porém em 2016, a produção foi 36% maior; ou seja, o volume produzido foi de aproximadamente 49 milhões de ovos. Gente! É muito chocolate para se consumir.

- Esses foram os volumes movimentados pelas grandes “players” do mercado (Nestlé, Garoto, Lacta, Cacau Show, Brasil Cacau, Kopenhagen, Ferrero, Kinder e Arcor) de chocolate, sem considerar os produzidos pelos pequenos empresários. Eis aqui a oportunidade de vocês empreenderem também nesse segmento de chocolates, desde que façam com qualidade e preços justos.

Para o ano de 2018, os números de lançamentos realizados pelas grandes empresas serão em média de 130 novos produtos, sendo um pouco maior que o ano passado, que foi de 120 novos produtos. Em relação aos preços, estes podem variar de R$ 1,50 para mais de R$ 1.000,00, dependendo do peso, do recheio e outras “guloseimas” que vocês podem colocar nos ovos.

Lembre-se que de uns anos para cá, esses lançamentos se inovaram com produtos temáticos e/ou com brinquedos, que tem atraído cada vez mais consumidores (aqui falo dos pequenininhos, que influenciam os adultos na ora da compra).

Outra mudança que está ocorrendo no mercado, é que as indústrias estão investindo em ovos de Páscoa menores e com preços mais competitivos; ou seja, mais baixo em razão do momento econômico pelo que o Brasil está passando. O desafio é atender a todos os consumidores ávidos por ovos de Páscoa e os seus coelhinhos de chocolates.
Sobre esse cenário, as indústrias envolvidas nas produções desses ovos, esperam um crescimento de aproximadamente de 3%, ou, no cenário mais “turbulento”, uma estabilidade do setor.



As dicas.

Aqui vão algumas dicas para vocês realizarem os seus sonhos de produzirem ovos de Páscoa e outros tipos de chocolates e sobremesas em suas casas, e assim se tornarem empreendedores (a):

- Faça uma pesquisa dos potencias clientes que você poderá atender como a faixa etária, classe social, os gostos dos clientes (ovos normais, diet, crocante, branco, etc).

- Ofereçam produtos com qualidade, bem apresentáveis, com embalagens coloridas, alegres, temáticos; porém seguros, bem lacrados e com datas de validades.

- Inovem - ovos de Páscoa não precisam ser tão simples, podem ser de chocolate ou não! Então faça algo novo (sabores diferentes), pra comer de colher, com bombons de sabores exóticos, etc.

- Por se tratarem de alimentos, devem seguir algumas regras básicas da COVISA e da ANVISA - www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/ -.

- Faça um bom planejamento em relação a compras, produção, quantidades de pedidos (para que não haja desperdícios, pegue os pedidos com antecedências), tamanhos dos ovos (peso); até por que, há grandes famílias que irão procurar produtos com preços mais competitivos.

- Outro ponto muito importante, é em relação às vendas/cobranças, principalmente nas encomendas; pois tenho conhecimento que muitos empreendedores venderam os seus produtos e não receberam os pagamentos. E sabem o porque? É que ficam com “vergonha” de cobrarem. Nesses casos, seria bom pedir um sinal de no mínimo de 40% na encomenda.

Vamos à ação!

Agora pessoal, é só por a “mão na massa”, digo no chocolate e aproveitarem essa oportunidade para “faturarem” um extra nesse período da Páscoa; ou, para se profissionalizarem, abrirem os seus negócios e principalmente tornar a sua marca conhecida no mercado.


Pessoal, por hoje é só e vou ficando por aqui.

Desejos a todos, bons negócios e uma Feliz Páscoa!

__________________________________________________________________________

Fontes pesquisadas.

Google: 05/3/18:

- 5 de fev de 2018 - NestléGarotoLacta, Cacau Show, Kopenhagen e tantas outras marcas de chocolate já anunciaram os lançamentos de ovos de páscoa 2018. Confira as novidades! ... Neste ano, alguns ovos de páscoa da Nestlé chegarão ao mercado em tamanhos menores.
- link – HTTP://www.1.valor.com.br/empresa/5277231/industria-de-chocolate-espera-melhora-em-vendas-de-ovos-de-pascoa.
- www.correiobraziliense.com.br/.../industria-do-chocolate-aposta-em-crescimento-nas-...25 de jan de 2018 – 

- Ovos de Páscoa 2018: veja os lançamentos das principais marcas

https://casaefesta.com/ovos-de-pascoa-2018/

- mundoeducacao.bol.uol.com.br/pascoa/páscoacrista.htm/Google/25/02/18.

 

-  Valor Econômico por Cibelle Bouças/Google/25/02/18..



Comentários

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS