EMP: Disk Cerveja Ou Disk Bebidas

14/02/2018
Autor: VFonseca

O brasileiro é hoje o terceiro maior consumidor de cerveja do mundo, perdendo apenas para os chineses e norte-americanos. Em alguns momentos, muitos consumidores preferem tomar a bebida em casa, ao invés de ir a bares. Visando este tipo de cliente, o disk cerveja pode se tornar uma boa opção de negócio, para quem deseja iniciar algo por conta própria e ainda não sabe com o que trabalhar.
Mas seja sincero, você já pensou em trabalhar com disk cerveja?

Não é difícil montar um empreendimento de Disk Cerveja ou Bebidas, só é complicado e precisa de muita atenção.

Ao montar um disk cerveja você atuará como revendedor de  bebidas, atendendo pedidos de comércios e consumidores finais que estejam em seu raio de ação.

Aqui nesse artigo te mostraremos algumas dicas para  montar um disk cerveja.



1. Motivação e Dedicação

Para montar um disk cerveja é necessária dedicação do empreendedor. O empreendedorismo por parte do dono do negócio juntamente com a sua persistência faz a diferença em todos os momentos. Em seguida, é necessário ter as qualidades e habilidades para gerir o negócio. Sem isso o empreendedor poderá ter a motivação e toda a inspiração do mundo que o negócio não fluirá da maneira de como deveria ser.

É preciso entender como o mercado se comporta e tirar várias experiências com diversas situações que aparecem no cotidiano, antes de iniciar na atividade será preciso fazer  um ótimo plano de negócio, o qual  deverá conduzi-lo ao sucesso e servirá como norte após montar o disk cerveja. Analise suas habilidades de maneira franca e sincera, você poderá ter uma melhor visão das coisas.

2. Plano De Negócio

Com o objetivo de avaliar os aspectos mais importantes para montar um disk cerveja é preciso fazer um bom plano de negócio, o qual servirá tanto para montar o negócio quanto para medir o desempenho da empresa após abertura.

Não é fácil analisar o futuro e a provável rentabilidade do negócio, faça pesquisas informais, avalie a concorrência para o local escolhido, calcule os custos, o investimento inicial necessário, faça um plano de marketing, enfim será preciso um plano completo para se dar bem ao montar o disk cerveja. Em duvida de como montar procure uma empresa de consultoria especializada, o Grupo E.L.A.N.E estará sempre a disposição.


3. Análise De Mercado

Conhecer o mercado é fundamental para elaborar as ações que promoverá o seu negócio, quanto mais caprichar ao entrar no mercado, com um ótimo plano, melhor será.

Você precisará obter informações da concorrência, clientes e fornecedores. Uma boa dica para avaliar a concorrência para sua região é conseguir um mapa e marcar os pontos onde estão os concorrentes. Em contato com outros proprietários de disk cervejas de outras cidades é possível você estabelecer um raio de ação médio, onde está localizado o maior volume de vendas.  Assim é possível mensurar o tamanho do mercado consumidor e concorrente.

O espaço aqui é pequeno para uma completa orientação de como fazer todas as análises, incluindo de mercado, financeiras e operacionais para montar um disk cerveja, devido à complexidade do tema.


4. Porta De Entrada Do Disk Cerveja

A porta de entrada do cliente de um disk cerveja é o telefone, assim a qualidade do atendimento telefônico será essencial para obter sucesso neste tipo de negócio.

Nada pior para um serviço de disk cerveja do que um atendimento deficiente, em determinado tempo as ligações diminuem e a empresa perde prestígio mediante os clientes. Se o atendente ou empreendedor não tiver as habilidades necessárias para efetuar um atendimento de qualidade, será necessário investir em treinamento do pessoal responsável pelo atendimento.

Em hipótese nenhuma deixe o cliente esperando na linha desnecessariamente, isso pode gerar insatisfação. Ao atender o cliente dê atenção total á ele e evite falar com terceiros e manter conversas paralelas a não ser que seja necessário mesmo. Se o cliente se sentir desprezado e mal atendido você poderá perder a venda e talvez outro cliente pela má reputação do disk cerveja.

Por mais que se esforce o cliente não encontrará todas as soluções para os seus problemas no seu negócio, seja gentil e ofereça soluções ele ficará grato a sua dica e terá um ótimo conceito da sua empresa. A satisfação, pela excelência no atendimento, dará uma boa reputação e mais clientes poderão ser captados, recomendados por estes mesmo clientes.


5. Erros Comuns A Serem Evitados No Atendimento Telefônico 

Muitos costumes e modos de falar devem ser evitados ao conversar com um cliente, seria trágico um cliente ligar e ser atendido por alguém que fala na gíria. Escolha atendentes que saibam se comunicar e se expressar, mas cuidado também com a aplicação de uma linguagem demasiadamente técnica com o cliente, se comunique de forma profissional e de maneira que a comunicação ocorra da melhor maneira possível.

Listarei aqui alguns erros que podem ocorrer ao lidar com o cliente em seu disk cerveja, fique atento e evite-os, se errar durante o atendimento aprenda com os seus erros, veja abaixo a lista:

Dizer “alô” é errado, diga o seu nome e o nome da sua empresa;
Atender dizendo “quem é”, “quem gostaria ou “quem fala” passa uma má impressão para o cliente. O conceito que passa pela cabeça do cliente é de um funcionário descontente que não se importa mais como atender os clientes;
Ninguém gosta de ficar esperando não importa o local, ainda mais no telefone, fique atento a esse fato;
Sons de fundo podem atrapalhar o atendimento, evite os quanto puder;
Duas ligações sendo atendidas uma perto da outra gera stress para ambas as partes, certifique-se de que há um isolamento entre os atendimentos;
Ligações de outros aparelhos no momento de atender devem ser deixadas para um momento posterior para não atrapalhar o atendimento;
Ruídos como tosse, espirro e até risos deve ser acompanhado por um pedido de desculpa do atendente, isso passa uma imagem profissional, se for inevitável a insistência desses ruídos peça licença para o cliente e volte o mais rápido que puder;
Uma boa dicção é bem vinda ao atender o cliente, muitas vezes a voz transmite o estado emocional do atendente e interfere na comunicação;
Em geral o objetivo é evitar gafes e constrangimentos de ambas as partes e ter uma comunicação que transmita todo o conceito e imagem do disk cerveja para conquistar clientes.


6. Promoção E Produtos

Embora o nome seja disk cerveja, este tipo de negócio não vende apenas cervejas. Elabore um mix de produtos, veja a viabilidade de comercializar tudo que tiver relação com bebidas.

Outra dica é oferecer promoções para compra de volumes fechados e maiores quantidades. Como a cerveja é usada em diversas ocasiões como festas e churrascos de fim de semana, estas mesmas ocasiões podem gerar mais venda para o seu disk cerveja e oferecer mais diversidade e praticidade para o cliente.

Produtos que podem ser comercializados em um disk cerveja:


  • Bebidas alcoólicas em geral (cervejas, chopps, vinhos, whiskys, espumantes e destilados);
  • Sucos industrializados, energéticos, água mineral e refrigerantes;
  • Carnes embaladas à vacuo;
  • Congelados, patês, molhos e salgados;
  • Gelo picado e em barras;
  • Carvão;


Alguns serviços que podem ser oferecidos em um disk cerveja:


  • Aluguel de mesas;
  • Aluguel de Cadeiras;
  • Choppeiras para locação;
  • Caixas térmicas para locação;
  • Freezers para locação.

Após fazer o plano de negócios a empresa começa a tomar forma fora da mente do empreendedor. Depois de tanto calcular, planejar, orçar, consultar e muitas outras ações relacionadas o esforço do seu trabalho começa a se tornar realidade. Não abaixe a guarda, tome conta de todo o processo e tenha a certeza que tudo corre como o planejado, sempre haverá imprevisto e a capacidade do empreendedor lidar com isso também faz diferença.

Bom pessoal, siga seu planejamento, distanciar se do que foi traçado poderá atrasar o projeto do disk cerveja e gerar prejuízos antes mesmo de sua empresa estar devidamente organizada.  É necessário esforçar se para que tudo corra como o planejado e acompanhar de perto os procedimentos para implantação do seu negócio.

E você está pensando em montar um disk cerveja? Quer ajudar para montar o Plano de Negócio? Não sabe por onde começar?
Entre em contato conosco, o Grupo E.L.A.N.E. estará a disposição para ajuda-lo.

E-mail: atendimento@grupoelane.com.br
Site: www.grupoelane.com.br

Comentários

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS